sexta-feira, 11 de março de 2022

Redes Sociais nunca mais


Vamos ser honestos, Rede Social é um treco que nós acessamos quando estamos a fim de nos deprimir. Isso porque vemos pessoas com corpos perfeitos, com vidas muito melhores que a nossa, cheias de dinheiro no bolso, comendo coisas que não podemos comer e tendo bens de consumo que jamais teremos. É um festival de ostentação onde todos lá parecem felizes enquanto nós, meros mortais, vamos sobrevivendo em nossas vidinhas insossas de pessoas comuns. Quando chega a nossa vez de postar algo nessas redes, viramos reféns dos "likes" e ouvimos críticas destrutivas e desnecessárias que jogam a nossa já fragilizada autoestima no fundo do poço. E como se isso não bastasse, agora as redes sociais do Meta (marca mãe do Facebook e do Instagram) estão permitindo legalmente postagens preconceituosas, violentas e criminosas contra russos devido ao conflito na Ucrânia. Daí eu me pergunto: redes sociais estão tornando as nossas vidas realmente melhores?

Eu raramente acesso as redes sociais, porque além de servir de meio de depressão, de rede de fofocas, de super exposição, de roubo de dados e de formação de bolhas sociais, elas não me trazem nada de útil. A única rede social que eu realmente gostava era a do extinto Yahoo Respostas, porque lá não havia tanto espaço para se deprimir e nós ainda aprendíamos, ensinávamos e fazíamos amigos com nossas perguntas e respostas. O também extinto Orkut, apesar dos problemas, era menos pior que os Instagrans e Facebooks da vida, porque eu mesmo só logava para participar das discussões nas centenas de comunidades que eu participava.

Enfim, a internet de hoje, além de perigosa, está também nos tornando cada vez mais burros, mais superficiais, mais deprimidos, mais preconceituosos e mais doentes. Se depender de mim, o boicote a essas pragas chamadas redes sociais já começou faz tempo. E garanto que minha vida está muito melhor sem toda aquela superexposição e depressão.

Um comentário:

  1. Reflexão oportuna e verdadeira. Redes sociais são se fato um lixo e um desserviço...

    ResponderExcluir