O Paradoxo de Fermi, para quem não sabe, é a aparente contradição entre a alta probabilidade de existência de vida extraterrestre e a falta de evidências ou contato com as mesmas. O problema desse suposto paradoxo é que ele não se baseia em evidências, mas, sim, em premissas fantasiosas. Hoje, conhecemos mais de 4200 exoplanetas e nenhum, repito: NENHUM deles tem a menor condição para abrigar sequer formas simples de vida. O que o universo parece gritar o tempo inteiro na nossa cara é que somos especiais, praticamente únicos na nossa galáxia. Apesar de existir uma espécie de sintonia fina no cosmo que favorece o surgimento da vida baseada no carbono, há também uma constante hostilidade do universo para com a vida. É como se a vida fosse um fenômeno incomum e ao mesmo tempo indesejado no universo. Afirmo isso porque o universo está o tempo inteiro tentando nos matar com asteroides, cometas, erupções de raios gama, explosões de supernova, catástrofes naturais, doenças, radiação cósmica e dezenas de outras tentativas de assassinato que todas as formas de vida recebem constantemente. E aí, neste contexto ameaçador e altamente desfavorável, querem que extraterrestres façam contato conosco... Ora, por favor, tenhamos um pouco de coerência.
Não há civilizações extraterrestres lá fora que possam fazer contato conosco. Ou elas nunca existiram, ou existiram por pouco tempo e foram extintas há milhões de anos. Claro que quando eu digo que não há vida inteligente lá fora, estou me referindo ao nosso grupo local de galáxias ou, pelo menos, à Via Láctea. Não posso afirmar o mesmo com relação ao resto do universo pelo fato de que nós nem sabemos ao certo o seu real tamanho. Mas o fato óbvio é que a vida inteligente é raríssima e fruto de uma sequência de eventos improváveis. Se não fosse pela queda do asteroide que matou os dinossauros e um breve período de estabilidade posterior, por exemplo, nós jamais teríamos existido.
Na minha humilde opinião, a hipótese da Terra Rara é a melhor explicação pela qual nunca fizemos e nunca faremos contato. Não acredito que possam existir dois planetas como a Terra tão próximos no universo. Somos fruto de uma grande loteria cósmica e temos muita sorte por existir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário