O humanista Jacque Fresco, devidamente homenageado neste blog, tinha uma visão crítica do nosso sistema justamente por conhecê-lo profundamente. Ele sabia como poucos que o dinheiro é que controla todos os sistemas ditos como "democráticos". Ele sabia, por isso, que só poderemos ter um mundo justo se destruirmos este sistema e construirmos uma sociedade verdadeiramente igualitária e inclusiva.
A seguir, deixo um trecho fantástico de um de seus livros para que possamos refletir melhor sobre a nossa civilização:
"A democracia em um sistema monetário é uma ilusão mantida para dar à população um sentimento de participação nos processos, tidos como democráticos. Em geral, as pessoas nomeadas para cargos públicos são pré-selecionadas pela elite no poder para servir aos interesses dos que pagarem mais. Os partidos políticos são um exemplo: um único representante de um partido concorre contra um único representante de outro partido. A fantasia dessa situação é considerar que qualquer um que ganhar representará todo o eleitorado – independente do partido ou ideologia política.
As ações e decisões de um país são feitas por e para as grandes corporações, os interesses financeiros, os mais ricos e o complexo industrial militar. Enquanto o dinheiro e o sistema monetário prevalecerem, o ideal de uma verdadeira democracia não será mais do que uma ilusão. Precisamos parar de lutar constantemente por direitos humanos e por justiça igualitária dentro de um sistema injusto, e começar a construir uma sociedade em que a igualdade de direitos seja parte integrante do projeto."
Jacque Fresco, no livro O Melhor que o
Dinheiro Não Pode Comprar (tradução para o português em andamento).
vc esta defendendo ditadura me responda por favor
ResponderExcluirOnde foi que eu falei de ditadura neste post?
ExcluirFaça questionamentos que tenham sentido, por favor.
AIAIAIAIAIA o wellington me respondeu esse e o dia mais feliz da ninha vida responde de novo sim ?
ExcluirOlá. Já saiu a tradução para o português?
ResponderExcluir