Que o ensino fundamental e médio no Brasil não é dos melhores, isso todo mundo já está careca de saber. A questão é: por onde começamos a melhorar?
Tenho visto nos últimos dez anos um verdadeiro boom de faculdades surgindo para todos os lados pelo país e programas governamentais apoiando isenções nas mensalidades dessas instituições. Mas daí surge um problema fundamental: estudantes universitários com a educação básica precária. O problema do Brasil não está no ensino superior, mas, sim, no ensino básico. De que adianta abrir milhares de vagas em universidades, se os estudantes que pretendem preenchê-las ingressam na faculdade sem uma formação básica adequada? Como alguém pode cursar medicina sem nem saber o que é uma síntese protéica? Não se resolve o problema da educação no país nivelando as coisas por baixo.
Uma reforma da educação no Brasil deve englobar, principalmente, o ensino fundamental e médio, que são os que mais carecem de estrutura, investimentos e professores qualificados. Existem muitas escolas que não possuem nenhuma biblioteca sequer, nenhum laboratório, nenhum computador, nenhum salão multimídia e, às vezes, não possuem nem mesmo carteiras e bancas para os alunos. Sem falar também na falta de material escolar, de segurança, de professores e de salas de aula.
Além de uma melhora qualitativa no ensino básico, é preciso também uma mudança quantitativa. Precisamos incluir novas disciplinas e ter escola em tempo integral. E nada de integrar todo o tempo dos alunos apenas com as velhas disciplinas eletivas de sempre (português, matemática, história, etc.), é preciso trazer outras atividades que façam a criança ver a escola como um lugar prazeroso e estimulante - e não como uma prisão.
Abaixo seguem sugestões de disciplinas que deveriam integrar o currículo do ensino médio e fundamental:
Ensino: fundamental/médio
É importantíssimo que as crianças saibam como proceder desde cedo em casos de emergência. Uma aula de primeiros-socorros pode ajudar a salvar a vida de amigos, familiares, estranhos e até a própria vida. Se as noções básicas de primeiros-socorros fossem dadas desde cedo, muitas mortes desnecessárias poderiam ser evitadas.
Educação Artística (música, teatro, artesanato, pintura, dança, etc.)
Ensino: fundamental/médio
Educação Ambiental
Ensino: fundamental/médio
Cidadania/Direitos humanos
Ensino: fundamentalOutra disciplina que já é amplamente abordada em muitas escolas do país, mas que precisaria ser obrigatória. Compreender os direitos e deveres de cada cidadão é um item obrigatório no ensino básico. É daqui de onde saem as noções de ética e de civilidade. Considero um verdadeiro absurdo um cidadão não saber nem mesmo o que é o direito consuetudinário.
Legislação
Ensino: médio
Economia
Ensino: médio
Ensino: médio
Disciplina obrigatória para que ninguém cresça confundindo política com politicalha. Nesta disciplina, aprende-se desde a política no nosso dia-a-dia até as diversas metodologias de políticas públicas e como o parlamento e o congresso funcionam, por exemplo. Com o ensino dessa disciplina, o povo terá mais educação política e votará de forma mais consciente.
Astronomia

Garanto que com essas mudanças o Brasil tornar-se-ia uma nação muito mais forte e com cidadãos muito melhor formados e cientes dos seus direitos. Esse seria o primeiro passo para transformarmos o Brasil num país respeitado no mundo inteiro.
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