terça-feira, 24 de abril de 2018

Nunca use dois antivírus ao mesmo tempo


Ontem, eu instalei no meu PC o antivírus pago Kaspersky por considerá-lo mais completo e confiável que a versão gratuita do Avast que eu já usava há anos. Porém, não desinstalei o Avast e fiquei com os dois antivírus ao mesmo tempo instalados no meu desktop. Até aí tudo ok. O problema veio depois. Quando eu religuei o PC após a instalação do Kaspersky, vários programas não estavam abrindo, o PC estava sem som e bastante lento. Reiniciei o PC várias vezes, mas o problema persistia. Foi aí que eu me lembrei de uma matéria que li num site de informática há muitos anos que dizia que dois antivírus instalados na mesma máquina podem dar uma série de conflitos por iniciarem ao mesmo tempo e acessarem os mesmos arquivos de inicialização. Daí que eu tentei desinstalar o Avast, mas nem o painel de controle estava abrindo mais. Foi aí então que eu reiniciei o Windows através do modo de segurança e consegui finalmente desinstalar o Avast. Quando reiniciei o PC com o Avast já desinstalado, tudo voltou ao normal.

Se um dia você resolver trocar de antivírus, não se esqueça de antes desinstalar o antigo para não ter risco de ocorrer conflitos na sua máquina. Isso vale tanto para PCs quanto para celulares e tablets. Essa dica pode evitar que você corra o risco de formatar desnecessariamente o PC sendo que a solução é bem mais simples.

0 comentários:

Postar um comentário