Hoje eu acordei nostálgico. Senti uma vontade enorme de escutar aquelas canções infantis dos anos 80 e fui lá no YouTube relembrar das músicas clássicas do Balão Mágico e do Trem da Alegria. E para completar a nostalgia, resolvi comer banana com goiabada: um dos meus pratos preferidos da infância.
Enquanto passei por essa experiência sinestésica de relembrar o meu passado de uma infância feliz, fiquei aqui pensando com meus botões sobre como é ser criança hoje em dia. E cheguei à conclusão de que ser criança hoje é muito ruim. Vejamos o porquê:
Sabemos que as crianças de hoje em dia são muito presas aos
gadgets (celular, tablets e PCs) e não costumam ter um filtro para o que acessam na internet. A criançada de hoje parece ter perdido a essência do que representa ser criança: a inocência e a despreocupação com questões burocráticas da vida. É ridículo ver crianças hoje comentando sobre assuntos de adultos, sobre a alta do dólar e sobre coisas que não tem nada a ver com a realidade delas. Criança tem que correr, brincar, cantar, rir e explorar o mundo ao seu redor. Ficar plantada na frente de uma tela de LCD o tempo inteiro não pode ser algo saudável.
 |
Sedentarismo não combina com infância |
Quando eu era criança, lá nos anos 80 e 90, a programação infantil tomava toda a manhã das emissoras de tevê. Era muito bacana acordar com Balão Mágico, Clube da Criança, TV Colosso, Rede Manchete e aquele monte de desenhos animados – coisa que virou raridade hoje em dia. A programação infantil praticamente foi banida da tevê aberta de uns anos para cá.
Além da televisão, tínhamos as deliciosas canções feitas exclusivamente para as crianças que faziam a imaginação da gente voar longe. Hoje, as crianças escutam de funk a sertanejo universitário que possuem letras que não tem nada a ver com o universo infantil.
Tínhamos também a era de ouro de brinquedos e daqueles jogos de tabuleiro que reuniam toda a família. Tínhamos mais opções de entretenimento e até maior variedade de comidas e guloseimas. Eu sou da época que doces, balas, bombons, chicletes e pirulitos não tinham sido vítimas do "politicamente correto", de modo que nenhuma criança se sentia culpada por ter uma cárie. A comida daquela época tinha muito mais sabor, porque não tinha censura à gordura trans, ao sal e a outros ingredientes "maléficos" à saúde. Se você pudesse voltar no tempo e provar, por exemplo, as maioneses dos anos 80 e comparar com as de hoje, o resultado seria chocante. Hoje criança tem que comer comida light a pulso.
 |
Eita tempo bão! |
Outro problema hoje é que o crescimento desordenado das cidades gerou mais trânsito e mais violência nas grandes metrópoles. Não é mais possível brincar sozinho na rua com outras crianças, sempre tem o risco de assalto, sequestro, ladrão e carro desgovernado para manter as crianças enjauladas dentro de casa. Eu, mesmo morando numa grande capital, peguei aquela época boa de brincar e jogar bola na rua sem medo ou sem culpa.
 |
Aproveitem bem que essa época é única em nossas vidas! |
Mas o pior de tudo mesmo é o que esse bando de políticos safados estão fazendo com as nossas crianças hoje. O Brasil está voltando ao mapa da fome, os investimentos em educação estão subfinanciados devido à criminosa PEC do teto de gastos, as crianças de hoje terão que trabalhar muito mais quando adultas para terem o direito a se aposentar... Estamos destruindo sonhos, estamos destruindo o futuro do Brasil.
Pode até ser ranzinzice reacionária de minha parte, mas eu confesso que não gostaria nem um pouco de ter nascido nessa nossa época.