Eu não sei se você já percebeu, mas quando a gente não gosta de algo ou de alguém, a tendência é que a gente exagere nos defeitos para desqualificarmos aquilo que não gostamos. Até aí tudo bem. O problema é quando muitos de nós passamos a acreditar em mentiras e calúnias para reforçar a nossa aversão a algo. Muitas pessoas conservadoras têm acreditado, por exemplo, que "o gayzismo vai extinguir a raça humana" ou que "os ateus mataram milhões de pessoas" como forma de espantalho para justificar ainda mais o seu asco pelos gays e pelos ateus. E quando vivemos numa sociedade onde as pessoas possuem uma educação deficiente, onde a grande maioria é completamente alienada à política e onde há muito fanatismo religioso e pouco conhecimento do método científico, aí é que as pessoas se tornam ainda mais propensas a acreditar em teorias conspiratórias absurdas. A maior prova está aí: livros que falam que o homem não foi à Lua e que as pirâmides do Egito foram construídas por ETs estão sempre em evidência entre os mais vendidos.
O sistema que você não vê |
Não é nada engraçada essa disseminação de inverdades: isso é perigoso e irresponsável. Se quer sentir ódio do PT, sinta: mas que sinta pelas razões corretas. Aquela bomba atirada no Instituto Lula mostra que a intolerância é capaz de ser muito mais agressiva do que se pode imaginar, por isso é preciso combater as mentiras e o desejo de vingança para promover a justiça no seu lugar. Por esse motivo, também, é preciso tomar muito cuidado com essa desinformação toda que corre solta nas redes sociais e até em revistas de veracidade duvidosa, como a Veja. E lembre-se que não basta só acusar, é preciso provar antes de julgar alguém. Afinal, todos são inocentes até que se prove o contrário.
Bomba no Instituto Lula |
Eu não vou aqui cair no clichê de dizer que a classe média fascista odeia o PT por causa da inclusão social promovida pelo governo, porque ainda que isso seja verdade, isso não acrescenta nada de construtivo à discussão. O grande problema é a intolerância e a crença em mentiras que só servem para alimentar um ódio que não serve para nada. E quanto mais essas mentiras são repetidas, mais elas parecem verdades, pois como já dizia Goebbels: "Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade". Então abram os olhos.
Será que a classe média sabe disso? |
E antes que algum boçal venha aqui dizer que eu recebo dinheiro do governo para defender a minha opinião política ou pior ainda: que eu sou um político membro do partido dos trabalhadores, eu reitero que o PT não me representa. Também sou a favor de impeachment, desde que ele ocorra por crime - e não por insatisfação popular, porque se for por isso, seria nada mais que um golpe. E em matéria de golpe por acusar os opositores de corrupção, essa gente que sempre esteve no poder é especialista. Basta consultar qualquer livro de história do Brasil para lembrar disso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário