domingo, 29 de agosto de 2021

O Halloween é a minha festa favorita


Eu nunca gostei muito de festas, mas existem algumas datas comemorativas que eu abro exceções, tais como natal e réveillon, por exemplo. Isso porque apesar da bebedeira e da falsidade das pessoas nessas festas, eu tenho uma sensação de expurgo e de renovação de um ciclo. Porém, a única festa que eu gosto de verdade e que – por ironia do destino – tradicionalmente não se comemora no Brasil é o Halloween.

O meu primeiro contato com o Halloween foi quando tinha 12 anos de vida e estava estudando na Cultura Inglesa. Avisaram antecipadamente por lá que teríamos uma tal de festa do dia das bruxas, coisa que eu nunca tinha visto até então. No dia do evento, eu achei exótico e ao mesmo tempo divertido todo aquele clima soturno e macabro com aquela decoração meia gótica que foi feita na Cultura Inglesa no dia das bruxas. E o melhor foi que a gente podia ir fantasiado e ainda tinha comida de graça. Como eu não tinha fantasia, usei somente uma máscara, mas deu pra me divertir bastante junto com meus colegas de classe. Daí em diante, passei a amar o Halloween.

Ainda aos 12 anos, fui conhecer a tal Noite do Terror do Playcenter. Ela tinha inspiração no Halloween e era um evento bastante popular na época. O Playcenter era um parque de diversões que tinha em algumas cidades brasileiras e ele por si só já era uma atração com todos aqueles brinquedos, atrações e fliperamas. E com um monte de atores vestidos de monstros e personagens de filmes de terror dando susto no povo é que as coisas ficavam divertidas mesmo. Pena que só fui a este evento naquela vez e nunca mais.

Nos anos seguintes, eu passei a frequentar todas as festas de Halloween da Cultura Inglesa e adorei todas elas. Já adulto, na faculdade, eu fiz alguns projetos com temática no Halloween e até nos jogos de videogame as minhas fases favoritas geralmente eram as inspiradas no dia das bruxas. E o engraçado é que minha novela favorita foi a sombria Vamp, minhas sessões de filmes favoritas foram os Cine Trash e o Contos da Cripta, o meu game favorito é o repleto de monstros The Witcher 3 e até canções escatológicas como One (Metallica) e Heart-Shaped Box (Nirvana) estão entre as minhas favoritas de toda a vida. É impressionante como eu tenho uma propensão natural a gostar dessas coisas mais "dark".

É por essas e outras que às vezes eu penso que nasci no país errado. Nunca curti festas juninas, páscoa e menos ainda o carnaval. Mas nada impede que eu comemore sozinho o meu dia das bruxas.


Um comentário: