sexta-feira, 10 de julho de 2020

Devemos torcer pela morte de Bolsonaro?


Tenho visto muitas pessoas por aí desejando descaradamente a morte do presidente Jair Messias Bolsonaro depois dele ter divulgado que está com a Covid-19. Pessoas desejarem a morte uma das outras é comum, mas vê este tipo opinião partir de pessoas de esquerda ou de cristãos é algo que me deixa intrigado. Cristãos, se não me falha a memória dos tempos de catecismo, têm a obrigação de amar a todos, inclusive seus inimigos. Já as pessoas de esquerda, que costumam ter mais empatia e propensão ao diálogo, estão a repetir o que os intolerantes da extrema-direita desejaram aos ex-presidentes Lula e Dilma. Mas o ponto aqui não é criticar as pessoas por suas opiniões, crenças e ideologias. O ponto aqui é mostrar como seria ruim para todos nós a morte de Jair Messias Bolsonaro.

Em primeiro lugar, a morte de Bolsonaro pela Covid-19 seria uma vitória não da oposição ou da esquerda, mas do próprio coronavírus. Eu acho abominável que as pessoas torçam para que o vírus tire a vida de mais um ser humano, por pior que ele seja. A minha torcida é a favor da vida humana e contra o coronavírus. Se eu fosse um médico e o Bolsonaro fosse meu paciente, eu faria de tudo para salvar a sua vida e cuidar da sua saúde, assim como faria com qualquer outro ser humano. Para mim, a vida humana tem um valor incomensurável, independentemente do caráter.
Em segundo lugar, a morte de Bolsonaro faria com que o seu vice, Hamílton Mourão, assumisse a presidência. E como todos sabem, Mourão é muito mais preparado, inteligente e competente em conduzir adiante a agenda econômica neoliberal. Ao contrário do ex-capitão, o general consegue se comportar de maneira aceitável diante da maior parte da opinião pública. Lutar contra o Mourão seria mais difícil, no meu ponto de vista.
Por último, eu sou contra a morte do presidente porque ele precisa estar vivo para responder pelos seus crimes. Como costumava-se dizer durante as Cruzadas: "morte não é punição, morte é libertação".

Nunca imaginei que eu fosse proferir isso, mas desejo que o presidente Bolsonaro se recupere e que um dia a justiça – e não a vingança – seja feita.

2 comentários:

  1. Boa tarde, amigo. O link do meu blog mudou por motivo de força maior. Agora é https://aeradaidiocracia.blogspot.com/ Foi acrescentado um "a" depois das duas barras //. Grande abraço.

    ResponderExcluir