quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Você está acreditando no Jesus errado


Lá nos saudosos tempos do Yahoo Respostas, perguntei aos crentes de plantão como eles reconheceriam que Jesus seria Jesus Cristo mesmo quando ele voltasse e não um sósia aloprado (estilo Inri Cristo), um golpista ou um falso profeta. A resposta de alguns deles é que todo mundo reconheceria Jesus pela fé. Daí que mostrei aquela famosa foto do "Jesus real" e ninguém queria acreditar que ele era Jesus, porque o verdadeiro Jesus era branco de cabelos compridos. A verdade é que essa "fé" dos crentes estava era os induzindo ao erro, porque o Jesus como eles acreditam nunca existiu.

Jesus era um pouco diferente do que imaginávamos.
 

Apesar de ser ateu, eu admito que, segundo as evidências, tudo indica que Jesus realmente existiu. Há diversos documentos históricos que contam sobre um homem que viveu na região da Galileia fazendo as mesmas coisas que Jesus fez (exceto as partes dos milagres). Porém, em todos esses documentos, fica claro que o Jesus histórico de Nazaré não tinha nada a ver com essa imagem distorcida criada no Ocidente após o Renascimento. Jesus não era caucasiano, não nasceu no dia 25 de dezembro em Belém e nem se chamava "Jesus". O nome verdadeiro de Jesus, para quem não sabe, era Yehoshua, que significa Josué em hebraico. Esse Jesus eurocêntrico do ocidente é fruto de sincretismo religioso criado para tentar unificar o império romano junto com algumas remodelagens dos artistas da era renascentista. Isso sem falar dos erros de tradução que ocorreram quando a Bíblia moderna foi escrita e de muitos evangelhos apócrifos que contradiziam muitas verdades dogmáticas sobre o próprio Jesus. Então esse Jesus clássico que vemos em pinturas e filmes é uma caricatura tão irreal do verdadeiro quanto a pintura do Jesus Restaurado.

Retrato falado de Jesus criado por uma IA.
 

Minha intenção não é aborrecer ninguém e nem converter ninguém ao ateísmo. Minha intenção é que as pessoas saiam da sua ignorância e decidam acreditar naquilo que elas realmente tenham convicção. É muito triste ver milhões de pessoas, por exemplo, deixando de comprar comida e remédio para dar as suas suadas economias a um cara fantasiado de pastor que só pensa em ficar rico. Cada um é livre para acreditar no que quiser, mas eu não posso ver coisas que me deixam perplexo acontecerem e ficar quieto. Quer acreditar em Jesus, acredite, até porque eu também acredito na existência dele como humano e vários de seus ensinamentos no Novo Testamento são de grande valia para a humanidade. Mas achar que Jesus é esse negócio europeizado que só serve para enriquecer o clero é, no mínimo, triste.

PS: O Santo Sudário utilizado como "prova" da face de Jesus não foi da mesma época que Jesus viveu.

0 comentários:

Postar um comentário