segunda-feira, 30 de abril de 2018
Pare de odiar a Comic Sans
Existe muito preconceito por aí com relação à fonte Comic Sans devido ao fato dela ser frequentemente mal usada. Devido à sua tipografia informal, ela costuma tirar a seriedade de banners e logotipos sérios que a usam indiscriminadamente. Seria mais ou menos como um profissional liberal sério se apresentar com um nariz de palhaço para seus clientes. Porém, ao contrário do que dizem, essa fonte não é uma fonte ruim, porque sua aplicação em quadrinhos e também para a auxiliar na leitura de pessoas com dislexia é indispensável. A Comic Sans é uma fonte excelente quando bem utilizada.
Já essa história de quererem banir essa fonte é um exagero. O que precisa ser banida é a sem-noçãozice das pessoas que a usam de forma estabanada.
E viva a Comic Sans!
domingo, 29 de abril de 2018
Ou acabamos com o fascismo, ou será tarde demais
Qualquer pessoa com um pingo de sensibilidade e senso crítico já percebeu há tempos que o Brasil está vivendo um momento absolutamente anômalo. Desde a redemocratização que não se via tantos absurdos que ferem o Estado democrático de direito. A lista de anomalias é extensa: um impeachment sem crime de responsabilidade, a prisão sem provas do maior líder progressista do país, um acidente de avião suspeito que matou um ministro do STF, generais ameaçando dar golpes de Estado, a aplicação do projeto neoliberal derrotado nas urnas em 2014, o assassinato sem esclarecimento de uma vereadora progressista, tiros contra a Caravana de Lula e agora mais tiros no acampamento de Curitiba deixando feridos. Parece que Globo, Lava-Jato e os golpistas em geral produziram todos juntos um clima fascistoide muito parecido com o visto na Itália nos anos 1930. A violência contra os opositores, a negação da política como solução dos problemas sociais, o autoritarismo, a militarização, o ultranacionalismo (xenofobia), o reacionarismo, o Estado agindo para favorecer as grandes corporações (corporativismo), o ódio contra os pobres, o macarthismo e o culto a um líder autoritário (Bolsonaro) são ingredientes fundamentais do fascismo que estão aflorando um a um no Brasil. Eu não sei como isso vai terminar, mas com certeza não vai terminar bem se as forças democráticas e legalistas não se manifestarem para impor a ordem constitucional. Se essa onda fascista não for parada a tempo, bem, como já dizia aquela frase atribuída ao Karl Marx: a história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa. Daí em diante, qualquer chance de haver um país menos injusto, violento e desigual será esmagada pelo punho sangrento do fascismo. As coisas não precisam ser assim.
sábado, 28 de abril de 2018
Quando trocar a pasta térmica da CPU?
Um dos meus canais favoritos no YouTube sobre PCs e hardware é o do Chipart. Apesar de achar o canal da dupla André e Jonatha muito bacana, vez por outra eles cometem alguns errinhos. Um exemplo disso foi quando perguntaram para eles de quanto em quanto tempo devemos trocar a pasta térmica do processador. Eles responderam simplesmente que não precisava trocar a pasta térmica, algo que eu discordo. Eu, que monto e reparo PCs desde 2005, aprendi que a pasta térmica vai, sim, perdendo eficiência em transferir o calor para o dissipador térmico com o passar do tempo. Então o melhor jeito de saber se a pasta térmica precisa se trocada é monitorando a temperatura do processador. Existem diversos softwares que monitoram a temperatura da CPU e eles devem ser usados de tempos em tempos para saber se o processador está esquentando demais ou não. Se as temperaturas médias da CPU estão acima do normal, isso pode ser um indicador que a pasta térmica precisa ser trocada. Eu examino as temperaturas do processador com o PC em repouso (parado) e com o PC em atividade (estressado). Se as temperaturas dele parado estiverem acima dos 45ºC e estressado estiverem acima dos 85ºC, é necessário fazer uma manutenção geral com limpeza do dissipador e do cooler, com melhora do sistema de ventilação dentro do gabinete e, claro, com a troca da pasta térmica. Eu sempre troco a pasta térmica quando faço uma manutenção preventiva completa. E levando em consideração que uma manutenção completa é feita pelo menos uma vez por ano, então eu troco a pasta térmica pelo menos anualmente. Claro que há PCs que por serem menos utilizados, por possuírem bons filtros de poeira e por estarem mais distantes do chão, podem ficar até três anos (ou mais) com a mesma pasta térmica sem maiores problemas.
Enfim, você pode até deixar o seu PC por dez anos com a mesma pasta térmica, mas saiba que a eficiência dela vai diminuir bastante, esquentando desnecessariamente o processador e reduzindo a vida útil do mesmo.
sexta-feira, 27 de abril de 2018
Os machões de internet são umas moças
O que mais existe na internet é uma ralé de valentões que comportam-se como Rambos atrás do teclado, mas que na hora que o bicho pega ao vivo, viram umas donzelas. Em todo lugar esses machões aparecem, seja insultando, ameaçando ou falando grosso – porém, não passam de um bando de fracassados. Quase sempre são reaças, masculinistas, bolsominions, desequilibrados mentais e frustrados em geral que foram mimados demais quando crianças e não conseguem lidar com o diferente ou com a mudança. Eu mesmo nem publico mais as atrocidades que eles escrevem nos comentários deste blog. Essa gente não merece qualquer consideração e nem atenção. Tem que deixar essa ralé de subintelectualizados morrer na seca, ou como dizem aqui no nordeste, morrendo "na peda".
Fica um vídeo lúdico sobre um desses machões a seguir:
quinta-feira, 26 de abril de 2018
Use apenas fontes de qualidade no seu PC
Na semana passada, o meu PC havia parado de funcionar de repente e, logo em seguida, subiu um cheiro de queimado tenebroso. Fui examinar e descobri que a fonte havia queimado. A fonte queimou de modo tal que até o cabo de força derreteu! Enfim, desmontei o PC e descobri que o filtro de ar da fonte que fica na parte inferior do gabinete estava entupido de poeira. Portanto, a fonte queimou devido ao sobreaquecimento, já que o ar que passava por dentro dela circulava com muita dificuldade. E para piorar, na hora que a fonte queimou eu estava jogando o game que mais dá trabalho para o PC rodar: o The Witcher 3. Eu fiquei obviamente aborrecido, mas ao mesmo tempo aliviado. Eu fiquei aliviado por não ter perdido o PC todo, coisa que já ocorreu comigo no passado, quando eu usava fontes genéricas ou de qualidade duvidosa. Com as fontes vagabundas, os cabos das fontes derreteram até chegarem na placa mãe e derreterem seus capacitores. Desta vez, apenas a fonte queimou sozinha. E sabe por quê?
Uma fonte de qualidade pode salvar o seu bolso e o seu PC |
A fonte que eu estava usando era uma Corsair de 500W com selo 80 Plus Bronze. Uma fonte de entrada, mas de muita qualidade e eficiência. Essa fonte possuía mecanismos de proteção contra queimas e curtos-circuitos, evitando justamente que outros componentes do meu PC fossem afetados pelo que ocorreu. E aí que bastei comprar outra fonte nova (uma Corsair de 550W) e o meu PC estava funcionando novamente. Se a fonte fosse ruim, além de uma fonte nova, eu teria que ter comprado também uma nova placa-mãe, memórias, processador e talvez até outra placa de vídeo. E os gastos seriam pelo menos 8 vezes maiores.
Portanto, não compre qualquer fonte para seu PC, especialmente se ele possuir uma placa de vídeo de 6 ou 8 pinos. Lembre-se que o barato pode sair muito caro. Além da Corsair, existem outras marcas muito boas, como Thermaltake, CoolerMaster e EVGA. E prefira sempre fontes com o selo 80 Plus que garantem eficiência. A dica final que eu dou além de escolher uma boa fonte é a de não vacilar na manutenção e limpeza do seu PC, especialmente nas entradas de ar da fonte. Uma limpeza regular a cada dois ou três meses é suficiente.
PS: esclarecendo uma dúvida comum sobre fontes, não é necessário ligar fontes de qualidade em estabilizadores. Elas podem ser ligadas diretamente na tomada, em um filtro de linha ou em um no-break.
quarta-feira, 25 de abril de 2018
Como fugir de um ataque de abelhas
Quando eu tinha sete anos de idade, fui atacado por um enxame de abelhas. Lembro que foi uma coisa desesperadora, porque não havia nenhum jeito de se livrar das picadas delas, que eram bastante dolorosas. As picadas das abelhas pareciam agulhas em brasa atravessando a carne. Levei centenas de ferroadas, especialmente nas costas e na cabeça. Mas sobrevivi por ter sido atendido rapidamente e por não ter alergia ao veneno.
Muita gente me disse que o melhor jeito de fugir das abelhas era se jogando na água. Mas ainda bem que não havia lagos, rios ou piscinas por perto, isso porque além de eu não saber nadar, eu certamente teria sido "afogado" pelas abelhas. Digo "afogado" pelas abelhas porque é muito comum que pessoas que se jogam na água para fugir das abelhas acabem levando ferroadas no rosto ao tentar colocar a cabeça para fora d'água para respirar. E aí que acabam se afogando, porque as abelhas não vão embora enquanto o alvo delas estiver por perto. Então a pergunta é: o que fazer para fugir de um ataque de abelhas? A seguir vou deixar as duas principais formas de se escapar de um ataque:
1- Se escondendo em um recinto fechado. Se houver algum lugar próximo onde você possa se abrigar que tenha portas e janelas fechadas e as abelhas não possam entrar, você estará provisoriamente protegido. O problema é que as abelhas provavelmente irão ficar nas proximidades esperando você reaparecer para atacar.
2- Correndo. Essa é a opção mais eficiente, porque as abelhas normalmente só costumam atacar até uma distância de cerca de 500 a 800 metros da colméia. Se você conseguir correr rápido para a maior distância possível, estará livre das abelhas.
terça-feira, 24 de abril de 2018
Nunca use dois antivírus ao mesmo tempo
Ontem, eu instalei no meu PC o antivírus pago Kaspersky por considerá-lo mais completo e confiável que a versão gratuita do Avast que eu já usava há anos. Porém, não desinstalei o Avast e fiquei com os dois antivírus ao mesmo tempo instalados no meu desktop. Até aí tudo ok. O problema veio depois. Quando eu religuei o PC após a instalação do Kaspersky, vários programas não estavam abrindo, o PC estava sem som e bastante lento. Reiniciei o PC várias vezes, mas o problema persistia. Foi aí que eu me lembrei de uma matéria que li num site de informática há muitos anos que dizia que dois antivírus instalados na mesma máquina podem dar uma série de conflitos por iniciarem ao mesmo tempo e acessarem os mesmos arquivos de inicialização. Daí que eu tentei desinstalar o Avast, mas nem o painel de controle estava abrindo mais. Foi aí então que eu reiniciei o Windows através do modo de segurança e consegui finalmente desinstalar o Avast. Quando reiniciei o PC com o Avast já desinstalado, tudo voltou ao normal.
Se um dia você resolver trocar de antivírus, não se esqueça de antes desinstalar o antigo para não ter risco de ocorrer conflitos na sua máquina. Isso vale tanto para PCs quanto para celulares e tablets. Essa dica pode evitar que você corra o risco de formatar desnecessariamente o PC sendo que a solução é bem mais simples.
segunda-feira, 23 de abril de 2018
E o homem fez deus à sua imagem e semelhança...
Segundo o biólogo ateu Richard Dawkins, o deus bíblico é provavelmente o ser mais desagradável de toda a ficção por ser ciumento, orgulhoso, controlador, mesquinho, injusto, intransigente, genocida étnico, vingativo, sedento por sangue, perseguidor, misógino, homofóbico, racista, infanticida, filicida, pestilento, megalomaníaco, sadomasoquista e malévolo. Depois que li a Bíblia com um olhar crítico, realmente acabei confirmando tudo que Dawkins disse, especialmente sobre o deus do antigo testamento. A conclusão é que o deus bíblico não pode ser divino: ele foi uma criação humana para naturalizar a dominação e a hierarquia entre os seres humanos. Pois como bem disse Christopher Hitchens certa vez, o deus judaico-cristão é exatamente o tipo de deus que se esperava ser criado por uma espécie que está a meio cromossomo de ser chimpanzé.
A religião começa assim |
Se existir um deus, com certeza ele não pode ter as seguintes características claramente humanas e imperfeitas listadas abaixo:
● Aberração: Isaías 13:15-16; Oséias 13:16; Números 25;
● Arrogante: Apocalipse 1:8; Lucas 1:13-20;
● Assassino: Deuteronômio 13:6-10 e 32:39; 2Reis1:10-12; Isaías 37:36;
● Briguento: 2Crônicas 32:21; Zacarias 14:12;
● Canibalista: Levítico 26:29; Marcos 14:22; Lucas 22:19; João 6:53,60,66;
● Capitalista: Levítico 27; Deuteronômio 28:53-57; Mateus 25:14-30;
● Ciumento: Êxodo 20:3-5; Êxodo 22:20; Isaías 45:6;
● Decapitador: 1Samuel 17:45-57;
● Defectível: Êxodo 32:10-14;
● Ditador: 1Samuel 2:6; Êxodo 4:11;
● Escravista: Êxodo 21:1-11; Levítico 27; Gálatas 4:21-31;
● Estuprador: Isaías 13:15-16;
● Falível: Êxodo 32:10-14;
● Filicida: Isaias 13:15-16; Naum 3:10;
● Ganancioso: Levítico 27
● Genocida: Gêneses 6 e 7; Apocalipse 9:13-18; Isaías 37:36;
● Guerrilheiro: Josué 10:39-40;
● Hematófago: Levítico 4:5; João 6:53,60,66;
● Homofóbico: Levítico 20:13;
● Imperfeito: Êxodo 32:10-14;
● Incinerador: Gêneses 19; Mateus 3:10;
● Infanticida: Jeremias 11:22; 2Reis 2:23-24; Isaías 13:16; Oséias 13:16;
● Injusto: Gêneses 3:16; Êxodo 20:5; Gálatas 4:21-31; Mateus 25:29;
● Justiceiro: Êxodo 21:24;
● Ladrão: Isaías 13:16 e 24:3; 2Reis 7:16; Jeremias 20:5 e 30:16; 1Samuel 17:53;
● Machista: 1Coríntios 11:9-10;
● Megalomaníaco: Apocalipse 21:8;
● Mercantilista: Levítico 25 e 27;
● Mesquinho: Êxodo 4:11; Marcos 3:31;
● Misógino: Deuteronômio 22:13-30; Coríntios 11:3-10; Oséias 13:16;
● Narcisista: Oséias 13:4;
● Opressor: Deuteronômio 8:2;
● Pestilento: Êxodo 7; 8; 9; 10; 11 e 12;
● Posseiro: Êxodo 33:2;
● Preconceituoso: Lucas 16:13; Mateus 15:22-28;
● Psicopata: Oséias 13:8; Gêneses 6, 7 e 19; Levítico 26:29; Deuteronômio 28:53-57;
● Quadrilheiro: Levítico 20;
● Racista: Deuteronômio 7:6;
● Sádico: Deuteronômio 8:2;
● Satanista: Gêneses 8:20-21; Êxodo 24:5-8; Levítico 4;
● Sanguinário: Êxodo 19:12-13; Levítico 20;
● Terrível: Deuteronômio 7:21;
● Tirano: Êxodo 22:20; Oséias 13:8; Isaías 37:36; Números 25;
● Traficante: Levítico 25:44-45 e 27;
● Usurpador: 1Samuel 2:6;
● Valentão: Oséias 13:8; Hebreus 10:31;
● Vingativo: Levítico 24:20; Êxodo 21:24-25; Hebreus 10:30;
● Xenofóbico: Deuteronômio 7; Josué 10:39-40; Isaías 37:36;
● Zoador: Gêneses 11:9.
domingo, 22 de abril de 2018
O pobre de direita é o escravo ideal
Pior que um escravo acovardado é uma escravo que aceita e defende a sua própria escravidão, pois como já dizia Simone de Beauvoir: os opressores não seriam tão fortes se não tivessem cúmplices entre os próprios oprimidos. Assim é o pobre de direita: um sujeito que se acha capitalista por ter acesso aos bens de consumo. Os ricos no capitalismo financeiro são aqueles que vivem de renda, de exploração e de juros. Todo mundo que trabalha para sobreviver é pobre. Rico não sobrevive: rico controla o sistema com seu poder econômico.
Uma coisa que eu sempre me questiono é como diabos alguém que ganha dois ou três salários mínimos pode querer que tudo seja privado. Ao invés de defender saúde e educação pública de qualidade e de acesso universal, muita gente prefere gastar uma fortuna com esses serviços privados. É muita falta de coerência lógica achar que vai sobrar mais dinheiro no fim do mês deixando de pagar impostos. O que "economizamos" com impostos vai ser cobrado em dobro da mensalidade do plano de saúde e no boleto da faculdade privada. Isso sem mencionar as pessoas desempregadas e sem dinheiro que não terão qualquer acesso à saúde e à educação. Já pensou a loucura que seria morar num país onde tudo seja privado? Para cada rua que você trafegar, terá que pagar pedágio. Para cada vez que for aferir a pressão num posto de saúde, terá que pagar. Para cada vez que for pescar num rio, terá que pagar. Para cada vez que for usar um banheiro público, terá que pagar. E de onde vai sair tanto dinheiro para cada um pagar isso?
Outra tolice é achar que tudo privado será melhor, porque assim haverá mais concorrência e os preços ficariam mais baixos. O problema disso é que esse tipo de coisa só funciona bem na teoria, porque o capitalismo sempre tende a formar monopólios, oligopólios e cartéis. E o preço nos monopólios é sempre o mais alto possível dentro da margem de lucro.
Por essas e outras que eu digo que o pobre de direita é o escravo perfeito, porque ele é escravizado não apenas por vender quase de graça a sua força de trabalho, mas principalmente porque ele é um escravo em sua própria mente. Ele pensa como um escravo e acha isso maravilhoso. Um sujeito que acha que o mercado é ético e incorruptível é um perfeito alienado. A lógica do mercado é unicamente a do lucro.
sábado, 21 de abril de 2018
O vídeo mais bizarrão do Youtube
Atarefado, sem tempo e cheio de problemas pessoais, tive que adiar o post que tinha programado para hoje. O que restou para ser postado foi um vídeo sinistrão e assustadoramente cômico. Não dá para descrever com palavras a bizarrice que é unir Chatuba de Mesquita com um desenho medonho da Betty Boop ao som da Lavender Town do Pokemon Red/Blue. Só lembrando que, segundo dizem, muitas crianças se suicidaram no Japão após escutarem o tema musical de Lavender Town, de tão deprimente e perturbador que ele é. Enfim, só posso concordar com aqueles que dizem que este vídeo foi retirado da última camada da deep web, proibido em 806 paises 98 continentes, 9845 planetas, 2000 galaxias 80 multiversos e 8 dimensões no espaço temporal. Nem aquele vídeo perturbador do suicide mouse do Mickey me causou tantas reações estranhas.
Segue a bizarrice:
sexta-feira, 20 de abril de 2018
Sonic de volta aos jogos de tabuleiro
Divagando entre as publicações do Facebook, me deparei na semana passada com o anúncio de um jogo de tabuleiro do Sonic, o Sonic the Hedgehog: Battle Racers. Este jogo segue a velha tradição dos jogos de tabuleiro que havia ficado démodé desde os anos 90. Para os fãs do Sonic, fãs de jogos de mesa e saudosistas em geral, o jogo chegou numa boa hora. O jogo contará com miniaturas dos personagens, cartas de corrida, tokens diversos, 16 seções de pistas e poderá ser disputado por até cinco jogadores. Ele deverá ser lançado no segundo semestre deste ano (outubro de 2018) pela Shinobi 7.
Isso aqui era tão divertido quanto os videogames |
Puxando pela memória, me recordei que este não é o primeiro jogo de tabuleiro do Sonic. Outros jogos de mesa de estilo semelhante já foram lançados anteriormente e eram bastante lúdicos. Tinha o Monopoly, o jogo da memória e outro de corrida que também joguei bastante quando era criança/adolescente. Eu sempre fui fã de jogos de tabuleiro e do Sonic também, portanto, para mim foi a mistura da fome com a vontade de comer com um quê de nostalgia. Enfim, se sobrar um dinheirinho quando este jogo chegar no Brasil, vou fazer questão de tê-lo na minha coleção.
E aí, vamos jogar? |
quinta-feira, 19 de abril de 2018
A Globo é um panfleto direitista da pior espécie
Apesar de hoje eu ter me programado para publicar um post sobre algo que não envolvesse política, não teve jeito. Quando passei em frente a uma televisão que estava transmitindo o jornal da tarde da Globo, me deparei justo com uma reportagem que falava sobre o novo presidente cubano Miguel Díaz-Canel. Não resisti e resolvi ouvir que tipo de barbaridade a Globo podia estar falando desta vez sobre a sucessão presidencial cubana. E a reportagem da Globo, como já era de se esperar, foi uma patifaria partidária completamente reacionária do começo ao fim. Ficou claro mais uma vez que a Globo, como a maior parte da grande mídia corporativa, é totalmente submissa aos interesses do capital estrangeiro. A Globo é o canal de comunicação oficial do imperialismo aqui no Brasil. Para começo de conversa, a Globo chamou Raul Castro de "ditador" e já tratou de ir dando o mesmo rótulo para o futuro presidente do país. Na mesma onda, aproveitou e chamou também o presidente da Venezuela de "ditador", assim como também costuma chamar o presidente Bashar al-Assad da mesma coisa, já que ele é inimigo dos interesses capitalistas do ocidente. Aliás, qualquer chefe de Estado que não faça vassalagem aos EUA é tratado como "ditador". Engraçado que a Globo nunca trata a Arábia Saudita, aliada dos ianques, como sendo uma ditadura. Mas enfim, esperar imparcialidade da Globo é uma total estupidez.
No fim da reportagem sobre o novo "ditador" cubano, a Globo disse que Cuba continuará sendo uma ditadura porque não há espaço para o empreendedorismo, o livre-mercado e o pluripartidarismo. É bom que se diga que a democracia que os EUA querem para Cuba é a mesma que quiseram para o Iraque, o Afeganistão, a Líbia e a Síria. O que as oligarquias estadunidenses querem é saquear Cuba e transformar o país no mesmo puteiro que era nos tempos de Fulgencio Batista. Sobre o pluripartidarismo, vou deixar um vídeo no final do post sobre Cuba que mostra entre outras coisas porque é melhor ter um único partido que defenda os interesses do povo ao invés de ter 30 partidos cada um defendendo os seus próprios interesses. Os partidos políticos no Brasil, salvando-se raras exceções, defendem os interesses dos latifúndios, do agronegócio, dos bancos privados, das grandes corporações, dos grandes empresários, dos rentistas, dos especuladores e da imprensa oligárquica. O que chamamos de "democracia" no Brasil é, na realidade, uma plutocracia mal disfarçada. Já o livre-mercado, nem preciso dizer que ele se trata de uma desculpa fofinha para implantar o neoliberalismo. Se Cuba tivesse a "democracia" que temos no Brasil, estaria tomada por fascistas, golpistas e manifestoches apoiadores do lawfare e de políticas predatórias contra os trabalhadores e os mais pobres.
A Globo, como pude constatar mais uma vez, continua sendo o velho lixo direitista de sempre que não tem o menor pudor em mentir para fazer a população de idiota e escrava do neocolonialismo.
Abaixo, deixo o vídeo que citei sobre Cuba que mostra que estamos muito mais longe de um país ideal que a ilha caribenha.
quarta-feira, 18 de abril de 2018
Minority Report no mundo real
Pela primeira vez na história, uma pessoa foi presa por um crime que ainda iria cometer no futuro. E isso ocorreu justamente no Brasil, onde Lula foi preso pela suposta intenção de obter um apartamento como propina da OAS. Este fato esdrúxulo havia ocorrido apenas na ficção (no filme Minority Report, mais especificamente), onde os videntes previam os crimes e os suspeitos eram presos pouco antes de cometê-los. Eu não sei como o juiz Moro desenvolveu este super poder, mas segundo a Revista Veja, Lula foi realmente condenado por um crime que ainda cometeria no futuro. A revista publicou: "Apesar do discurso do MTST, no entanto, a sentença não condenou Lula por possuir formalmente o imóvel, considerando que, apesar deste ainda estar em nome da empreiteira, foi prometido ao petista e reformado ao seu gosto, para possível transferência posterior".
Não preciso nem dizer que este absurdo é totalmente inconstitucional por ferir a presunção de inocência. Mas quem disse que existe razão nas coisas feitas pela 'justissa' brasileira?
terça-feira, 17 de abril de 2018
Dois canais democráticos para assistir
Esta semana tem sido terrível para mim devido a uma total falta de tempo e ao fato do meu PC ter pifado. Então hoje vou deixar apenas uma dica de dois canais no YouTube que falam sobre política sem as mentiras da mídia mainstream. Esses canais são a TV 247 e a Rede TVT. Eles representam uma tentativa de se obter uma imprensa mais democrática e livre da manipulação das grandes corporações aqui no Brasil. Recomendo bastante esses dois canais pelo fato deles mostrarem com exclusividade entrevistas e notícias que jamais serão exibidas na TV oligárquica brasileira. E que mais canais progressistas surjam para destruir todo o monopólio da imprensa golpista.
segunda-feira, 16 de abril de 2018
Triplex de Schrödinger
E não é que o MTST resolveu invadir e ocupar o tal triplex que levou Lula para a cadeia? Diante da ocupação, a imprensa golpista trouxe manchetes que tratavam o triplex como sendo "atribuído" ao Lula. Ora, se o triplex é "atribuído a Lula", quer dizer então que ele foi condenado e preso por um triplex que é 'supostamente' dele? Como é isso?
Foi por esse muquifo que Lula foi condenado e preso? |
domingo, 15 de abril de 2018
Sim, Lula é um preso político
Todo o processo jurídico-midiático que estamos vendo contra Lula é político e a construção de sua prisão se deu muito antes da delação de Léo Pinheiro da OAS sobre o tal triplex do Guarujá. Como disse o doutor em direito e prof. da PUC-SP Pedro Serrano em sua brilhante entrevista, a imprensa mostra apenas os fatos isoladamente, ela não mostra todo o processo de desmoralização e perseguição do ex-presidente Lula num contexto geral. Se você pega por exemplo, a revista Veja e olha a semiótica de suas capas de quatro anos para cá, há um bombardeio implacável contra o ex-presidente cada vez mais agressivo e criminoso. Como a mídia brasileira não é regulada, ela se vale disso para distorcer, manipular, ludibriar e construir uma visão deturpada dos fatos a favor dos seus interesses. Lula foi acusado diuturnamente de ser "líder de uma organização criminosa" que desviou bilhões da Petrobras para ganhar a reforma de um apartamento de quinta categoria. Mesmo tendo seu instituto e sua casa revirados, sendo submetido a uma condução coercitiva ilegal, tendo seus bens apreendidos, tendo seus contatos todos grampeados e estando comprovado que ele não possuía contas no exterior, nada foi achado contra Lula e ainda assim ele sofreu cerceamento e um julgamento repleto de absurdos.
O processo contra Lula foi totalmente viciado, cheio de erros, baseado numa delação sem provas, com uma acusação fundamentada num Power Point amador que indicava convicções ao invés de provas e sentenciado com o uso equivocado da teoria do domínio do fato. O juiz do processo foi parcial, houve uma pressa incomum na avaliação do processo, houve fuga da lógica processual e a sentença foi antecipada antes do julgamento (trânsito em julgado) do TRF 4. Em resumo: foi um juízo de exceção, uma fraude. Uma legião de juristas já demonstrou, com mais propriedade do que eu seria capaz, os vícios do julgamento de Lula: a ausência de provas, o cerceamento do direito de defesa, o constrangimento ilegal a testemunhas, o enquadramento em crimes inexistentes no código penal, o desvio de foro, parti pris contrário ao réu, violação da presunção de inocência e do in dubio pro reo... E tudo isso ocorreu num ano de eleição presidencial quando Lula foi (e está sendo) o candidato com mais intenções de voto.
A prisão de Lula, ao contrário do que muitos pensam, nada tem a ver com corrupção ou com o fato dele ser de centro-esquerda. Na verdade, Lula é uma pedra no sapato do sistema financeiro internacional devido ao seu nacionalismo desenvolvimentista. O Golpe de 2016 não ocorreu por acaso e a prisão de Lula também não. Se olharmos para o contexto geral, vemos quatro fatores que mudaram a conjuntura global e que influenciaram direta e indiretamente na prisão de Lula:
1- A crise estrutural no sistema capitalista que perdura desde 2008 e busca como paliativo políticas neoliberais focadas em privatizações e austeridade para transferir a riqueza do setor produtivo para o setor especulativo, espacialmente nos países em desenvolvimento. E Lula surgiu como um obstáculo para essa finalidade. Lula é um social-democrata nacionalista que usou programas de redistribuição de renda para fortalecer o mercado nacional através do maior acesso aos bens de consumo. E isso definitivamente não interessa aos donos do mundo.
2- O Banco do Brics, que está rivalizando com o Banco Mundial e com o FMI. Daí a necessidade do Ocidente em confrontar-se com Rússia, China e Índia através de guerras políticas, comerciais e diplomáticas. Como o Brasil faz parte do Brics, houve a necessidade de uma intervenção na nossa política através do lawfare, da partidarização da mídia e de think tanks financiados pela plutocracia ocidental.
3- O risco do petróleo ser negociado em rublo ou yuan ao invés do dólar, o que representaria uma tragédia para os EUA. E o fortalecimento dos países do Brics é motivo de pânico para os EUA.
4- O crescimento do Brasil após os governos do PT. Com o aumento do PIB, com a descoberta do pré-sal, com os contratos de empreiteiras nacionais no exterior, com o mercado de carnes competitivo, com um número maior de universidades e com o maior investimento em ciência e tecnologia, o Brasil estava no caminho para virar uma nova potência. Mas como o Tio Sam não quer concorrência e sim súditos, atacaram tudo, desde o nosso programa nuclear até a nossa previdência social.
E como resultado de tudo isso, a América Latina, especialmente o Brasil, está voltando a ser uma neocolônia quintal dos EUA. Estamos condenados a ser um mero país extrativista subdesenvolvido exportador de matéria-prima e que serve de paraíso rentista para os ricaços do mundo inteiro. A prisão política de Lula é um recado claro de que as oligarquias não irão tolerar qualquer governo que contrarie os interesses dos donos do mundo. A prisão de Lula faz parte da luta pelo poder político no país. O objetivo é fazer o partido alinhado aos interesses da alta burguesia (o PSDB) vencer as eleições de maneira roubada e manter o país na escuridão por pelo menos duas longas décadas.
sábado, 14 de abril de 2018
A Lava Jato é a Inquisição do século XXI
A Lava Jato é a Inquisição dos tempos atuais. Condenações arbitrárias, sem provas e claramente tendenciosas mostram que o punitivismo lavajateiro é movido por justiceiros devido a razões ideológicas. O que muitos integrantes da força-tarefa da Lava Jato querem mesmo é satisfazer ao próprio ego narcisista, pois eles se julgam "heróis no combate à corrupção". Eles se sentem como agentes purgadores de uma catarse social simbólica. E para isso agem de forma totalmente irresponsável e incoerente com os princípios da Constituição. Os inquisidores atuais não perseguem mais os hereges e infiéis, mas sim os "corruptos". Os Tomás de Torquemadas de hoje estão encarnados em juízes, procuradores e agentes da Polícia Federal. A diferença para os tempos sombrios da Inquisição é que hoje – ao invés de usarem torturas físicas para punir e extrair as confissões – estão se utilizando das prisões arbitrárias e das delações. Os prisioneiros do calabouço do juiz Moro tornaram-se vítimas de um tribunal de exceção que atende aos interesses escusos do capital financeiro internacional. É o lawfare no seu estado mais puro e explícito para nos causar repulsa pela política e pelos princípios humanistas. Toda essa loucura tem nos tornando cada vez mais fascistoides e cada vez mais adeptos ao complexo de vira-lata. E quando surge qualquer contraponto ou denúncia contra a Lava Jato, rapidamente tratam de deixar o caso cair no esquecimento.
E nessa insanidade toda, as vozes sensatas vêm de onde menos se espera: Reinaldo Azevedo e Gilmar Mendes. A situação é tão anormal e caótica no Brasil, que até mesmo os nomes mais incisivos da direita estão sendo mais legalistas que os dos "heróis" da República de Curitiba. Até que ponto teremos que chegar para que sejamos capazes de reverter esse caos jurídico e institucional?
sexta-feira, 13 de abril de 2018
Precisamos nos libertar da escravidão
Para que possamos ter uma sociedade justa e igualitária para todos, precisamos primeiro libertar o proletariado da dominação ideológica burguesa. Temos que criar uma consciência de classe nos trabalhadores e mostrar que eles pertencem a um grupo dominado e oprimido. Toda essa conversa mole de "meritocracia" defendida por aí só serve para manter a dominação ideológica que torna a classe trabalhadora apática e conformada com as injustiças as quais ela é submetida. Antes de se pensar numa mudança profunda nas estruturas hierárquicas do nosso sistema, precisamos primeiro combater essa dominação ideológica que é sustentada pela mídia capitalista e pelos formadores de opinião financiados pelo grande capital. O pobre de direita só existe porque a dominação ideológica burguesa os mantém alienados e conformados com um sistema que os oprime e os manipula. É preciso quebrar esse ciclo vicioso que mantém de pé a violência, a pobreza e a desigualdade criminosa dos países da periferia do capitalismo. Por isso é indispensável que a esquerda faça o trabalho de base com os mais pobres, com os proletários e com os oprimidos em geral. É preciso mostrar para os mais fortes quem eles são.
No dia que o povão tiver consciência de que é explorado, dominado e massacrado pelas classes dominantes e reconhecer a força e o poder que tem, aí o mundo vira socialista em um dia.
A seguir, dois vídeos para ajudar a abrir a mente. O primeiro é do professor da USP Clóvis de Barros Filho e o segundo é do filósofo e artista de rua Eduardo Marinho.
quinta-feira, 12 de abril de 2018
Sim, existe o risco real de Bolsonaro ser presidente
O grande sonho da burguesia brasileira é uma eleição entre a direita e a extrema-direita mais ou menos como ocorreu nos EUA. O primeiro passo para isso já foi dado: prenderam o Lula. O segundo passo é manter a artilharia pesada midiática contra as forças progressistas para que Bolsonaro faça o segundo turno com um tucano qualquer. O problema disso é que num eventual segundo turno entre Bolsonaro e um integrante qualquer do PSDB, Bolsonaro terá a maioria dos votos. Numa eleição sem candidatos progressistas, a esquerda abster-se-á de escolher entre um fascista e um neoliberal. E sobrará para os coxinhas, os manifestoches, os fascistoides e o povão apartidário ter que escolher entre qual direita é menos pior. Como a população brasileira é de maioria conservadora devido à cultura cristã, o senso comum levará boa fatia dessa população, quase por osmose, a aderir ao discurso politicamente incorreto e reacionário do deputado Jair Bolsonaro.
O PSDB, é bom que seja dito, teve vários dos seus membros com nomes envolvidos em escândalos (Listão da Odebrecht, denúncia de Joesley Batista, Mensalão Tucano, Escândalo da Merenda, Trensalão, etc.) e isso pesa na hora de decidir o voto. Já contra Bolsonaro, as denúncias são muito vagas e sem provas. E entre um candidato de "centro-direita" corrupto e um de "direita de verdade" honesto, não tenha dúvida de qual lado a maior parte da direita brasileira vai apoiar. Fora que Bolsonaro é recebido com festa em vários lugares e tratado como "mito" por muitos. Já os tucanos...
Portanto, se as esquerdas não apoiarem uma frente única sem o Lula, teremos chances muito grandes de Bolsonaro vencer as eleições. Se a elite rentista não tratar logo de ir tomando votos do Bolsonaro, o grito de guerra dos bolsominions vai fazer todo o sentido: é melhor Jair se acostumando.
Depois não digam que eu não avisei.
quarta-feira, 11 de abril de 2018
Imagine se fosse o Lula?
Hoje pela tarde, li no excelente blog Esquerda Caviar um post criativo compartilhado do Divagar é Sempre que compara Lula com os tucanos. Olha isso:
— Lula comprou a emenda da reeleição.
— Não, esse é o FHC.
— É o pai do mensalão e nunca foi punido.
— Não, esse é o Azeredo.
— Tem operador com 113 milhões na Suíça.
— Não, esse é o Serra.
— Pediu 2 milhões pro Joesley.
— Não, esse é o Aécio.
— Porra, quer dizer que Lula é santo?!
— Não, esse é o Alckmin.
Amigos do pleito! |
Enquanto Lula virou um preso político, os tucanos seguem livres, leves e soltos. Ai, ai... Por que Lula não se escondeu naquele helicóptero com meia tonelada de pasta base de cocaína? E assim segue a justissa brasileira: punindo inocentes e salvando o pescoço de gente de moral duvidosa.
terça-feira, 10 de abril de 2018
A burguesia não sabe em que problema se meteu
O que eu percebi de uns tempos para cá foi que a nossa elite econômica perdeu completamente a noção do perigo. É preciso muito desespero – ou muita debilidade de suas faculdades cognitivas – para uma classe dominante encarcerar sem provas um ex-presidente conciliador de classes que fortaleceu o sistema capitalista com a redistribuição de renda. Lula não chegou nem mesmo a ser um reformista do sistema capitalista, porque não fez nenhuma reforma de base. Ora, se perseguem, caluniam e prendem um conciliador, realmente é porque a coisa deve estar muito feia para o lado da burguesia. O problema maior nisso tudo é que agir contra os anseios populares encarcerando injustamente o maior e mais querido presidente do país desde a redemocratização é um tiro no pé neste momento. Se o capitalismo está em crise, se a burguesia está se sentindo acuada e se o capital especulativo internacional está desesperado, a solução jamais poderia ser prender o Lula. Lula deveria ser usado novamente como um mediador neste momento difícil para evitar revoltas, radicalismos e pensamentos revolucionários por parte da esquerda. E aí que a burguesia faz exatamente o contrário: prende o maior aliado dela para manter o seu plano de dominação da população. É muita burrice. E uma burrice que pode custar caro.
Esse povo não está para brincadeira |
Não sei se os plutocratas brasileiros conhecem um tal de Nick Hanauer e o seu recado de importância vital para as oligarquias globais. Hanauer disse com todas as letras aos colegas plutocratas que não se deve agir de forma desmiolada e egocêntrica neste momento. Ao bater de frente com a classe média e com as classes populares ao mesmo tempo, a elite rentista está procurando sarna para se coçar. E numa época com internet livre é que a coisa fica ainda mais perigosa. Nem mesmo a intimidadora ameaça de golpe militar está surtindo efeito. Aliás, um golpe militar neste momento seria colocar gasolina na fogueira, porque a ditadura deixaria de ser velada e seria reprovada pela maioria da população. Além de não existir mais clima para ditaduras militares, elas causariam revoltas internas e reprovação internacional.
Às armas, cidadãos! Formai vossos batalhões! |
Ainda há tempo para evitar um desastre. Se a burguesia não quiser colocar fogo no país, recomendo cautela e negociação com as classes populares. O povo (a grande massa) pode não fazer uma revolução em nome do socialismo, mas apoiaria totalmente uma revolução que colocasse um Lula lá de novo. E para pesadelo da burguesia, esse novo Lula terá que ser reformista para poder sobreviver e proteger o povo da tirania burguesa. Vai chegar um momento que o país não vai mais aguentar esse neoliberalismo criminoso e alguma coisa vai acontecer. E tomara que ninguém precise morrer neste processo.
segunda-feira, 9 de abril de 2018
Lula livre e Nobel da Paz
A campanha do arquiteto, escultor e ativista dos direitos humanos argentino Adolfo Pérez Esquivel, vencedor do prêmio Nobel da Paz em 1980, para a indicação do ex-presidente Lula para o Prêmio Nobel da Paz alcançou na tarde desta segunda-feira, 9 de abril, o apoio de mais de 100 mil pessoas.
O abaixo-assinado lançado por Perez Esquivel na plataforma online Change.org tem a meta de alcançar 150 mil assinaturas. Esquivel publicou pelo Twitter: "Convido vocês a participarem da campanha para que Lula receba o Prêmio Nobel da Paz por sua luta contra a pobreza e a desigualdade. Compartilho a carta de indicação que apresentarei ao Comitê Nobel Norueguês".
Eu já assinei o abaixo-assinado neste link e vi que já passam das 125 mil assinaturas. Quem quiser ler a carta de Esquivel enviada ao comitê traduzida na íntegra, o link segue aqui.
Ué? Não gostou?
Então muito amor no seu coração! Você vai precisar!
domingo, 8 de abril de 2018
O Brasil virou uma zona
Uma das imagens mais bizarras que vi na minha vida foi a que circulou ontem na web do cafetão dono do bordel Bahamas Club comemorando a prisão de Lula com os cartazes do juiz Moro e da presidente da Suprema Corte Carmen Lúcia logo na fachada da boate. Uma multidão de Bolsominions comemorou com cerveja de graça e prostitutas a prisão de um homem inocente que tirou milhões de pessoas da miséria enquanto aplaudiam um criminoso. Digo criminoso porque além de ser dono de uma casa de prostituição, que é ilegal no Brasil, o cafetão ainda instigou a matarem Lula dentro da cadeia. É realmente o fundo do poço ao qual chegamos. Como profetizou Cazuza, transformaram o país inteiro num puteiro para conseguir mais dinheiro. Esse é o retrato fiel da direita burguesa brasileira.
Se isso não é capaz de revoltar alguém, nada mais será.
sábado, 7 de abril de 2018
Jamais poderão aprisionar os nossos sonhos
Não há postagem para ser escrita hoje. Há apenas a divulgação de um vídeo do maior presidente da história deste país que está sendo preso por razões políticas num dos processos judiciais mais absurdos da história. Lula está sendo preso por ser uma ameaça aos interesses do establishment e da casa grande.
Fica o vídeo a seguir:
Somos milhões de Lulas porque ideias são à prova de balas. É disso que os donos do mundo têm medo. Desperte o revolucionário que há dentro de você.
Lula estará preso para sempre no coração do povo |
sexta-feira, 6 de abril de 2018
A prisão é o prelúdio de uma revolução
Eu estive aqui fazendo um rápido exercício de recordação histórica e me lembrei de um fato interessante. A maioria dos grandes revolucionários do século passado foram presos políticos antes de liderarem alguma revolução (seja ela ideológica ou armada). Foi assim com Martin Luther King, com Mahatma Gandhi, com Nelson Mandela, com Fidel Castro, com Vladimir Lênin e até com Hugo Chávez. E agora teremos o primeiro grande preso político deste século, um tal de Luís Inácio.
Bom, se eu fosse um burguês, pensaria duas vezes antes de condenar o maior líder político da história do Brasil. A história nos ensina de forma bastante didática que quem ri por último, ri melhor.
Lênin preso em 1906 |
Fidel Castro preso em 1953 |
quinta-feira, 5 de abril de 2018
O recado por trás da prisão de Lula
Após a decisão sob pressão do STF de liberar a prisão injusta, ilegal e absurda de Lula, na tarde de hoje, 5 de abril de 2018, o juiz Moro decretou a prisão do ex-presidente. Eu não vou aqui nem discorrer sobre os vícios do processo, sobre a presunção de inocência, o in dubio pro reo, cerceamento do direito de defesa, a ausência de provas cabais e outros erros graves apontados por diversos juristas nessa caçada judicial sem precedentes contra o ex-presidente. A prisão de Lula, como bem disse Luis Felipe Miguel (e Darcy Ribeiro há décadas atrás), é um recado curto e grosso das classes dominantes: "Nenhum país menos desigual será tolerado. Todas as hierarquias sociais são intocáveis". Há um simbolismo muito forte por trás do impeachment sem crimes da primeira mulher presidente e da prisão do primeiro operário a se tornar presidente.
E tem idiota que pensa exatamente assim |
É importante observar também que as oligarquias nacionais estão mancomunadas com as oligarquias internacionais neste processo. Não querem que o país cresça: querem nos manter subdesenvolvidos e longe da concorrência com os gigantes. O Brasil, para as elites econômica e política, deve ser reduzido a sua insignificância de mero paraíso rentista e exportador de matéria-prima barata. Essa prisão de Lula não tem nada a ver com o combate à corrupção: tem a ver com o combate a políticas igualitárias e nacionalistas. E mais uma vez Globo, Fiesp, Forças Armadas e o departamento de Estado norte-americano agem juntos como em 1964. É um filme com um roteiro diferente, mas com a mesma mensagem: o Brasil não pertence ao seu povo. Qualquer um que tente mudar a ordem burguesa de mentalidade colonial será aniquilado no processo.
Enfim, parafraseando o ex-deputado Eduardo Cunha: que deus tenha misericórdia desta nação.