Vou deixar abaixo um vídeo do vlogueiro Clarion de Laffalot que explica de forma mais detalhada e didática sobre esse falso conflito criado entre ciência e moralidade:
Outra coisa irritante é essa história de que há uma "ditadura científica" contra os valores religiosos. Muita gente fala isso como se a ciência provasse a inexistência de Deus. A ciência não tem nada a dizer sobre Deus ou sobre as religiões, muito pelo contrário: o que o bom cientista defende é que ausência de evidências não é a prova da inexistência. O que pode acontecer é que alguém use o conhecimento científico como forma de fundamentar melhor suas convicções pessoais, sejam elas contra ou a favor da existência de algum deus. A ciência não está aí para convencer ninguém de que Deus não existe: a ciência serve para nos trazer novas concepções para que cada um reformule as suas crenças pessoais.
Abaixo, segue um vídeo reflexivo sobre esse assunto protagonizado pelo vlogueiro Gerson Varges:
É por isso que alfabetização científica é tão importante: porque ela vacina as pessoas contra o vírus da ignorância.
como toda ação humana, a ciencia nao pode ficar fora da moralidade, pois, também nesse campo, deve haver a preocupação com o que deve ou nao ser feito, por isso, existiu o codigo de nuremberg
ResponderExcluirErrado. Você está confundindo moral com ética. A ciência não possui moral: ela possui parâmetros éticos estabelecidos pelo sistema legislativo de uma determinada sociedade. As limitações éticas não são criadas pela ciência. A ciência é apenas uma ferramenta para estender o conhecimento humano sobre a realidade tangível que nos cerca.
Excluiralgumas çiênçias, tal qual a pçicologia "evolucionista" (q não é psicologia e nem evolucionista) procuram tornar certos comportamentos imorais, o estupro por exemplo, em moralmente aceitos, ou pelo menos, justificáveis
ResponderExcluirsic
a ciência pode ser moralizante sim, é o caso da pseudo-ciência: ps(eudo)cologia da evolussaum