Sei que o tema política tem se tornado prioritário neste blog, mas para sair um pouco da rotina, hoje vou falar um pouco sobre música, ou melhor: sobre violão. Vou fazer uma análise rápida sobre um encordoamento que não me agradou muito.

Como eu uso o 09 na guitarra e o acho perfeito, então fiquei curioso para saber como esse mesmo calibre se comportaria no violão. Enfim, troquei as cordas e resolvi tocar para ver no que dava...

Outro problema é que a corda mizinha é fina demais, parece até um fio de cabelo. E como a minha pegada é forte na hora da batida, com menos de cinco minutos tocando, a corda mizinha arrebentou-se. Sorte que o encordoamento já vinha com outra mizinha reserva de brinde. E falando em cordas, estranhei que a corda sol é bem mais fina, sem aquele revestimento que tem nos calibres maiores.
Mas o que realmente me deixou chateado foi a perda de corpo no timbre das cordas. O som realmente é mais magro e com menos volume. Apesar de aparentemente ter mais sustain, o encordoamento é muito ruim para dedilhar e na hora fazer uma base mais forte, fica dando a impressão que as cordas vão se arrebentar todas de uma só vez.
![]() |
Corda é uma questão de gosto |
Enfim, não gostei e não recomendo – exceto se for para iniciantes ou para crianças. Para violão, só presta mesmo ou a 010, ou a 011. A 012 eu achei dura demais, muito desconfortável e parece que vai arrancar o cavalete a qualquer momento devido à tensão exagerada das cordas. Mas enfim, essa foi a minha impressão.
e nesses post que eu me lembro o foco original desse blog bons tempos
ResponderExcluirVerdade, bons tempos.
Excluir