terça-feira, 2 de março de 2021

Gasolina cara é culpa da política entreguista


Está achando caro o preço dos combustíveis aqui no Brasil? Pois é, eu também estou achando um absurdo. E sabe o porquê disso? É porque o capital internacional controla indiretamente os preços dos combustíveis no Brasil. O Golpe de Estado de 2016 e a quebradeira entreguista promovida pela Operação Lava Jato foram para, entre outras coisas, garantir que os preços dos nossos combustíveis fossem reajustado de acordo com dólar. A maior prova dessa loucura foi o desespero do mercado quando o Bolsomonstro anunciou a troca do presidente da Petrobrás e falou de uma tal "função social" da Estatal.

Se você duvida dessa tese, basta olhar para o preço dos combustíveis lá na Venezuela. Lá, só para se ter uma ideia, a gasolina comum vale 0,00001 bolívares por litro e aditivada custa 0,00006 bolívares. De acordo com as taxas oficiais, um dólar equivale a 196.049,76 bolívares. Com o mesmo valor pago por um ovo, é possível comprar a carga de 11.000 caminhões-tanque carregados com gasolina aditivada. Tudo isso porque Nicolas Maduro resistiu às incalculáveis tentativas de Golpe e não aceitou a chantagem da burguesia internacional que queria indexar o preço dos combustíveis ao dólar. 

Enquanto isso, os despolitizados acham que a culpa desses aumentos é do PT ou então porque o governo não foi neoliberal o suficiente. Haja psicofármaco para lidar com essa gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário