Derek Mitchell: 280 kg de pura performance. |
Uma das coisas que mais gera dúvidas nos corredores que visam a performance nas corridas de rua é o quanto a perda de peso impacta no desempenho. Pensando nisso, alguns estudiosos do esporte desenvolveram um sistema de cálculo que traz o valor aproximado do ganho (ou perda) de desempenho para cada quilo ganho ou perdido. Neste link do SportTracksLabs há uma calculadora onde colocamos nosso peso e o algoritmo nos oferece os resultados aproximados.
É claro que os valores apresentados pelo site não levam em consideração a composição corporal. Perder 1 kg de músculo pode, inclusive, causar o efeito oposto, especialmente se os músculos perdidos forem funcionais para a corrida. O melhor efeito é, naturalmente, quando se perde majoritariamente o peso em gordura. É por isso que os maratonistas de alta performance possuem o percentual de gordura tão baixo, chegando a ficar abaixo de 3%.
Falando em perda de gordura, já se perguntou quais são os benefícios para saúde em perder "apenas" 1 kg de gordura? Vou deixar um vídeo do canal Viajando Pela Fisiologia a seguir que mostra como as pessoas subestimam a perda de 1000g de gordura corporal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário