O único game que eu tenho jogado nos últimos meses é o redimido Cyberpunk 2077. Um jogo que prometeu demais, foi lançado quebrado e deu a volta por cima no final. Cyberpunk 2077 hoje é um game maravilhoso que não lembra em nada o desastre do seu lançamento. Minhas mais de 800 horas de gameplay provaram que esta obra-prima da CD Projekt Red é um dos melhores jogos de mundo aberto da história e o segundo melhor RPG de todos os tempos logo atrás do Witcher 3. Pretendo abordar melhor as qualidades deste game em outro post. Neste aqui, contudo, eu vou apontar algumas das falhas que imagino que serão consertadas em futuras dlcs ou que serão corrigidas no próximo game da série e que deixaram Cyberpunk 2077 menos distópico que eu imaginava.
Falando de questões estruturais, o próximo Cyberpunk (projeto Orion) precisará ser ainda mais cyberpunk que o CP2077. Digo isso por questões de melhor imersão no rico universo criado por Mike Pondsmith. É preciso que a gente sinta que está de fato em uma distopia decadente e apocalíptica. Os implantes precisam ser mais agressivos, a violência mais presente, a atmosfera do game mais sombria, as roupas mais agressivas e a profanação do corpo algo mais perturbador. Esse primeiro Cyberpunk mais parece um GTA futurista que um mundo realmente cyberpunk. Eu não vejo tantos finais ruins nas missões secundárias como havia em Witcher 3, por exemplo, onde a gente tinha que escolher o "mal menor". Cyberpunk é sobre sobrevivência, revolta, luta, medo, fuga da realidade e niilismo em um futuro sem esperança. Nossas vidas no game não podem ser melhores que as nossas vidas reais. Inclusive, acho que atmosfera egoísta e brutal de Night City é um ambiente perfeito para desenvolver laços profundos com os raros personagens que se conectam conosco emocionalmente – já que sentimentos de amor e altruísmo contrastam e ganham força com o comportamento frio e indiferente da maioria dos moradores da cidade. Os romances do jogo são quase superficiais e pouco desenvolvidos. Personagens que salvam nossas vidas (ou que salvamos as deles) e que realmente criam laços importantes – como Takemura e Songbird – são solenemente negligenciados como opções de relacionamento.
Honestamente falando, acho que Cyberpunk 2077, apesar de ser um dos melhores games que joguei na vida, ainda pode ser muito melhor. Por isso, pontuei a seguir uma lista de itens que podem ser melhorados no game como um todo:
- Não poder pular diálogos inteiros.
- Neurodanças são chatas e repetitivas.
- Personagens não reagem às nossas roupas.
- Falta uma lanterna.
- Bebidas alcoólicas não servem para nada.
- Faltam mais tipos de roupas, de corpos para V e de cortes de cabelo.
- Falta de customização de veículos (incluindo neon e nitro).
- A história é relativamente curta e apressada.
- Novigrad do Witcher 3 tinha mais brodéis que em toda Nightcity.
- Morte por cronometagem invisível (autokill) em sequências de perseguições com tiroteio no carro.
PS: Sim, Cyberpunk 2077 ainda possui bugs raros que podem prejudicar a gameplay, mas a grande maioria deles desaparece ao reiniciar o game no último save.
Apesar de todos os problemas listados e da falta de mais conteúdo (o game teve uma expansão cortada), o game é absolutamente divertido e viciante. Além da boa história, as builds de combate e as formas diferentes de resolver as missões é algo que nunca vi igual na história dos games, tornando o fator replay bastante atrativo.
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