quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Não existe democracia na América Latina


Há alguns dias, participei de uma calorosa discussão sobre Cuba nos comentários do blog Escreva Lola Escreva. Devido ao número de críticas desesperadas contra os meus argumentos, fiquei ciente de que minhas palavras, no mínimo, incomodaram. Pois como já dizia minha avó: a árvore que mais leva pedrada é justamente a que mais dá fruta.
A seguir, vou deixar, na íntegra, a junção de dois comentários que deixei no post e que achei que dariam uma postagem bem interessante:


Parece que esse pessoal utópico defensor de democracias não quer entender o que acontece na América Latina. Eu desafio qualquer um a dizer aqui nos comentários em qual país da América Latina existe, de fato, democracia. Diga o nome de pelo menos UM país onde exista democracia do México para baixo.

Aprendam de uma vez por todas que a questão aqui não é idolatrar ditaduras ou ditadores. O ponto central aqui é que é impossível, repito: é IMPOSSÍVEL existir democracia na América Latina enquanto os EUA continuarem nos tratando como uma colônia: como o quintal deles. Nenhuma pessoa em sã consciência acha que uma ditadura é algo maravilhoso ou ideal. Mas quando nós temos que escolher entre uma plutocracia, uma oligarquia, uma ditadura que gera miséria ou uma ditadura onde não há miseráveis, o que você acha que uma pessoa com o mínimo de empatia pelos outros seres humanos escolheria?

Fidel Castro era um homem que sonhava com uma democracia real, mas sabia que jamais poderia haver uma democracia em Cuba ou em qualquer país da América Latina enquanto as oligarquias norte-americanas existissem. Vocês acham mesmo que a Dilma Rousseff caiu por causa das "criminosas" pedaladas? E João Goulart, Salvador Allende, Arturo Umberto Illia e Fernando Lugo caíram porque o povo quis? Ora, os EUA e as oligarquias nacionais NÃO querem políticos nacionalistas e irão boicotá-los e derrubá-los sempre que possível. O único país de todas as Américas onde a plutocracia não manda é justamente Cuba, porque lá não há elites rentistas, banqueiros corruptos, lobby de megaempresários, juízes partidários e mídias corporativistas apoiadas pelo imperialismo.

Aqueles que ousarem defender a democracia na América Latina serão perseguidos, presos, exilados ou mortos. Veja o que está acontecendo com Maduro e com o Lula, por exemplo, enquanto a sujeira de FHC e demais tucanos é jogada para debaixo do tapete.
Isso não é uma questão de ideologia. Liberdade, democracia e Estado de direito são IMPOSSÍVEIS – utopias totais – na América Latina enquanto os donos do mundo continuarem a interferir na política dos nossos países.

Não há outra maneira de se combater a miséria, a desigualdade e as injustiças senão através da luta. A corrupção não é o que causa a miséria, como devaneiam os incautos moralistas que bateram panelas contra a Dilma. O que causa a miséria e a pobreza é o tipo de política elitista e entreguista a que o nosso povo é submetido há séculos. Não devemos baixar a cabeça e aceitar o mesmo sistema, eleição após eleição, onde sempre quem vence é um candidato financiado pelos ricos para atender os seus interesses e (quase) nunca os do povo.

Enquanto isso, pessoas estão morrendo de fome, morando nas ruas, morrendo nas filas dos hospitais e dormindo em filas intermináveis para conseguir um emprego que as dê um mísero salário mínimo. Os nossos jovens – futuros professores, atletas, pensadores, cientistas e estadistas – estão morrendo assassinados na periferia ou de desnutrição e doenças. Isso, sim, é uma violência imposta pelos donos do sistema que nunca toleraram um segundo sequer de democracia. Afinal, que democracia é esta em que temos que uma grande mídia de proporções continentais (e financiada por multinacionais estrangeiras) dizendo na cara de pau com seus "especialistas" que o que é ruim para o povo é "bom para o povo" e que "medidas amargas" são necessárias? Uma mídia que manipula a opinião pública a favor de seus próprios interesses jamais permitirá democracia de qualquer tipo.

Aí vem um inocente qualquer dizer que Fidel Castro era um "ditador sanguinário". Não se pode fazer uma omelete sem quebrar alguns ovos. Não se pode vencer uma situação de desigualdade e opressão sem confrontar-se contra quem as impõe. E isso não é violência. Como disse o "facínora" Ernesto Che Guevara: "Violentos são os que impõem a desigualdade, e não os que lutam contra ela". Violência é ver nossas crianças e jovens morrerem como moscas por inanição devido a uma política excludente e desumana voltada para os interesses de uma classe dominante egoísta, imediatista, cobiçosa, ranzinza e parasita que não deixa o país ir para frente.

E no fim das contas, os inocentes dizem que o violento era Fidel, e não os homens que promovem diariamente miséria, desigualdade, fome e exploração em toda a América Latina.

Não se faz uma revolução com flores e versos, vai ver o que era Cuba antes de Fidel.

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Somos todos Chapecoense


Diante do trágico acidente aéreo envolvendo a equipe da Chapecoense justamente no melhor momento da sua história, deixo meus sentimentos ao Verdão do Oeste.

#SomosTodosChape

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

É melhor viver num mundo sem corrupção ou sem miséria?

Será que é a corrupção que causa miséria?

Certa vez, perguntei lá no Yahoo Respostas se é melhor viver num mundo sem corrupção ou sem miséria. Não podia ser sem miséria e sem corrupção: só podia escolher eliminar uma das duas. Uma boa parte das respostas dizia mais ou menos a mesma coisa: que "em um mundo sem corrupção não haveria miséria". O que prevaleceu foi esse discurso moralista, muito comum entre a direita incauta brasileira. Porém, de nada adiantaria viver num mundo sem corrupção onde não houvesse políticas públicas voltadas para combater a miséria. A miséria não desaparece magicamente só porque a corrupção foi extinta. Temos que escolher: ou damos prioridade ao mercado, ou damos prioridade às pessoas. Políticas voltadas para o mercado não resolvem o problema da miséria e da desigualdade social.
Sabe por que os EUA tem pobres e miseráveis e os países escandinavos não? Porque nos países escandinavos houve preocupação em cuidar do social, em priorizar o cuidado com as pessoas. Noruega, Suécia, Finlândia, Islândia, Dinamarca e até a Alemanha eliminaram a miséria de seus países através da social democracia, do bem-estar social. Foi através disso que percebeu-se que um capitalismo justo, com democracia de verdade e com foco nas pessoas, é melhor que o autoritarismo dos regimes conduzidos por Stalin, Mao e Castro.

Portanto, como já foi dito antes, a ausência de corrupção não garante que trará consigo o fim das desigualdades. E é por isso que eu não concordo com esse discurso moralista de combater a corrupção a custo de destruir nossas indústrias, nossas estatais e nossas empreiteiras. Países sem miséria também têm corrupção. Claro que muita corrupção agrava a situação de miséria, mas não é porque há corrupção que tem que haver miséria. Portanto, a nossa preocupação não deveria ser com a utopia de eliminar completamente a corrupção, mas sim com a possibilidade real de eliminar as injustiças do sistema. Por isso, entre outras coisas, sou de esquerda.

domingo, 27 de novembro de 2016

Com a palavra, Fidel Castro:


Este post vai para os coxinhas que não entendem por que o "ditador-psicopata-sanguinário" Fidel Castro é respeitado e reverenciado no mundo inteiro.
A seguir, alguns vídeos rápidos onde o próprio Fidel se encarrega de mostrar o tipo de pessoa que ele era.









sábado, 26 de novembro de 2016

O legado de FIdel Castro


Após 638 tentativas fracassadas de assassinato por parte do governo norte-americano, morreu, nesta sexta, dia 25 de novembro de 2016, aos 90 anos de idade e de causas naturais, o ex-presidente cubano Fidel Castro.
Líder da Revolução Cubana no final dos anos 50, Fidel foi mais que um revolucionário: foi um patriota com uma visão fraternal da humanidade. Ele teve a coragem de enfrentar a ditadura de Fulgencio Batista e de peitar o imperialismo dos EUA, mantendo a saúde e a educação de seu país como referência no mundo inteiro mesmo com o bloqueio econômico. Se duvida disso, olhe os indicadores sociais do país. Apesar de ser uma ilha pobre no meio do Caribe, a igualdade social, a mortalidade infantil, a expectativa de vida e a quantidade de centenários de Cuba conseguiram ter números melhores que os de vários países ricos e desenvolvidos.
Alguns definiam Fidel como um ditador autoritário, outros como um líder carismático. A verdade é que a história da América Latina do século XX não teria sido a mesma sem o líder cubano. A coragem, a ousadia e os ideais de Fidel serviram de inspiração para muitas pessoas no mundo inteiro. Por mais que a mídia burguesa e os reaças insistam em desqualificá-lo como sendo o "maior assassino das Américas" (Pinochet e Ustra mandaram lembrança), ninguém pode negar que o único país da América Latina onde os EUA não mandavam era justamente Cuba.
Porém, a morte de Fidel não foi uma morte ideológica e muito menos uma morte da esquerda, como alguns desnorteados andaram dizendo por aí. Castro e seus ideais sempre estarão vivos enquanto houver pessoas que não se calam diante das injustiças de um sistema que explora e desumaniza os trabalhadores em nome do lucro. Todos aqueles que acreditam em um mundo mais justo e menos desigual terão a coragem de Fidel como referência de que é possível adotar uma postura revolucionária para combater a opressão e a desigualdade. Dedicar a vida em prol do bem-estar da coletividade será sempre um gesto nobre e revolucionário em uma sociedade tomada pelo individualismo, pelo egoísmo e pela ganância.

Hasta siempre, comandante!







"Se querem saber quem foi Fidel Castro, observem hoje, no dia de sua morte, o caráter dos que lamentam, e o caráter dos que comemoram." - Eduardo Marinho

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Curiosidades sobre o ninja Jiraiya


Como hoje tenho uma série de compromissos e também tenho que aproveitar as promoções da Black Fraude Friday, não estou com tempo para escrever uma postagem mais elaborada. E para não perder o embalo de um post por dia, vou deixar um vídeo muito bacana sobre as curiosidades nerds do meu maior ídolo de infância: o incrível ninja Jiraiya.


quinta-feira, 24 de novembro de 2016

O pensamento ridículo da direita brasileira


Sim, eu sei que essa briguinha de "esquerda versus direita" já encheu o saco e já desgastou demais o debate político. Mas o fato é que a direita brasileira parece ter algum déficit cognitivo para não saber definir quais são as reais diferenças entre esquerda e direita. É como se ficasse implícito nas falas da direita tupiniquim algo como: "Sou de direita, mas não sei bem o que significa ser isso. Só sei que odeio a esquerda, que também não sei bem o que é." Para muitos direitistas da classe média, o problema não é o atual governo e suas medidas absurdas e criminosas contra a população. O problema é a esquerda: e tão somente a esquerda. Eles não percebem que nesses tempos difíceis quem está lutando pela democracia e pelos direitos dos próprios direitistas é justamente a esquerda. Mas para eles, os progressistas é que são o problema. A esquerda é tratada como uma coisa pior que o próprio capiroto, já que ela só tem coisas "más" para oferecer.

Inveja: um bom motivo para odiar a esquerda.

Mas enfim, parece que a direita brasileira quer abolir de vez os conceitos acadêmicos sobre esquerda e direita e reinventar um novo significado para essas duas posições políticas. Para uma parcela razoável das pessoas que se julgam de direita, "ser de esquerda" é meio que ser "tudo que não presta". Como assim? Vamos a alguns exemplos:

1-O stalinismo e o maoismo foram responsáveis pela morte de milhões de pessoas, portanto são "de esquerda".
2-O nazismo matou milhões e quem mata milhões, segundo eles, é a esquerda. Logo, o nazismo é de esquerda. A direita boazinha nunca matou ninguém.
3-O neoliberalismo é nocivo para o país, isso até alguns deles reconhecem. Conclusão? O neoliberalismo é de esquerda!
4-O PT roubou e "destruiu" o país, logo, o PT maldito é de esquerda.
5-A corrupção, como colocou a estabanada Janaína Paschoal, foi inventada pelo PT; logo, a corrupção é sempre da esquerda.
6-A Igreja Católica matou milhares de pessoas durante a época da inquisição. Ora, se matou, é porque é ruim; e se é ruim, é porque é de esquerda. Nada mais coerente então que xingar o papa de comunista.
7-A Venezuela vem atravessando uma grave crise fomentada pela oposição daquele país que tem apoio massivo dos EUA. Se está em crise, é porque é socialista, se é socialista... Maldito Maduro bolivariano!
8-Cuba, apesar da educação e saúde de referência, é um país pobre. E se é pobre é porque é... comunista.
9-Homossexualidade, maconha e aborto "destroem" a família tradicional, logo, são "marxismo cultural". E marxismo cultural é coisa de esquerdista endemoniado.
10-A Globo defende o "marxismo cultural", logo, a Globo é de esquerda. Isso mesmo: Globo de ESQUERDA.
11-A Hillary Clinton era apoiada pela Globo e também era neoliberal, então ela só podia ser uma comunista igual a Dilma!
12-Negros "roubando" as vagas dos brancos nas universidades é ruim para a meritocracia, logo, cotas são coisa de esquerdista vagabundo.
13-Pobre com sandália de dedo andando de avião tira o "prestígio" da classe média. Se tira o prestígio, é ruim; se é ruim, só pode ser de esquerda.
14-Se um membro de um partido de direita tentar estuprar alguém, aí ou não houve tentativa de estupro, ou o cidadão não era de direita de verdade.
15-Se o governo Temer que adota uma agenda de direita estiver ruim, então é culpa da esquerda por ter votado nele.

Né?

Entenderam a lógica? Tudo que é ruim na visão deles é de esquerda. Imaginem como seria se essa turminha do barulho da direita tupiniquim fosse escrever os livros do MEC que ela vive criticando. Já imaginou a cômica tragédia?
Se uma asteroide caísse na Terra e matasse milhões de pessoas, o asteroide seria de esquerda! Se o vírus da AIDS mata milhões e não tem cura, é porque ele só pode ter sido uma arma biológica de comunistas bolivarianistas do Foro de São Paulo para destruir o sistema capitalista. Se um raio cai e mata alguém, foi porque o para-raios que falhou foi inventado por um esquerdista. Se uma madeireira desmata ilegalmente um território gigantesco da floresta amazônica, é por culpa da ganância da esquerda. Se uma empresa privada recebe propina para beneficiar monopólios de outras empresas privadas, então a propina é coisa de esquerdista adorador do 'deus Estado'. Se milhões de crianças morrem de fome no mundo, é por causa da esquerda. Se um país está em crise, culpa da esquerda. Se inflação sobre, culpa da esquerda também. Se Jesus voltasse na Terra e pedisse novamente para que déssemos tudo para os pobres, então Jesus seria... deixa pra lá.


E o mais tragicômico disso tudo é que a direita brasileira vota no PSDB, que eles dizem ser um partido de esquerda. Ora, se não existe partido de direita no Brasil, como eles cansam de dizer por aí, então por que a direita vota no PSDB? Por que então não fundam partidos de direita? Por que não fundam o PSCB: o Partido Somente das Coisas Boas? Ou o Partido da Perfeição? Ou ainda o Partido Se Roubar é de Esquerda?


Enquanto essa loucura coletiva toma parte da direita brasileira, o país tem a sua democracia atacada, suas estatais desmontadas, sua indústria enfraquecida, suas riquezas vilipendiadas, seus trabalhadores explorados e o rentismo parasitário unindo forças com a cleptocracia para assaltar tudo mais que ainda não foi saqueado. E os únicos que estão contra toda essa destruição do país – olha só que ironia – são justamente os progressistas da esquerda que eles tanto odeiam.
Isso não é mais hora de atacar a esquerda, caros direitistas. Isso é hora de atacar aqueles que realmente estão no poder e que não estão nem aí para eu e você.


quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Dissecando a PEC da Morte


Que a PEC 241/55 é o AI-1 do novo regime cleptocrata-neoliberal, ninguém duvida. O problema é que muita gente inteligente tem se mantido indiferente e até omissa diante dessa PEC. Isso porque quem não tem tempo para se aprofundar sobre teorias econômicas acaba por viver numa bolha de ilusão de conhecimento produzida pela persistente lavagem cerebral midiática. Essa lavagem cerebral é criada através do monopólio de opiniões de supostos especialistas que falam na TV e que são financiados por grandes bancos e multinacionais. Tudo isso é apresentado ao telespectador sem um contraponto, sem uma opinião divergente. Aliás, falando em lavagem cerebral, na última segunda-feira, por exemplo, tive o descontentamento de assistir uma matéria no JN sobre o "conselhão" do Temer. Nesse conselho unilateral, o tragicômico empresário Nizan Guanaes sugeriu que Temer aproveitasse a sua impopularidade para impor medidas impopulares contra a população: e tão somente contra a população. Segundo o raciocínio do Nizan, os grandes empresários, a grande mídia, os muito ricos, os juízes e políticos não precisam provar desse "remédio amargo", apenas o povo. É mole?


Já esses neoliberais de apartamento que defendem a PEC da Morte usam constantemente comparações equivocas de aspectos complexos de macroeconomias inseridas em contextos de microeconomias para ludibriar os incautos e convencerem a si mesmos que estão certos. Porém, qualquer um que tenha noções básicas de economia sabe muito bem que a austeridade não é a única saída para se resolver uma crise. Na verdade, a austeridade não é solução para crise nenhuma. Há várias outras medidas que não sacrificam os trabalhadores, os aposentados, a saúde, a educação e os pobres para se combater a crise. Só que como o Golpe foi financiado pela elite para beneficiar a si mesma, o único que vai pagar sozinho pela conta dessa aventura golpista é o povo.
Indo nessa onda, os neoliberais pobres não se dão conta que o Brasil está entregando as suas riquezas e destruindo a sua própria indústria como se tivesse perdido uma guerra para os EUA. Aliás, sobre esse assunto, PHA fez um vídeo bastante esclarecedor mostrando as ironias do arrocho popular sugeridas por Nizan, que vou deixar anexado a seguir.



Mas enfim, como o assunto aqui é a PEC, e não as teorias plutocratas do Sr. Nizan, vou deixar abaixo três vídeos muito bons que dissecam a PEC 55, esclarecendo o que ela realmente é. Se quiser defender essa PEC, o direito é todo seu. Mas se for fazer isso, faça depois de assistir aos vídeos abaixo.







Para saber mais:
Temer prega austeridade e faz farra fiscal
Três medidas alternativas à PEC 241/55

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Janaína Paschoal é um Olavo com diploma


Aclamada pelos reacionários, fascistas, macarthistas, neoliberais e antipetistas em geral, a jurista e musa do impeachment golpe Janaína Paschoal tem dado evidências de que ou enlouqueceu, ou é uma aspirante a Olavo de Carvalho. Ela tem virado piada com certa frequência na internet por suas falas tragicômicas e por sua postura espalhafatosa – quase cênica, eu diria – ao difundir teorias conspiratórias. Apesar de repudiar inteiramente os ataques machistas contra ela, tenho que admitir que a inteligência dessa senhorita não faz jus ao seu gabarito. Nunca imaginei que uma professora de direito penal com pós-graduação seria capaz de falar tanta besteira. Desculpem a sinceridade, mas essa mulher é um verdadeiro escárnio contra o conhecimento acadêmico acerca do direito civil.
Abaixo seguem os prints de algumas besteiras que ela andou falando ultimamente (clique para ampliar):

Aham, senta lá, Cláudia...

E depois o problema é a Rússia...

Olavete com vergonha de se assumir

Gestor público não tem direito a presunção de inocência??

Pois é, do jeito que a coisa vai, parece que o Olavão vai perder o seu trono logo, logo para a Janaína. Pelos menos as proposições feéricas dela são mais divertidas que a do astrólogo falido.

Aloka!

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

O mundo é comunista!


Sim, este é mais um post para aterrorizar os coxinhas! Parece que as falácias e mentiras da direita não foram capazes de controlar a onda vermelha que tomou conta do mundo. Preparem-se para a dominação completa! Rarará! Olha as provas abaixo com alguns dos principais países onde o comunismo não para de crescer:

Rússia

EUA

Alemanha

França

Grécia

Argentina

África do Sul

Índia

México

Suécia

Austrália

Inglaterra

Portugal

Groelândia

Oriente Médio

Japão

A Europa exala socialismo por todos os poros!

O capitalismo não prevalecerá para sempre com suas crises, guerras, desigualdade, exploração e destruição da natureza. Somente o socialismo vencerá! Irmãos trabalhadores de todo mundo, uni-vos!

Viva la revolución!

Ele ressuscitou! Buuu!