Todo mundo já teve um diazinho na vida para relembrar da infância. Como eu sou um sujeito muito nostálgico, relembrar dos bons tempos do passado para mim é um exercício quase cotidiano. Nessa onda, já escrevi quatro posts tratando de anos específicos da minha infância, como 1986, 1990, 1994 e 1996. Daí que resolvi incluir mais um ano nessa lista, o ano de 1997.
Apesar de já ter meus 13-14 anos em 1997, mentalmente falando, eu ainda era praticamente uma criança. Lembro que o ano em questão foi até meio ruim para mim, porém, também teve o seu lado bacana graças a muitas "coisas de criança" que me alegraram um pouco. É engraçado rever canções, games e programas de tevê da época e lembrar que tudo aquilo aconteceu há vinte longos anos atrás. Pois é... É nessas horas que eu percebo como estou ficando velho rápido!
Enfim, vamos relembrar do ano de 1997 por partes.
Tecnologia
O ano de 1997 foi um ano de transição tecnológica em que a internet (discada) estava começando a ser implantada em algumas escolas. Os PCs de 32MB de RAM estavam na moda juntamente com aqueles disquetes que cabiam menos de 2MB de espaço. O Pentium 2, em cartucho, estava chegando para dobrar a potência dos antigos Pentium 1, que apesar das limitações, rodavam razoavelmente bem os aplicativos do saudoso Windows 95. Na música, os discos de vinil e as fitas cassetes passaram a perder espaço definitivamente para os CDs. As fichas telefônicas também começaram a ser deixadas de lado depois da Lei Geral das Telecomunicações que tinha como objetivo modernizar a telefonia pública do país. Já os telefones celulares começaram a ficar menos quadrados e com uma aparência mais 'civilizada'. Quem viveu essa época lembra bem dessas mudanças.
Televisão
Assim como na tecnologia, o ano de 1997 também teve uma série de mudanças na programação da tevê. Tivemos o fim do lendário telejornal Aqui Agora, da famigerada novela O Rei do Gado, da TV Colosso e do Clube da Criança. O Clube da Criança, da Rede Manchete, teve a sua despedida com a apresentadora mirim Debby Lagranha. Além disso, a Manchete já dava seus últimos suspiros com tokusatsus como Solbrain, Winspector, Kamen Rider RX e com a estreia do fabuloso anime Yu Yu Hakusho juntamente com o Super Campeões. A Manchete também tentou emplacar a série de artes marciais WMAC Masters para substituir o porradeiro SuperCatch da WWF, mas fracassou amargamente. O SBT, por sua vez, apostava nas Chiquititas, no Disney Club, na TV Cruj e em desenhos como Doug e o Fantástico Mundo de Bobby. Já no lugar da TV Colosso, a Globo colocou o Angel Mix, o Planeta Xuxa e o Xuxa Hits.
Tivemos também o auge do sucesso do Ratinho Livre, na Record, e do Contos da Cripta juntamente com o Bola Fora com Sobrinhos do Ataide, na Band. O Domingo Legal, que também estava no auge, principalmente por causa da Banheira do Gugu, tirou muita audiência da Globo com uma programação totalmente apelativa. E falando em Banheira do Gugu, a rapaziada ficava alucinada com Mari Alexandre, Helen Ganzarolli e Luiza Ambiel pegando sabonetes com biquínis ínfimos.
Como eu adorava este filme |
Filmes
Apesar do ano de 1997 não ter trazido uma grande safra de boas produções, tivemos alguns filmes memoráveis, tais como o megassucesso Titanic; MIB - Homens de Preto; Jurassic Park 2; A Vida é Bela; O Quinto Elemento; O Mentiroso; O Mestre dos Desejos, Inferno na Estrada e Advogado do Diabo.
A galera teen dançou bastante neste ano |
Músicas
Apesar dessa época não contar mais com os clássicos infantis que fizeram um grande sucesso no início dos anos 90, a dupla Sandy e Júnior acabou aproveitando esse espaço para cativar o público mirim desse período. O disco Sonho Azul da dupla foi um sucesso entre os mais jovens na época.
Para os que eram um pouquinho mais velhos, sucessos de Gabriel o Pensador (saudades do 2345meia78); Claudinho e Buchecha; Charlie Brown Jr (com o Transpiração Contínua Prolongada), J.Quest e Skank foram muito ouvidos neste ano nas rádios. Já o axé music continuava muito em alta com os "Tchans" da vida disputando audiência com os grupos de pagode. Para se ter uma ideia, só a canção Ralando o Tchan foi responsável por mais de 2 milhões de cópias vendidas do álbum É o Tchan no Brasil, lançado em 1997.
Um fato mais triste para a música brasileira neste ano foi o acidente que vitimou o cantor Chico Science.
Já os sucessos internacionais que bombaram no Brasil foram:
-A música tema do filme Titanic, a My Heart Will Go On, de Celine Dion.
-Spice Girls com Wannabe, Say You'll Be There e 2 Become 1.
-Backstreet Boys com o hit pop Everybody.
-MMMBop dos Hansons.
-Aqua com a Barbie Girl.
-No Doubt que emplacou de vez o seu maior hit, o Don't Speak.
Goldeneye 007: um dos melhores jogos do Nintendo 64 |
Games
O gamemaníacos da época tiveram longas horas de diversão em videogames como Super Nintendo, Mega Drive, PlayStation e Nintendo 64, que foram os mais presentes nos lares brasileiros no ano de 1997. Já os títulos lançados neste ano que se tornaram inesquecíveis foram o KOF 97; Goldeneye 007; Diddy Kong Racing; Carmageddon; Age of Empires; Fallout; Final Fantasy 7; Mortal Kombat 4; Turok: Dinosaur Hunter; o primeiro Grand Theft Auto e Need For Speed 2. Além disso, games como Diablo e Warcraft 2 estiveram no auge do sucesso.
O goleiro francês Barthez procura por essa bola até hoje... |
Fatos
-O presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, visitou o Morro da Mangueira, no Rio de Janeiro.
-Morreu em um acidente, no final de agosto, a princesa Lady Diana.
-Testemunhamos o famoso gol de Roberto Carlos cobrando falta contra a França, durante o Torneio da França, onde a bola fez uma curva que desafiou a física.
-O Brasil foi campeão da primeira edição da Copa das Confederações, goleando por 6 a 0 a Austrália na final.
-O grito "Ah, eu tô maluco", do Movimento Funk Club, virou um hino na época que foi cantado em estádios de futebol, na tevê e até nos animes (Yu Yu Hakusho).
-A experiência da clonagem da ovelha Dolly – primeiro mamífero clonado com sucesso – foi divulgada pelos cientistas neste ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário