quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018
Alerta de fascismo
Já faz algum tempo que tenho avisado que a sociedade brasileira caminha a passos largos rumo ao fascismo. E não é o fascismo caricaturado de integralistas e TFPistas que ameaça desta vez. O que temos atualmente é o crescimento de uma extrema-direita violenta, autoritária, reacionária, antidemocrática, ultranacionalista, militarizada e profundamente macarthista. Os discursos de extermínio de um inimigo em comum (bandidos pobres) torna-se cada vez mais naturalizado diante de um ódio de classe e de um racismo cada vez mais evidentes.
A seguir vou deixar algumas características em comum de todos os movimentos fascistas para que cada um possa identificá-los:
Temos, portanto, que tomar cuidado com a naturalização do discurso fascista. Ou lutamos contra esse monstro desde já, ou seremos todos devorados pelo turbilhão fascista. E o fascista não é apenas o eleitor estereotipado do Bolsonaro: o fascista é qualquer burguês assustado. Pois sempre que o capitalismo se sente ameaçado, ele abre a porta do canil para passear com o fascismo. Lembre-se sempre disso.
terça-feira, 27 de fevereiro de 2018
Mussolini Will Go On
Finalmente encontrei alguma coisa fascista que gostei de assistir. Essa abertura de anime com Mussolini ficou a melhor desde Seu Madruga Will Go On. Olha só que barato:
segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018
Geração mimimi
Pode até parecer piada, mas não é. O fato é que há muitos adultos que ainda permanecem na segunda infância ao chorarem por qualquer coisa que os pareça minimamente adversa. A vida de privilégios, de superproteção e de facilidades torna muitas pessoas ultra sensíveis a qualquer leve contrariedade que venham a ter na vida. Essas pessoas reclamam de barriga cheia por não terem conhecido limites e por não terem nenhuma resistência contra aquilo que contraria suas opiniões. O psiquiatra e escritor Içami Tiba já alertava que a criança precisa lidar com a frustração desde cedo para não crescer e viver como um adulto mimado que reclama de tudo. Temos que sair desde cedo da nossa zona de conforto para não nos tornarmos adultos imbecis.
Os grupos reacionários são os que mais sofrem dessa síndrome pelo fato de estarem acostumados desde a mais tenra infância com uma vida de privilégios. Quando surgem cotas em universidades, quando homossexuais começam a aparecer nas novelas e quando as mulheres começam a conquistar cargos de poder, esses reacionários são os primeiros a choramingar, porque eles nunca tiveram condições psicológicas para lidar com as adversidades, com o diferente ou com a mudança. E como eles não sabem lidar com a frustração, a saída que encontram é a violência, o apego a ideias fascistas e o ódio ao diferente. É por isso que há tantos jovens adultos frustrados que usam a internet como lixeira para despejar todas as suas frustrações.
domingo, 25 de fevereiro de 2018
Escolha já a diva do blog!
De bobeira no Facebook, acabei me deparando com uma postagem do ator Matheus Nachtergaele onde ele compartilhou uma imagem hilária onde aparecia o Vampirão Neoliberalista com a aparência do gênero oposto. O efeito 'efeminazador' foi obtido através do aplicativo FaceApp What Would You Look Like As a Woman, onde os homens são travestidos para ficarem com uma aparência mais feminina. Doido que sou, resolvi testar a brincadeira com outros rostinhos famosos e me surpreendi com o resultado. Na verdade, eu gostei tanto que tive uma ideia genial: vou escolher um dos rostinhos abaixo para ser a diva do blog. Se o blog já tem uma musa, por que não ter também uma diva?
Para você, qual diva abaixo mais arrasou?
#1 - Temerária |
#2 - Frotinha |
#3 - Bolsonária |
#4 - Pastora Malafaiete |
#5 - Nandinha Moura |
#6 - Kim Kataguria |
Para quem gostou da brincadeira, neste link há outros políticos famosos com o rosto trocado para o gênero oposto.
sábado, 24 de fevereiro de 2018
Marxismo para crianças
Em mais um capítulo do macarthismo brasileiro, a fundadora e diretora da editora Boitempo, Ivana Jinking, sofreu uma série de ameaças, intimidações e ofensas após a publicação do livro O Capital Para Crianças. A editora se pronunciou através do Facebook sobre o caso:
Esse ocorrido só serviu para nos mostrar que o ódio e a perseguição contra supostos comunistas sempre foi, na verdade, um medo enrustido de uma sociedade mais igualitária. A falta de argumentações lógicas para refutar o comunismo se traduz em censura, violência e perseguição. O ódio contra ideologias igualitárias só mostra a fragilidade do capitalismo e a incapacidade cognitiva que muitos possuem de contra-argumentar as críticas ao sistema vigente. Na verdade, com todo este furor reacionário, os reaças estão ajudando a divulgar a obra. Eu mesmo jamais saberia da existência desse livro se não tivesse sido pela notícia deste caso. Eventos como este evidenciam o crescimento do fascismo e de uma extrema-direita truculenta e delirante no Brasil.
Essa incapacidade de lidar com o pensamento crítico expõe de maneira visceral o quão doente e autoritária é a nossa "democracia". Note que eu coloquei a palavra democracia entre aspas, porque a democracia no sistema capitalista é, na maioria dos casos, uma ditadura plutocrata disfarçada. Em nenhuma democracia do mundo teríamos perseguição contra ideias opositoras, especialmente se elas forem críticas.
Gostei, vou comprar um para o meu sobrinho! |
Sobre o livro, ele é de vital importância construtiva para ampliar o debate político e ideológico na sociedade. Saber como funciona o lado perverso do capitalismo em uma sociedade consumista, cheia de privilégios e onde os trabalhadores são os que mais produzem e os que menos ganham em troca é um imperativo no mundo que vivemos hoje. É necessário que as pessoas saibam desde cedo sobre as injustiças sociais e desenvolvam senso crítico e consciência de classe através uma linguagem lúdica e acessível para melhor compreensão do mundo que vivemos.
Para terminar, eu pergunto: por que livros que tratam sobre investimentos, empreendedorismo e acúmulo de capital podem ser vendidos sem protestos para crianças? E por que somente os que criticam esse mesmo sistema devem ser banidos e perseguidos? É isso mesmo que vocês chamam de "democracia"? Reflitam sobre isso, por favor.
Fontes:
Diário de Pernambuco
Revista Forum
Brasil 247
Esquerda Diário
sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018
Chatuba de anime
Sem querer querendo, ontem acabei me deparando com alguns vídeos totalmente nonsense que estragaram a minha infância juntamente com as aberturas dos meus animes favoritos. E como hoje estou com menos tempo que o normal para postar sobre algum assunto mais sério, vou compartilhar as remixes que quase me mataram de tanto rir onde encaixaram, sei lá como, a letra da Chatuba de Mesquita nas músicas das aberturas de Yu Yu Hakusho, Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball Z. Nem preciso dizer que ficou uma tristeza quase tão lamentável quanto as remixes do Nego Bam. Ou como dizem na minha terra: ficou o ó do borogodó! Rarará!
PS: Não assista se você não tiver coração forte.
Como faixa bônus, vou deixar outra pérola, desta vez, do Nego Bam:
quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018
Vídeo esclarecedor sobre a intervenção militar no Rio
A intervenção militar no Rio, além de ser uma medida fascistoide contra os mais pobres, se mostrou também uma medida eleitoral para que os parlamentares não se queimem com seus eleitores antes das eleições. A votação da reforma da previdência, que é profundamente antipopular, só deverá ocorrer em novembro, depois das eleições. Afinal, nenhum político quer perder voto por ter apoiado a mutilação das nossas aposentadorias. Então essa intervenção não passou de uma medida populista para dar a falsa sensação de segurança à classe média carioca e empurrar com a barriga a reforma.
Enfim, hoje pela manhã assisti ao excelente vídeo do professor Humberto, do canal Saia da Matrix, onde ele aborda de maneira concisa e cirúrgica sobre o que realmente ocorre no Rio de janeiro. O vídeo segue na íntegra:
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018
A direita acéfala brasileira e sua diarreia mental infinita
Honestamente falando, acho que não há mais nada que a direita brasileira possa dizer (ou fazer) que seja capaz de me surpreender. Ontem mesmo, eu estava lendo uma matéria do blog Tijolaço que abordava as capas clones da Veja, IstoÉ e Época e fui ler os comentários para saber a opinião das pessoas. Ainda bem que arrependimento não mata, porque senão, eu não estaria aqui para mostrar o nível dos absurdos que li.
Entende agora a necessidade de se democratizar a mídia? |
Entre os comentários havia os sensatos e os insanos. Entre os insanos, o que me chamou mais atenção veio de um perfil fake chamado David Marques. Este cidadão deu a mais profunda prova da ignorância que aflige a maior parte da direita brasileira. Abaixo, segue o contexto dos comentários (clique para ampliar):
Mas este comentário dele em especial me chamou atenção (clique para ampliar):
Se a imagem acima estiver numa resolução muito ruim para ser lida, vou transcrevê-la abaixo:
"Marley Costa Leite qual é o problema da Reforma?????? para quem trabalha como eu trabalho, a reforma nãovai atingir mesmo, já para ti, que vivea vida de dependência do estado, está fudida mesmo, pois vai acabar com a mamata de vocês. Então toma vergonha na cara e vai trabalhar e deixa de defender bandido, lembra que enquanto você defende esses bandidos corruPTo petistas, milhões de pessoas não tem segurança, não saúde, não tem remédios, não tem trabalho, não tem moradia. Toma um pouco de vergonha na cara e vai trabalhar e deixa de votar em corruPTo."
Típico comentarista da direita. |
O que podemos concluir deste ruminante, deste verdadeiro quadrúpede, é que ele é um egoísta total. A reforma, segundo ele, pode ser feita sem problemas porque não irá afetá-lo. O problema é que essa reforma da previdência vai ferrar com a vida de mais de 90% dos brasileiros, porque nós (eu me incluo neste percentual) teremos que trabalhar por praticamente 50 anos para ter direito a uma aposentadoria integral. Já imaginou como será para o trabalhador do campo que passa o dia inteiro sob o sol escaldante em trabalhos braçais pesados ter que viver isso durante cinco décadas? Será que esse apedeuta não pensa nesses trabalhadores, só em si mesmo? Além disso, ele acha que a reforma não vai atingi-lo. Será mesmo que ele também não vai se aposentar um dia? Será que ele acha que nunca vai ficar velho ou que poderá viver de renda como Jorge Paulo Lemann ou Joseph Safra?
Para piorar, o alienado envolve o PT na conversa, sendo que o partido nada tem a ver com essa reforma. E diz para que os outros parem de defender bandido – sendo que ninguém falou de bandido algum nos comentários. O único bandido que eu saiba é o Temer, que é justamente quem quer aprovar a reforma da previdência. Lula, que esses hidrófobos tanto atacam, foi condenado sem provas. E a Dilma foi impedida sem ter cometido crime algum. Já o chavão sobre saúde, segurança, remédio e moradia não tem nada a ver com a conversa. Mas já que ele tocou no assunto, os investimentos públicos não foram cortados pelo PT, como sugere a anta falante, mas sim pelo partido que está no poder desde o Golpe. Foi a coalizão PMDB/PSDB/DEM que congelou os investimentos públicos por 20 anos, subfinanciando todas as áreas. Não foi para isso que a direita bateu panela? E depois vem pedir saúde, segurança, remédio e moradia... Ah, vá se f...
A direita sendo direita |
O que o comentário desse troll fake nos prova é que a direita não dá a mínima para outra coisa que não seja ela mesma e a manutenção dos seus privilégios. Comentários como esses (e até piores) são super comuns na internet. Esses pobres de direita mostram apenas o individualismo, o egoísmo e a falta de empatia total que sentem pelos demais seres humanos, xingando-os de petralhas, comunistas, vagabundos ou esquerdopatas. Aqui neste blog mesmo eu recebo comentários dessa estirpe quase diariamente, especialmente nas postagens mais antigas sobre política. Num dia desses, por exemplo, eu quebrei o maior pau nos comentários com um desses coxinhas alucinados, onde ele mostrou, além de uma ignorância colossal, muito fanatismo, pensamento dogmático, ódio cego, analfabetismo funcional e incapacidade cognitiva para compreender coisas básicas sobre política. Isso só mostra o quanto é impossível discutir com gente que possui a ilusão do conhecimento e uma mente totalmente fechada.
Mas enfim, é por isso que nos últimos anos eu tenho voltado este blog para temas políticos: para tentar desalienar a parte da população que ainda tem condições cognitivas de sair do senso comum e da lavagem cerebral midiática. Apesar da maior parte da direita ser totalmente acéfala, ainda há como evitar que todos sejam levados para o precipício acreditando em ideologias antidemocráticas que só beneficiam o mercado, os rentistas e o 1% mais rico. A luta continua.
terça-feira, 20 de fevereiro de 2018
Intervenção militar não é solução para coisa alguma
Para deixar rapidamente a minha opinião sobre a intervenção militar no Rio, afirmo que ela é um resultado direto da incompetência total do governo em administrar o estado fluminense. A corrupção sem limites em todos os níveis, o descaso, os governos omissos e a falta de planejamento transformaram o Rio de Janeiro em um estado sucateado não somente na segurança pública, mas também na saúde, na educação, na moradia, nos transportes, na cultura, no lazer e em praticamente todo o resto. E o pior de tudo é que apesar do apoio descarado da Globo, essa intervenção não vai melhorar absolutamente nada, só vai servir para justificar uma matança ainda maior de pobres, negros e favelados. Suspeito agora vai ser julgado e executado pelos militares sem preocupação com punições. É o Estado burguês se utilizado da força máxima para esmagar o oprimido. O único aspecto em que a burguesia investe num país periférico do capitalismo é na repressão violenta contra os mais vulneráveis. Enquanto o Vampiro Neoliberalista tenta ganhar tempo para conseguir os votos para tirar a nossa aposentadoria, o povo pobre carioca morre metralhado nas favelas. E eu achando que Bolsonaro era o maior fascista do Brasil...
Prioridades da nossa burguesia |
Enfim, para entender o porquê dessa intervenção, recomendo que assista e se possível divulgue o primeiro vídeo abaixo do canal Justificando. É uma das poucas vozes divergentes da mídia mainstream e que mostra a realidade por trás dos fatos distorcidos e devidamente manipulados pela imprensa oligopolista.
Já o segundo vídeo, do jornalista Bob Fernandes, traz informações inéditas sobre os bastidores da intervenção militar no Rio.
segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018
Patriotismo não é o que os coxinhas pensam que é
Muitas pessoas hoje confundem patriotismo com subserviência ao imperialismo. Ser patriota não é colocar a camisa da CBF e bater panela por aí dizendo que é contra a corrupção. Ser patriota é ser a favor da nossa total independência política, econômica, tecnológica e militar. É uma piada de mau gosto se dizer patriota e apoiar todo o entreguismo neoliberal do governo Temer. Nós tivemos somente neste Golpe de 2016 a entrega do Pré-Sal, a entrega da Base de Alcântara, o desmonte da Petrobrás, a paralisação do nosso projeto nuclear, o ataque à indústria naval, o ataque às empreiteiras e até ao nosso mercado de carnes. E os nossos militares, ao invés de estarem cuidando de assuntos ligados à nossa defesa, estão correndo atrás de bandidos no Rio de Janeiro. Nós estamos vivendo numa situação totalmente surreal. Como se tudo isso não bastasse, o candidato que lidera a corrida presidencial sem o Lula é um ex-militar que bate continência para bandeira dos Estados Unidos. Seria cômico se não fosse trágico.
O Brasil tem sofrido uma agressão total por parte das oligarquias estrangeiras devido à atual crise do capitalismo que perdura desde 2008. Quintal dos EUA que somos, não somos uma nação independente e muito menos nos damos ao respeito. Enquanto não nos tornarmos patriotas no sentido denotativo, o Brasil será para sempre uma nação mixuruca que faz tudo que Globo e a plutocracia ianque mandam. É num Brasil falido e empobrecido que você quer continuar vivendo?
Se quer ser patriota de verdade, apoie políticos e mídias que defendam as nossas riquezas, o nosso povo e a nossa soberania.
domingo, 18 de fevereiro de 2018
É tudo culpa do PT!
Acho impressionante o cinismo de certas pessoas. O Vampirão Neoliberalista trai o PT, trai o eleitorado, dá um Golpe de Estado, adota uma agenda totalmente antipopular pró-mercado e ainda vem neguinho dizer que tudo que está acontecendo aí é "culpa do PT". Infelizmente, até pessoas de esquerda estão indo nessa onda, alegando que foi Lula que indicou Temer como vice da Dilma e que quem votou na Dilma, votou no Temer. Tudo bem que a direita olavista diga tais absurdos, porque ela é covarde e burra. Mas gente de esquerda dizer que o PT "quebrou" o Brasil? Pelamor, né?
Quer saber o que foi culpa do PT? A revolução do Iogurte e do Frango! É isso aí: graças aos programas de redistribuição de renda implantados pelo PT, a população carente passou, pela primeira vez na história, a ter dinheiro para comprar iogurte e frango, que sempre foram alimentos exclusivos da classe média. Os beneficiados pelos programas sociais, em especial o Bolsa Família, passaram a comprar também eletrodomésticos que jamais tiveram, como geladeira e computador. Isso sem falar da redução da extrema pobreza e da inclusão social trazidas pelos programas assistencialistas do PT.
Isso, sim, é tudo culpa do PT! |
Já deu, né? |
sábado, 17 de fevereiro de 2018
O medo ameaça
O jornalista e escritor uruguaio Eduardo Galeano tem um poema célebre que mostra porque o medo é a maior de todas as prisões:
O Medo Ameaça
Se você ama, terá Aids.
Se fuma, terá câncer.
Se respira, terá contaminação.
Se bebe, terá acidentes.
Se come, terá colesterol.
Se fala, terá desemprego.
Se caminha, terá violência.
Se pensa, terá angústia.
Se duvida, terá loucura.
Se sente, terá solidão.
Enfim, a vida não é tão trágica quanto aquela canção do mamute. Não deixe o medo controlar a sua vida. Liberte-se!
sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018
A tara por intervenção militar não tem limites
A intervenção federal no Rio de Janeiro decretada pelo Vampirão Neoliberalista acabou atiçando os ânimos dos coxinhas pró-ditadura militar. A notícia provocou uma certa euforia nos reaças, porque a intervenção militar no Rio pode ser o primeiro passo para uma intervenção militar federal. Depois da decepção de ter o bloco em homenagem à ditadura suspenso, restou aos reacionários se contentarem com a intervenção no Rio para fazer mais propaganda de um novo golpe militar. Ora, se gostam tanto de uma ditadura, por que não vão morar na Coreia do Norte? Por que votam? Golpe militar é um delírio macabro de um bando de loucos que acham que na ditadura não existia corrupção ou que ela só matava "vagabundos". Esses coxinhas que têm fetiche por coturnos e paus-de-arara não passam de um bando de fascistas despolitizados que querem mesmo é que os bandidos sejam trucidados pelos fuzis dos militares. Não estão nem aí para melhorar a situação social do país ou em combater os grandes mafiosos que usam terno e gravata. Não existe patriotismo naqueles que desejam a eliminação da pobreza e da violência com mais violência. Esses coxinhas são um bando de hipócritas: são o esgoto social brasileiro.
Fascistas precisam ter a sua bandeira desmascarada:
quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018
A íntima ligação entre desigualdade e criminalidade
O aumento da desigualdade social é uma das principais causas para o aumento da violência e da criminalidade, fato. A evidência disso é que a maior parte dos pequenos delitos cometidos no Brasil (assaltos, roubos e furtos) são praticados por jovens pobres e negros. Não por acaso, negros e indígenas são os mais afetados pela pobreza no Brasil, segundo a ONU. Apesar da queda da extrema pobreza entre os negros desde 2003, eles ainda são as maiores vítimas da desigualdade social (como mostra o gráfico abaixo). Sem emprego, sem renda, sem qualificação, sem oportunidades e até sem comida, os mais pobres se veem numa sinuca de bico onde apelar para a criminalidade, infelizmente, deixa de ser uma escolha para se tornar a única chance de sobrevivência.
Negros, índios e pardos recebem menos que brancos e amarelos |
Sempre que eu trago os dados acima envolvendo pobreza, criminalidade e cor da pele, os reaças e a direita modinha ficam possessos e me acusam de ser "esquerdopata" ou até mesmo de "racista", citando sites reacionários e liberais para tentar me refutar. A direita, como já cansei de alertar, precisa mascarar e distorcer a realidade para manter o velho mantra de que o crime (ou a criminalidade) é sempre culpa do indivíduo e nunca da sociedade. Os reaças nunca consideram a omissão do Estado burguês em cuidar das pessoas e nunca assumem os próprios privilégios em sua defesa cega pela meritocracia. Porém, contra fatos não há argumentos.
A relação entre pobreza extrema e criminalidade é tão evidente, que o furto famélico não é considerado crime se for comprovado o estado de necessidade. E mesmo os trabalhadores que ganham alguma renda, viver com um salário mínimo de menos de R$ 980 num país onde seria necessário no mínimo R$ 3.752 para sustentar uma família de quatro pessoas é um ato verdadeiramente homérico. Isso porque eu nem contei ainda que metade da população brasileira vive com MENOS de um salário mínimo. Daí eu te questiono: como uma pessoa pode ter o mínimo para viver com dignidade recebendo um salário 4 vezes menor que o necessário? Vai me dizer que isso não gera revolta? Vai me dizer que impor a desigualdade não é uma violência?
Já imaginou viver em um mundo onde você nunca terá o que a classe média tem? |
Apesar da pobreza por si só não ser a causa da violência, a sensação de injustiça social causada pela desigualdade extrema leva, via de regra, à criminalidade. O consumismo e a ostentação de bens materiais que ocorre no capitalismo brasileiro é uma das principais causas para agravar este problema. Como disse o psicanalista e professor de Medicina Social da UERJ, Benilton Bezerra Júnior: "Somente numa cultura que enaltece a posse do dinheiro e bens como expressão de sucesso, de uma vida digna de ser vivida, a pobreza tende a ser vivida como exprimindo o contrário. Num contexto como esse, a pobreza não implica apenas restrição material, mas, sobretudo, uma restrição simbólica [moral], e como tal precisa ser negada de qualquer forma, mesmo com o recurso à violência."
Como você pensa? |
A reação mais comum de quem sofre um assalto é a indignação contra aquele que cometeu o delito. Se pensa em vingança, em prisão perpétua, em redução da maioridade penal, em armar a população e até em pena de morte contra o jovem infrator. Mas ninguém pensa que a criminalidade tem, em sua origem primordial, a desigualdade social como principal fomentadora. As soluções fáceis (punitivas e imediatistas) apontadas pela direita não resolvem o problema da violência. O que resolve o problema da violência são políticas públicas de inclusão social: políticas essas que no Brasil, infelizmente, são defendidas exclusivamente pela esquerda. Os filhos do proletariado, os filhos da escravidão, nunca terão uma vida decente enquanto não lutarmos por políticas que combatam as desigualdades sociais e por um Estado que, ao invés de reprimir com violência, cuide das pessoas mais carentes.
Como eu bem disse em uma das minhas músicas mais politizadas: 'O moleque que roubou a carteira de um trabalhador não é culpado: ele é vítima de um sistema desigual e opressor'. E antes que venham com calúnias: bandidos podem e devem responder pelos seus crimes, mas não podemos ser ingênuos de achar que apenas punindo resolveremos o problema da violência no país. O buraco é bem mais embaixo.
E depois ainda me perguntam por que eu sou de esquerda...
quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018
O Universo veio de onde?
Existe um dilema filosófico muito profundo envolvendo a origem do universo. Esse dilema é o seguinte:
1 - O universo veio do nada?
2 - Ou o universo sempre existiu?
Por dedução lógica, podemos concluir que a primeira opção – a de que o universo veio do nada – é um paradoxo. Isso porque do nada, nada vem. O nada não gera outra coisa que não seja ele mesmo. Além disso, antes do universo não existia a relação de causa e efeito pelo simples fato de não existir o tempo – tempo este que começou a existir a partir do Big Bang. Portanto, mesmo que fosse possível, não havia tempo para o nada gerar algo.
Então nos resta a segunda possibilidade, a de que o universo sempre existiu. Porém, essa opção também está errada, porque o universo teve, sim, um começo no Big Bang. Então o que nos resta?
Teria o universo se originado de um microverso? |
Tudo nos leva a crer que há algo além do universo conhecido. Se o universo não teve um começo e ele também não pode ter surgido do nada, então algo que existia antes dele provavelmente o originou. A partir desta possibilidade, temos algumas hipóteses interessantes para explicar o que causou o Big Bang. Essas hipóteses podem ser expressas nas seguintes questões:
-Existe um Multiverso?
-O nosso universo está dentro de um buraco negro de outro universo?
-Vivemos em uma simulação estilo 'Matrix' criada por um supercomputador do futuro?
-Universo é pandimensional e percebemos apenas a parte tridimensional dele?
Todas as opções acima podem estar corretas. Isso porque é possível que exista um multiverso formado por infinitos universos paralelos onde o nosso é apenas um deles. Este multiverso não teria tido começo e existira dentro de um hiperespaço infinito. Apesar de não haver evidência da existência de um multiverso, esta hipótese é bastante debatida entre os cientistas.
É possível também que existam mais dimensões além das quatro que conhecemos (largura, altura, comprimento e tempo) formando p-branas. Essa possibilidade é discutida dentro da Teoria das Supercordas e pode servir para explicar fenômenos aparentemente sem sentido, como o Princípio da Incerteza e até mesmo a matéria escura. Um universo pandimensional pode, inclusive esconder a sua origem em uma das dimensões não observadas onde as leis da física podem obedecer a parâmetros desconhecidos. Essa hipótese é particularmente interessante porque pode ser a chave para criar a Teoria de Tudo, que unificaria em uma só estrutura teórica a mecânica quântica e a relatividade geral.
Universos paralelos? |
O universo também pode estar dentro de um buraco negro e o Big Bang teria sido a explosão do mesmo, o que poderíamos chamar hipoteticamente de "buraco branco". Só que neste caso, estaríamos dentro de um outro universo que poderia também estar dentro de outro e assim indefinidamente, como uma espécie de 'matrioska cósmica'.
E a possibilidade mais intrigante, na minha opinião, é a da simulação, onde o nosso universo estaria sendo emulado em algum supercomputador quântico do futuro. Se analisarmos o universo do ponto de vista matemático, há a sensação muito forte de que tudo ocorre de maneira muito semelhante a um ambiente simulado, obedecendo a leis, limites e constantes específicas. Inclusive, esta percepção corrobora com a visão teísta da Sintonia Fina, onde as constantes cosmológicas estão perfeitamente alinhadas para que tudo seja bonito, ordenado e favorável à vida no cosmo. É possível que o universo tenha sido, por exemplo, um experimento de cientistas que estão fazendo algum tipo de projeto de simulação para fins acadêmicos. Hoje, aliás, já fazemos simulações do universo com certa precisão para fins de estudo. O que dizer então de uma civilização que esteja milhões (ou bilhões) de anos à frente da nossa tecnologicamente falando... Como já dizia Arthur C. Clarke: "Qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinta da magia".
O vídeo abaixo mostra o que já somos capazes de fazer a nível de simulação cósmica:
Enfim, qual seria a hipótese mais coerente para explicar a origem do universo?
terça-feira, 13 de fevereiro de 2018
Bolsonaro é mais uma vítima do PIG
Anteontem eu publiquei um post sobre um suposto discurso onde Bolsonaro disse que "metralharia a Rocinha". Porém, a notícia publicada no jornal O Globo, na coluna de Lauro Jardim, foi desmentida pelo próprio Bolsonaro e também não houve nenhuma prova de que ele tenha dito algo do tipo. O site Boatos.org deu o veredito sobre o caso, mostrando que Bolsonaro nunca falou nada daquilo. Portanto, a notícia provavelmente é FALSA! Segundo o jornalista Augusto Nunes, que esteve no evento, Bolsonaro se referia a um confronto entre a polícia e os bandidos que fugiram da Rocinha em 2017. Ele não disse que metralharia nada. Ainda que existam certas controvérsias, Lauro Jardim definitivamente distorceu a fala de Bolsonaro.
Pois bem, nós, progressistas, sabemos que Bolsonaro é um sujeito abominável, preconceituoso e retrógrado, mas não é porque ele é um político desprezível que temos que tolerar mentiras e fake news contra ele. Assim como a mídia mainstream (mais conhecida como PIG) usou diversas mentiras contra Lula, está usando agora também contra Bolsonaro. Esse incidente serviu de lição tanto para a esquerda quanto para a direita. Porque agora ficou muito claro que a grande mídia corporativa, em especial a Globo, não é inimiga do Lula ou do Bolsonaro: ela é inimiga do Brasil. Brizola e Enéas denunciaram a Globo há décadas por suas mentiras e por sua podridão, mas ninguém deu bola. E agora estamos apenas constatando o óbvio. O que fizeram contra o Bolsonaro foi injusto – e se tem uma coisa que me revolta profundamente é a injustiça, mesmo quando é praticada contra quem eu detesto.
O resultado dessa brincadeira irresponsável é que Bolsonaro, assim como Lula, vai sair fortalecido. Se tinham a intenção de prejudicá-lo, pode ter certeza que o tiro saiu pela culatra.
Enfim, Bolsonaro já fala tanta besteira que nem precisam inventar calúnias contra ele. O maior inimigo do Bolsonaro é ele mesmo, porque ele vive se enforcando com a própria corda.
O PIG foi para o tudo ou nada contra Bolsonaro |
Isso tudo está acontecendo porque o partido oficial da mídia burguesa é, como todos sabem, o PSDB. Bolsonaro não representa os interesses do mercado, que o considera um intruso no processo. E como Bolsonaro está indo ao segundo turno em todos os cenários das pesquisas, a mídia quer tentar derrubá-lo a todo custo. A mídia só quis Bolsonaro para usá-lo contra o PT para dar o Golpe. Depois de ter feito o trabalho sujo para a imprensa corporativa, agora Bolsonaro está sendo descartado como papel higiênico usado. Como já dizia um certo jornalista: a Globo não tem aliados, tem interesses.
É nesta imprensa que você confia?
Alguma dúvida sobre de qual lado a mídia está? |