quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Nenhum ser humano deveria mais trabalhar


 

Já cansei de repetir neste bloguinho que o trabalho NÃO dignifica. Trabalho cansa, adoece e estressa. O que dignifica é o caráter. De nada adianta uma pessoa trabalhar se ela tem atitudes deploráveis como ser humano. E não é porque uma pessoa não trabalha que ela fica impedida de ter atitudes dignas, respeitáveis e humanistas. Essa ideia de divinizar o trabalho é uma visão antiga imposta pelos exploradores da mão de obra alheia. Foi assim durante a escravidão e continua a ser durante o capitalismo. Não foi à toa que, diga-se de passagem, frases como "o trabalho liberta" (arbeit macht frei) estavam estampadas na entrada de campos de concentração nazistas.

É por esse tipo de coisa que eu defendo a automação total da mão de obra de modo que nenhum ser humano precise mais trabalhar. Ao invés de vivermos como escravos assalariados de um sistema, basta nós colocarmos as máquinas autônomas para trabalharem por nós. Na verdade, eu acredito que se a humanidade não se destruir a médio prazo, certamente teremos um cenário onde mais de 90% da mão de obra será realizada por robôs e inteligências artificiais. Afinal de contas, robôs rendem muito mais, não adoecem, não sentem dor, não sofrem, não precisam de descanso, não precisam de leis trabalhistas, não exigem salário, não fazem greve e eles sempre estão sendo aprimorados tecnologicamente. Acho que trocar humanos por máquinas é uma realidade que cedo ou tarde virá. E o único jeito de lidarmos com isso de forma a não colapsar a sociedade é manter uma renda básica universal para todos. Os robôs trabalham por nós e nós ficamos com os salários deles. Genial, não?

Com mais tempo livre poderemos aproveitar melhor a vida, dedicar mais tempo a quem amamos, passar mais tempo com nossos hobbys e ter uma qualidade de vida muito superior. Quem quiser trabalhar poderá fazê-lo sem problemas, mas apenas por prazer e engajamento. Não precisaremos mais ser "prostitutos". Trabalho, só por prazer.

2 comentários:

  1. Wellington o que seria melhor as máquinas nos livrarem do trabalho, nos tornamos máquinas ou abandonar a civilização e voltar ao estado de caçador-coletor ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jgabriel, acho que as máquinas trabalharem por nós é o cenário ideal, porque nós não ficamos proibidos de trabalhar de forma independente por conta disso. Podemos viver como caçadores coletores também, mas com as máquinas dando suporte para que não passemos fome em épocas de má fartura. As máquinas são nossas amigas desde que não fujam do nosso controle.

      Excluir