quinta-feira, 9 de junho de 2022

Como identificar uma pessoa burra


Nesta semana, o nosso excrementíssimo presidente da república provou que inteligência não é seu forte e acabou, mais uma vez, confessando outro crime sem querer. Ao tentar defender o deputado bolsonarista Fernando Francischini, que foi condenado pela segunda turma do STF por fake news em 2018, o inominável disse ter cometido o mesmo crime que ele. Ora, ou o presidente tem certeza da sua impunidade, ou então ele é muito burro mesmo para admitir isso. E aproveitando que toquei no assunto burrice, eu percebi que o nosso lastimável presidente tem várias características que indicam que uma pessoa tem um baixo nível de inteligência. Vou listar a seguir sete características que definem uma pessoa como sendo burra:

Eufemisticamente falando.

1 - Ilusão de conhecimento - Esse talvez seja o maior problema das pessoas burras. Pessoas que acham que sabem de tudo, que nunca admitem a sua falta de conhecimento e que defendem suas impressões distorcidas da realidade (mesmo quando todos os especialistas no assunto dizem o contrário) estão dando um atestado de burrice. Isso é conhecido como o Efeito Dunning-Kruger. Não saber de algo não é sinal de burrice. Burrice é fingir que sabe das coisas sem saber.

2 - Persistência no erro - Uma pessoa que sabe que está errada ou que se recusa a enxergar que está errada e persiste no erro por arrogância, teimosia, implicância ou estupidez está ostentando mais uma característica de pessoa burra. Inteligente é quem percebe o seu erro e o corrige.

3 - Preconceito - A palavra preconceito vem de pré-conceito, ou seja: é a criação de um conceito pessoal de algo antes de se ter de fato um conhecimento sobre este algo. Pessoas preconceituosas sempre têm um QI e uma inteligência emocional mais baixos por serem medrosas, egocêntricas, arrogantes e antipáticas.

4 - Preconiza soluções fáceis para tudo - É verdade que alguns problemas na vida possuem soluções fáceis. Mas nem todos os problemas podem ser resolvidos de maneira fácil e rápida. Uma pessoa que acha que tudo na vida se resolve mexendo em poucas variáveis pode estar piorando as coisas ao invés de resolvê-las. É preciso desenvolver uma visão a longo prazo com estratégia. Inclusive, isso é o que determina, por exemplo, quem vence uma partida de xadrez. Ganha a partida aquele jogador que enxerga mais longe as jogadas. Pessoas simplistas e simplórias vivem tomando bomba da vida.

5 - Age impulsivamente - Quem só age por impulso ou emoção vai fazer muita merd@ na vida. Há coisas que precisamos pensar rápido para resolver. Mas para tudo que houver tempo para pensar, temos que elaborar de forma racional uma solução. Na verdade, este item é mais um sinal de ansiedade do que de burrice, mas quem é inteligente nunca vai sair resolvendo conflitos na base do imediatismo e do desespero.

6 - Tira conclusões precipitadas - Só se pode tirar conclusões sobre algo quando racionalizamos em cima de todas as evidências e analisamos todas as circunstâncias detalhadamente e imparcialmente. Tem gente que julga os outros baseado em um ou outro aspecto isolado sem olhar para o contexto geral, o que acaba gerando injustiças. Gente burra faz isso direto para praticamente tudo. Basta ler uma fake news no celular que já bate o martelo sobre sua opinião política, por exemplo. É preciso se informar nas mais diversas plataformas, tirar a prova e aprender a sair da sua bolha.

7 - Falta de curiosidade - Pessoas que aceitam qualquer resposta para questões fundamentais e que ficam relaxadas na busca pelo conhecimento condenam a si mesmas a uma vida limitada e ilusória. É preciso sair da zona de conforto para compreender a realidade das coisas e questionar por que as coisas são como são e por que as pessoas pensam diferente de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário