sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

O neoliberalismo é maior praga que existe


Noutro dia, ao conversar com um colega, eu cheguei à conclusão que o neoliberal consegue ser uma praga pior que o fascista. Isso porque o fascista, apesar do seu autoritarismo e reacionarismo, mantém um mínimo que seja de nacionalismo, de patriotismo e de proteção social. Já o neoliberal é um entreguista preocupado apenas com o lucro de grandes corporações e de minorias rentistas. Neoliberais não possuem consciência social, não possuem empatia, não dão a mínima para o próprio país e são incapazes de enxergar o contexto geral da conjuntura para além de sua visão individualista. Apesar do Brasil hoje ter um fascistoide na presidência da república, a economia é conduzida por um ultraliberal que tem compromisso exclusivo com o mercado, com o rentismo e com os países centrais do capitalismo. O resultado é este desastre que estamos assistindo: reforma trabalhista que tira férias e 13º salário, reforma da previdência que vai obrigar milhões de brasileiros a trabalharem até a morte e a entrega total das nossas riquezas para as nações desenvolvidas. Estamos voltando a ser uma colônia da América do Norte e da Europa Ocidental devido à crise que o capitalismo impõe ciclicamente aos seus países centrais. Nós, trabalhadores das nações em desenvolvimento, é que vamos pagar toda a conta da crise. O neoliberal, míope que é, é incapaz de enxergar isso porque na cabeça dele a única coisa que importa é a eficiência e a dinâmica do mercado.


Enfim, só há duas soluções para essa situação: a primeira é a resistência diante desse ataque neoliberal. E a segunda é abandonar o Brasil e fugir para países da centralidade do capitalismo (os países ricos). A prisão de Lula – que agora tornou-se perpétua devido à ridícula e absurda condenação pelo sítio – é a maior prova de que há interesses geopolíticos internacionais em manter o Brasil longe de qualquer modelo de desenvolvimento econômico sólido. Lula é uma ameaça aos interesses das nações ricas em nos recolonizar. Não é por outra razão que ele foi tão perseguido, difamado e condenado. Enquanto os idiotas comemoram a condenação perpétua do Lula e vociferam contra Nicolás Maduro, estamos sofrendo o maior ataque não bélico da nossa história. Nenhum país no mundo (exceto o Brasil) entrega de mão beijada o próprio petróleo e sua capacidade de desenvolvimento. Infelizmente, não vejo nenhuma esperança a curto prazo. Teremos dias difíceis pela frente.

3 comentários:

  1. Concordo com você, só acho forçado a parte que fala do Lula! Já está na hora de surgir uma nova liderança de esquerda neste país!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ano passado eu li um livro sobre a nova esquerda de Cristovan Buarque, atualmente deputado Federal, e ele faz um compilado sobre a esquerda brasileira e do mundo no livro

      Excluir