sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

Qual é o melhor horário para correr?


Este primeiro post de 2024 demorou um pouco para sair por alguns imprevistos que me mantiveram longe do PC por vários dias. Um desses imprevistos foi um combo de problemas no meu próprio PC que estava com a memória RAM oxidada, ressecamento na pasta térmica da GPU e o HD que está com Bad Block. Só vou poder arrumar o computador na semana que vem por falta de grana para comprar as peças. Tentei escrever pelo celular, mas o app. do blogspot é muito ruim e aí então tive que me virar com o meu velho notebook de guerra que estava quase aposentado. Mas enfim, aqui estou eu novamente. E o assunto é corrida.

Nada melhor que começar o ano falando sobre corrida.


Nesta primeira semana de janeiro, eu completei seis anos que comecei a correr. E durante esses seis anos, enfrentei vários obstáculos como canelites, lesões, pandemia, falta de grana para comprar tênis, problemas de saúde, problemas com a família e frustração por ter que interromper ciclos de treino para correr minha primeira prova. Sim, nesses seis anos eu nunca corri nenhuma prova oficial ou evento. Atualmente, estou correndo de forma recreativa algo entre 40 km e 60 km por semana. O meu corpo já está totalmente adaptado à corrida e eu estou numa fase de querer superar desafios, seja em distância ou em velocidade. Falando nisso, eu estive pensando durante uma das minhas corridas sobre qual é o melhor horário para correr e acho que obtive uma resposta após analisar minha própria experiência.

Correr pela manhã é melhor?


Eu já corri de manhã cedo, ao meio dia, após o almoço, no fim da tarde e tarde da noite. Só nunca corri na rua de madrugada pelo perigo e porque bagunçaria meu relógio biológico. Mas de todos os horários, eu creio que o melhor para correr para a maioria das pessoas seja no final da tarde. Isso porque é neste horário que o corpo está mais energizado com os estoques de glicogênio cheios devido à alimentação ao longo do dia e também porque não estamos tão sonolentos quanto de manhã cedo ou pela noite. No fim da tarde também é menos quente e é o horário que mais vejo gente nas ruas e nos parques correndo, o que ajuda na nossa socialização. 

Correr de manhã cedinho é muito bom também, porém, pode custar uma ou duas horas de sono a menos e a maioria das pessoas acorda muito sonolenta para fazer exercícios. De manhã cedo (até umas 7h) é o horário mais adequado tecnicamente falando, porque é mais friozinho e não há tanto trânsito. Fora que a maioria das provas de corrida de rua ocorre neste horário e correr no mesmo horário ajuda o corpo a se adaptar. O problema de correr cedo da manhã é que é preciso bastante disciplina para isso, especialmente se estiver chovendo. Para mim, pessoalmente falando, este é o melhor horário.

Já correr à noite pode ser complicado por duas razões principais: a primeira por ser mais escuro e a segunda por ser perto da hora de dormir. Tem pessoa que perdem o sono se treinarem de noite, então, neste caso, não compensa. E ser escuro é um problema por dois motivos: risco de ser abordado por maus elementos e o risco maior de tropeçar em algo, bater a cabeça num galho, enroscar o pé em fios de telefone ou até de ser atropelado por falta de iluminação. É preciso usar cores claras e vibrantes para ser visto à noite. Sem falar que durante a noite, as plantas não fazem fotossíntese e o gás carbônico é ligeiramente maior, o que pode atrapalhar um pouco a performance.

Atualmente, só posso correr entre 10h e 13h e admito que é um horário bem complicado por ser quente demais e exigir bastante gasto com filtro solar. Sem falar que a performance fica limitada por conta da desidratação mais rápida. Mas há quem prefira esse horário por estar mais disposto, estar com os músculos mais aquecidos e ter os parques e praças mais vazios e espaçosos para correr.

Independentemente do horário, o importante é começar!


Enfim, como hoje eu sou um sujeito ativo e vou para quase todos os lugares ou de bicicleta, ou a pé, penso que a corrida ou a caminhada tinham que estar mais presentes na vida de todos nós. Creio que o ideal seria que as empresas tivessem um espaço para que seus funcionários pudessem tomar um banho e trocar de roupa quando chegassem de seus pedais ou corrida, porque isso além de estimular a pática de atividade física, de quebra ainda melhoraria o trânsito e reduziria a emissão dos gases poluentes dos veículos. Isso prova que os benefícios da corrida vão muito além da saúde pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário