Os Pilares da Criação na Nebulosa da Águia evidenciam de onde viemos |
Você já parou para se perguntar de onde vieram todos esses átomos que existem na natureza? Todos esses átomos que constituem a matéria bariônica vieram do espaço, mais especificamente falando: das estrelas. Exceto os átomos de hidrogênio, que se formaram com a condensação da energia do Big Bang, todos os demais elementos que formam a tabela periódica foram fabricados dentro das estrelas por um processo chamado fusão nuclear. Isso não é nenhuma surpresa para aqueles que, de alguma forma, já estudaram um pouquinho sobre astronomia elementar, mas o fato dos nossos átomos terem vindo das estrelas nos leva a uma conclusão inexorável: somos as cinzas de estrelas que explodiram. Em outras palavras: estrelas morreram para que nós pudéssemos existir.
Eis o responsável pela nossa existência |
E como se não bastasse sermos formados de material estelar, a vida em nosso planeta só existe por causa de uma estrela: o Sol. É o Sol que nos dá luz, energia e calor. Sem essa estrela no meio do nosso sistema solar, não haveria vida e a Terra não passaria de uma bola de gelo e rocha fundida.
A conclusão a que chegamos é que a nossa existência se deve às estrelas. Graças a estrelas que explodiram e à estrela que nos dá a luz é que existimos e estamos vivos. Isso é muito mais profundo do que parece a princípio, porque se há algo no universo que tenha nos criado, esse algo se chama estrelas.
"Nós estamos no universo e o universo está em nós, porque nós somos feitos de poeira estelar"
(Neil deGrasse Tyson, astrônomo)
A seguir, alguns vídeos que confirmam que nós somos poeira das estrelas:
Referências externas:
Nucleossíntese estelar
Processo alfa de fusão nuclear
Gente é pra brilhar, não pra morrer de fome!
ResponderExcluirBeijo
Perfeito, llManuh! Sem combustível, nada pode brilhar - nem as estrelas e nem nós. Nosso dever cósmico como poeira das estrelas é fornecer combustível para que todos nós tenhamos a chance de brilhar. Devemos combater com todas as nossas forças as desigualdades para que possamos, todos nós, aquecer o mundo com o calor do nosso brilho.
ExcluirAbração.