quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

É tudo por causa do petróleo


Qualquer pessoa que tenha um mínimo de percepção geopolítica sabe muito bem que aquilo que de fato está em jogo na Venezuela com toda essa crise é uma coisa só: a soberania do país, ou melhor: o seu petróleo. A Venezuela é o país que tem as maiores reservas de petróleo do mundo e depende essencialmente desse petróleo para sobreviver. O agravamento da crise na Venezuela ocorre porque há repetidas tentativas de golpe de Estado pela oposição, de chantagem econômica por parte da plutocracia, da criação de uma escassez artificial de produtos no varejo e de sucessivas ameaças de invasão militar externa. Diante desse quadro, a imprensa capitalista mostra exclusivamente a narrativa dos opositores de Maduro para passar a imagem de que ele não passa de um ditador violento, sádico, incompetente e louco. Portanto, para a imprensa, Maduro precisa sair do poder para dar lugar a um "liberal" que vai entregar todas as commodities do país, condenando a Venezuela à pobreza e à desigualdade extrema.

Uma imagem que vale mais de mil palavras

Já a tal "ajuda humanitária" que estão tentando enviar para a Venezuela não é humanitária coisa nenhuma e sequer tem apoio da Cruz Vermelha. Essa "ajuda" nada mais é que uma tentativa de forçar a derrubada de Maduro, induzindo a opinião pública a pensar que ou ele é cruel com seu povo por não aceitar a ajuda, ou que ele se reconhece como causador da crise. Se os EUA realmente estivessem preocupados com a situação da Venezuela, eles exigiriam o fim do embargo ao país para que os produtos parem de faltar no varejo ao invés de fazer esse teatrinho ridículo, enviando mantimentos para o país sem ter sido solicitado. Essa ajuda humanitária é uma farsa bizarra e hipócrita, até porque se houvesse mesmo preocupações desse tipo, a tal "ajuda" deveria vir para o Brasil, porque só aqui temos mais de 50 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar. Isso sem falar de outros países da América Latina que estão em situação de pobreza pior que a Venezuela e ninguém fala de ajuda humanitária para eles.

Maduro é a resistência contra a pilhagem estrangeira

Quem está por trás de tudo isso são as tais Sete Irmãs do Petróleo, que são megacorporações petrolíferas responsáveis por todo tipo de guerra e de políticas predatórias pelo mundo atrás de petróleo. Alie a isso a crise que o capitalismo vem atravessando desde 2008 e a neopolarização entre o imperialismo ocidental e o Brics que temos todos os ingredientes necessários para que a Venezuela vire o principal foco de ação da pilhagem norte-americana. Portanto, não se iluda com reportagens tendenciosas e manipuladas da mídia corporativa. A direita não está preocupada com os venezuelanos, mas sim em transformar o país bolivariano em mais uma neocolônia do império estadunidense.

3 comentários:

  1. "Portanto, para a imprensa, Maduro precisa sair"

    ERROU NOVAMENTE ESQUERDISTA. Quem quer que o Maduro saia é a maioria avassaladora do povo venezuelano, que está padecendo de fome e doenças.

    "Já a tal "ajuda humanitária" que estão tentando enviar para a Venezuela não é humanitária coisa nenhuma e sequer tem apoio da Cruz Vermelha"

    Isso tão pouco importa.
    Diante do caos atual venezuelano a ajuda deveria ser liberada independente de qualquer coisa. Um homem não deve ter poder sobre uma nação ao ponto de proibir seu povo de se alimentar, isso é crime contra a humanidade e ele deverá ser julgado por isso.

    Pergunta para o povo venezuelano se eles queriam ou não a ajuda.

    Faz o seguinte cara, vai com esse teu discursinho de que o Maduro é bom lá pra Venezuela, chega bem no meio do povo faminto e doente e recita as mesmas palavras que tu escreveu neste post, aí tu vai ver só o que vai acontecer contigo.

    Um brasileiro comunista que não consegue pensar fora da caixa ideológica só podia dar nisso.
    Abre um blog, começa a escrever sobre política e se acha formador de opinião. Hahahahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma anônimo, Maduro já anunciou a chegada de 300 toneladas de ajuda da Rússia. Não precisa ficar tão exaltado. Fora que a "ajuda humanitária" dos EUA e aliados estava contaminada e estragada. Acho melhor, ao invés disso, você começar a se preocupar com os 50 milhões de brasileiros que estão em situação de insegurança alimentar.

      Excluir