quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Por que não acompanho mais futebol


Ainda hoje tem gente por aí que acredita que a derrota brasileira para a França na copa de 98 foi algo combinado entre as duas equipes. E há também quem acredite que aquela goleada histórica no mineiraço também foi algo "comprado". Eu, particularmente, duvido muito que tenha ocorrido compra de árbitros ou combinação de resultado entre os jogadores justo numa final de uma copa do mundo. Mas que a corrupção é um imperativo no futebol mundial, isso não há duvida. Basta dar uma googleada no termo "Fifagate", por exemplo.

Quando se fala de manipulação de resultados no futebol, geralmente a coisa engloba mais as divisões menores. É claro que há esquemas envolvendo partidas entre grandes clubes, mas isso não é o mais comum. Corromper toda uma equipe de arbitragem é caro e complicado. E pagar para jogadores perderem de propósito é mais complicado ainda. O público possivelmente perceberia a falta de gana e os lances forçados. A verdadeira corrupção no futebol ocorre nos bastidores, com os mandachuvas (dirigentes) saqueando os cofres dos clubes, fazendo lavagem de dinheiro, sonegando e fechando negócios escusos com empresários. O maior exemplo disso está na própria CBF que teve vários de seus ex-presidentes envolvidos em escândalos.

O grande problema do futebol no Brasil e que me desestimulou a continuar acompanhando os jogos é que o futebol brasileiro é uma espécie de laboratório para criação de atletas a serem vendidos para o exterior. E quando esses atletas não rendem mais lá fora ou ficam velhos, são cuspidos de volta para nós. Ou seja: exportamos craques e importamos ex-craques, mantendo o nível dos nossos campeonatos sempre abaixo das ligas europeias. Além disso, nos principais jogos há uma "arrumação" para que eles ocorram em horários que se encaixem nas grades de programação das grandes emissoras, mesmo que isso prejudique os torcedores. E, para piorar, diferentemente do que ocorre no exterior, no Brasil não há um combate efetivo contra as trambicagens. Aqui vai tudo na base do jeitinho e da impunidade. E quem paga por isso são os torcedores que são feitos de tontos por gente que ama muito mais o dinheiro do que o esporte. É por isso que hoje só acompanho futebol nos videogames.

Nenhum comentário:

Postar um comentário