segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Ser adolescente em 2002


 

O ano de 2001, como bem explanei neste post da série, foi um ano bem porcaria. Já o ano de 2002 também foi outra porcaria, mas uma porcaria um pouco menos pior. Afinal de contas, o Brasil foi pentacampeão no futebol, a crise energética chegou ao fim e a esperança venceu o medo durante as eleições daquele ano. Tivemos também a criação da cédula de R$ 20, o auge do sucesso do Dragon Ball Z no Brasil e o lançamento de uma porrada de filmes inesquecíveis. Quer saber mais o que aconteceu em 2002? Então chega mais.

Pessoalmente falando, o ano de 2002 foi bem complicado para mim. Apesar de ter completado saudáveis 19 primaveras naquele ano, eu estava vivendo uma crise existencial que me deixou meio deprê, tinha sido reprovado em dois vestibulares, não tinha PC, meus videogames estavam quebrados e estava sem dinheiro. Mas a partir da metade do ano, as coisas foram melhorando. O que me animou naquele ano foram os episódios da saga de Majin Boo nas manhãs da Globo, as revistas caseiras da Sociedade do Rock que eu mesmo produzia, a Copa do Mundo de 2002 no Japão e Coreia e uma locadora de videogames que descobri pertinho da minha casa. Além disso, como eu estava sem videogame em casa na época, criei um futebol estilo RPG com dezenas de times e jogadores fictícios para me divertir um pouco. Falando nisso, eu fiz diversos campeonatos desse "futebol de mesa" e dava para jogar tanto sozinho quanto com outras pessoas. E era um barato. Eu, inclusive, pretendo escrever mais sobre esse futebol RPG em outra postagem.

Alguns cards do tal futebol RPG de mesa.

Televisão
2002 foi um ano bem chatinho em matéria de TV aberta. Eu confesso que praticamente só assistia MTV, Dragon Ball Z na Globo, o Interligado Games na Rede TV e os jogos da Copa do Mundo. O SBT e a TV Cultura repetiam rigorosamente a mesma programação do ano anterior, exceto pela volta do Gol Show, do SBT, que tinha saído do ar em 1998. Na Emissora do homem do Baú da Felicidade, eu só curtia mesmo a Casa dos Artistas que já estava na sua segunda edição. E melhor que a Casa dos Artistas eram as crônicas que eu lia diariamente do jornalista José Simão onde ele criticava jocosamente os programas da tevê e as notícias políticas do país. Mas só quem trouxe mudanças significativas neste ano foi mesmo a Globo.

Na emissora da família Marinho, o Bambuluá saiu do ar no final de 2001 e aí ficaram no seu lugar a TV Globinho e Sítio do Picapau Amarelo pela manhã. E era justamente na TV Globinho que passava o único desenho que me interessava, que era o já citado Dragon Ball Z que já estava na Saga de Majin Boo. Durante o Globo Esporte, tínhamos os comentários ácidos e divertidos do inesquecível Gato Mestre sobre os times e jogos da Copa de 2002. Eu achei uma pena que a Globo tenha tirado o Gato Mestre do ar, porque ele era melhor que muitos comentaristas por aí e falava as coisas que pensava sem medo de ofender. Pela noite, tivemos a estreia da série O Quinto dos Infernos, a exibição do primeiro Big Brother Brasil em janeiro e a exibição do segundo Big Brother em maio. Tivemos também o Linha Direta e o Intercine, este último ficou no ar até 2010. Mas o grande barato naquele ano foi mesmo a Copa do Mundo de 2002 que era transmitida durante a madrugada e a manhã.

Essa Copa do Mundo foi inesquecível.
 

Copa do Mundo
Aquela Copa do Mundo do Japão e Coreia de 2002 foi o maior evento esportivo do ano. Devido ao fuso horário, os jogos começavam de 3h, 6h e 8h da manhã aqui no Brasil. Eu lembro que fiquei muito feliz com a derrota da nossa carrasca de 98, a França, para Senegal na abertura da Copa. Melhor que isso foi a estreia nervosa contra a Turquia onde a nossa seleção venceu no sufoco com uma ajudinha do juiz. Mas aquela Copa foi muito bacana, a minha favorita depois da de 94. Apesar de ter virado zumbi assistindo aos jogos de madrugada, valeu muito a pena. Eu anotava os resultados dos jogos numa tabelinha e acho que foi a única Copa que assisti a todos os jogos transmitidos. No final das contas, como todos sabem, o Brasil foi pentacampeão batendo por  2 a 0 a Alemanha. Isso porque o técnico Felipão foi chamado de burro antes da Copa por não levar o Romário que chegou a chorar pedindo para ser convocado. Agora tão bom quanto ter visto o Brasil campeão foi ter visto as favoritíssimas Argentina e França dando adeus à Copa ainda na primeira fase.

O bom e velho Nokia.

Tecnologia
2002 foi o ano onde vivenciamos o auge da venda dos CDs de áudio, onde ter um Nokia 3310 era moda, onde a internet banda larga começava a ser introduzida no país, onde demorávamos quase uma hora para baixar uma música em MP3 pelo Kazaa e onde as gigantes tevês de tubo ainda eram predominantes nos lares brasileiros. No mundo da informática, CPUs com Amd Duron, Amd Atlhon, Intel Celeron e Intel Pentium 4 eram as mais vendidas na época. O Windows XP estava no seu auge e o uso da internet discada era o que predominava na maioria das conexões. Para quem não tinha PC, a saída eram as gloriosas lan houses que estavam vivendo o seu auge naquela época. Infelizmente, para mim, como eu não tinha PC e nem lan houses perto de casa, não cheguei nem perto de um computador naquele ano.

Halo Combat Evolved: título que mais joguei naquele ano.


Games
Aquele ano foi um marco na minha vida em matéria de games. Isso porque eu tive a oportunidade jogar pela primeira vez videogames com CPUs de 128 bits, como foi o caso do Xbox e do Playstation 2 na locadora perto da minha casa. E foi uma loucura, porque eu gastei até o último centavo do troco da passagem e do pão para passar horas curtindo Halo, GTA 3, Tekken 4, Crazy Taxi, Medal of Honor, Mortal Kombat e muitos outros títulos. E como a maioria da galera na locadora só jogava games de futebol, eu quase sempre acabava jogando sozinho mesmo. Eu não curtia muito jogos de futebol porque além de estar meio enjoado de jogos de esporte, eu ainda era ruim à beça nos Fifas e Winning Elevens da vida. Daí que eu era um jogador bem solitário. De novidades gamísticas lançadas naquele ano, podemos citar os títulos:

Mafia
Kingdom Hearts
Warcraft 3
Age of Mythology
Hitman 2
Battlefield 1942
GTA Vice City
The King of Fighters 2002
Metal Slug 4
007: Nightfire
Super Mário Sunshine
Medal of Honor Frontline
Medal of Honor Allied Assault
Unreal Tournament 2003
Tony Hawk Pro Skater 4
Need For Speed Hot Pursuit 2
Animal Crossing

O Tribalistas Carlinhos Brown, Marisa Monte e Arnaldo Antunes.


Música
Sendo bem sincero, eu achei o ano de 2002 bem fraco musicalmente falando, tanto que a única canção que me lembrei de cara que tocou muito naquele ano foi a Vai Rolar a Festa da Ivete Sangalo. Tivemos também a chegada dos Tribalistas e o auge do sucesso do álbum A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana dos Titãs, com canções que tocavam todos os dias nas rádios. E falando em rádio, fui dar uma pesquisada rápida e vi que algumas das músicas mais tocadas nas rádios da época foram:

Festa – Ivete Sangalo
Já Sei Namorar – Tribalistas
Wherever You Will Go – The Calling
My Sacrifice – Creed
Whenever, Wherever – Shakira
Epitáfio – Titãs
Carla – LS Jack
O Mundo é Bão, Sebastião – Titãs
Que Nem Maré – Jorge Vercilo
Deixa a Vida Me Levar – Zeca Pagodinho
A Sua Maneira – Capital Inicial
O Calibre – Paralamas do sucesso
Papo Reto – Charlie Brown Jr.
Só Por Uma Noite – Charlie Brown Jr.
Green Hair (Japa Girl) – Supla
Namorar Pelado – MC Pelé

Tom Cruise em Minority Report.

Filmes
O que realmente salvou 2002 foi a sétima arte. O que tivemos de filmes bons sendo lançados naquele ano não foi brincadeira. Além dos clássicos Senhor dos Anéis, Star Wars e Harry Potter, alguns filmes foram muito marcantes, como o incrível Minority Report, o tenso Sinais, o surpreendente O Mistério da Libélula e o clássico Conde de Monte Cristo. Isso sem falar do Cidade de Deus que foi um dos melhores filmes nacionais que assisti até hoje. Vou deixar uma lista abaixo de alguns dos principais títulos de sucesso daquele ano.

O Senhor dos Anéis - As Duas Torres
Star Wars: Episódio 2 - Ataque dos Clones
Harry Potter e a Câmara Secreta
Minority Report - A Nova Lei
O Mistério da Libélula
O Conde de Monte Cristo
MIB: Homens de Preto 2
007 - Um Novo Dia Para Morrer
Gangues de Nova York
Sinais
O Pianista
O Chamado
Blade 2
Cidade de Deus
Dragão Vermelho
Fomos Heróis
A Máquina do Tempo
A Era do Gelo
Scooby-Doo
Resident Evil - O Hóspede Maldito
Triplo X
O Escorpião Rei
 

Enfim, este foi o meu resumo do ano 2002 na minha época de adolescente. Para quem quiser saber a minha opinião sobre outras épocas que vivi, a seguir deixo vários links dessa série para você se divertir, conhecer ou matar saudades:

Ser criança em 1986
Ser criança em 1988
Ser criança em 1990
Ser criança em 1991
Ser criança em 1994
Ser criança em 1995
Ser criança em 1996
Ser criança em 1997
Ser criança em 1998
Ser adolescente em 1999
Ser adolescente em 2001

0 comentários:

Postar um comentário