![]() |
Será que o universo é um grande desperdício de espaço? |
Dizem que o ceticismo é a arte de estragar prazeres, porque destruir velhas crenças e atacar o que nos traz segurança espiritual é algo que tira muita gente da sua zona de conforto. Aceitar a dúvida como um fato é muito desagradável para seres que gostam de respostas fantásticas e imediatas. E o desafio do cético é justamente este: de abraçar o benefício da dúvida ao invés de crer no queremos que seja verdade. Se tratando de vida extraterrestre, não gosto de alimentar falsas esperanças e histórias pouco críveis que permeiam o nosso folclore e a cultura pop. Na minha opinião, nunca faremos contato com seres extraterrestres mais inteligentes. Além das razões citadas no post anterior, ainda há várias outras que corroboram a afirmação de que o contato com vida sapiente fora deste mundo nunca acontecerá conosco. Mas não pense que isso é algo ruim. Basta pensar um pouco sobre os riscos que corremos com um suposto contato. Há riscos de tragédias, doenças, escravidão e extermínio em escala global, muito pior do que ocorreu durante a colonização espanhola. Como diz o velho ditado de schrödinger: a curiosidade matou o gato. Portanto, cautela demais nunca é de menos. Isso porque eu nem levei em consideração o fato de que os alienígenas podem ser completamente indiferentes a nós e podem nos ignorar como ignoramos formigas, minhocas e outros animais que pisamos quando andamos na rua. Na verdade, a possibilidade de contato nem me preocupa tanto, porque ela é extremamente improvável. Claro que a possibilidade deles serem hostis é um risco. Mas o motivo real pelo qual eu acho que nunca faremos contato é simplesmente porque não há com quem conversarmos lá fora.

![]() |
E se os alienígenas forem seres robóticos de uma evoluída I.A.? |
A possibilidade que mais me intriga sobre os extraterrestres é que eles possam ter criado um universo paralelo e tenham migrado para ele, posto em vista que o nosso é muito instável e terá um final assombroso. Ou talvez eles tenham construído super máquinas que simulem realidades virtuais onde tenha surgido um mundo perfeito dentro delas, de modo que o que está fora dela não interessa mais a eles. Os aliens podem viver numa espécie de matrix ou, se for possível, podem ter descoberto dimensões superiores onde as coisas sejam mais interessantes. Também ainda há a possibilidade de que formas de vida mais inteligentes sejam exclusivamente robóticas. Seres orgânicos seriam apenas uma etapa para atingir este patamar. Logo, seríamos uma espécie de animal pré-histórico para os aliens. Enfim, o fato é que eu não tenho nenhum bom motivo para acreditar que faremos contato um dia. Tudo está contra nós neste sentido.
![]() |
O contato com eles ocorrerá apenas na nossa imaginação |
PS: Eu estou desconsiderando os crop circles (inclusive aquele que responde a mensagem de Arecibo) por terem fortes indícios de fraude e também o sinal Wow, que também não quis dizer nada que possamos tratar de forma não especulativa.
0 comentários:
Postar um comentário