É realmente lastimável a gente ver a mentalidade rasa do brasileiro médio quando ele fala sobre o que é ser rico na visão dele. O conceito de riqueza para o brasileiro é ligado a acúmulo de capital, luxo, suntuosidade, ostentação, avareza, poder, orgulho, narcisismo, consumismo, morar em mansões, ter limusine, passar férias em hotéis caríssimos na Europa, investir alto no tesouro direto e ainda dizer como a meritocracia é "justa" por viver de renda graças a uma herança milionária. Só que, para mim, isso não é riqueza. Riqueza é ter dignidade, é ter humildade, é ter respeito pelas pessoas, é ter empatia, é usufruir de saúde e educação públicas de qualidade, é ter um emprego que nos pague um salário justo, é ter oportunidade para todos, é viver numa sociedade inclusiva onde todos tenham os mesmos direitos, é ter consciência de classe, é ter a serenidade de viver num país onde não há miseráveis e onde ninguém precise ir para o caminho da criminalidade na ilusão de ter uma vida melhor. Isso, sim, é ser rico. Riqueza é qualidade de vida para todos, para a coletividade – e não só para grupos privilegiados ou só para você. De que adianta ser feliz sozinho em um mundo cão, violento, desigual e injusto? Ser rico é ter nossas necessidades individuais e coletivas atendidas de forma satisfatória como vemos na pirâmide de maslow. Mais que isso não passa de uma ilusão de riqueza, porque para uma pessoa ter coisas demais, outras precisam ter coisas de menos pelo fato dos recursos do planeta serem limitados. Ou todo mundo tem o suficiente para ser feliz e atender suas necessidades fundamentais, ou teremos que lidar desigualdades desnecessárias, injustiças e infelicidade coletiva.
Ser rico é atender a essas necessidades. |
Portanto, ao contrário do que muita gente pensa por aí, é possível, sim, que todo mundo seja rico. Basta deixar de ser egoísta, arrogante e individualista. Essa riqueza insustentável do capitalismo só serve para nos frustrar e nos iludir. A verdadeira riqueza é aquela que traz bem-estar e conforto para todos.
Wellington, você viu que Jean Wyllys desistiu do mandato por ameaças, e medo de ocorrer com ele o que ocorreu com Marieli? pelo que vi ele decidiu deixar o Brasil por um bom tempo mais não sei onde
ResponderExcluirVi, sim. É lamentável que a democracia no Brasil esteja tão ferida a ponto de parlamentares terem que fugir do país por medo de serem assassinados. E ainda vem idiotas como o do comentário abaixo fazer deboche, mostrando o quão psicopata a nossa direita é.
ExcluirSeu queridinho Jean willys já partiu pra Cuba.
ResponderExcluirAcho que tá na hora de tu fazer o mesmo.
kkkkkkkkkkkkkkkkk
Silencio silencio minhas anteninhas de vini detectaram um pobretão de direita
Excluir