segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Bolsonaro não governa: ele é governado pelas elites


Existem basicamente dois tipos de pessoas que votaram no Biroliro em 2018. Ao primeiro tipo pertencem aquelas pessoas reacionárias que tinham (e têm) simpatia pelo neofascismo e pelo neoliberalismo. Já o segundo grupo é formado pelo pessoal que foi iludido por fake news, pela imprensa hegemônica e por alguns líderes evangélicos que agem politicamente. Os que se arrependeram de ter votado no Boçalnaro estão majoritariamente no segundo grupo. E também estão em maior quantidade neste segundo grupo as pessoas orgulhosas que mentem para si mesmas, tentando justificar seu voto ao passar pano para as merdas que o Bolsonaro fala e faz. Mas uma coisa todos esses eleitores do Bozo – arrependidos ou não – têm em comum: a responsabilidade pela atual devastação do país. Como bem disse a professora e socióloga Esther Solano em um desabafo: "Desonestos, cúmplices. Vocês sabiam muito bem o horror que estavam apoiando. Ninguém pode dizer que Bolsonaro mentiu. Há 30 anos que fala o mesmo lixo. Vocês sabiam, sim, e são culpados. A quem pretendem enganar hoje? Vão se foder todos."

Simplesmente... trágico!

Bolsonaro é exatamente aquilo que ele sempre foi e que disse que seria caso fosse eleito: um boçal a total serviço dos interesses de donos de multinacionais, banqueiros, latifundiários, grileiros, especuladores, rentistas, oficiais de alta patente, bilionários, pastores inescrupulosos, donos de conglomerados de imprensa e bajuladores em busca de mamata dentro do Estado. Se você não se encaixa no perfil dessas pessoas que acabei de citar, saiba que você foi massa de manobra e vai pagar caro para manter os privilégios dessa minoria da qual nunca fará parte. A sua realidade, infelizmente, é a do desemprego, da violência, do endividamento, dos baixos salários, da precarização do trabalho, da mutilação da previdência social... O país só vai melhorar quando as pessoas que foram iludidas por essa onda neofascista entenderem que política não é brincadeira. Não se pode votar impunemente em qualquer um. É preciso entender como o mundo capitalista funciona, conhecer minimamente a história do país e saber que um bufão que não possui qualquer conhecimento administrativo não tinha a menor condição de governar um país. É por isso que eu não canso de repetir que o Bolsonaro não governa: ele é governado pelas elites que o colocaram na presidência. Um sujeito despreparado, preconceituoso, violento e que tem como mentor o mentecapto sacripanta do Olavo de Carvalho nunca poderia fazer qualquer coisa boa pelo país.

Uma imagem que vale mais de mil palavras

Outro problema bizarro deste governo é a distorção do significado de patriotismo. Para Bolsonaro e seus asseclas, ser patriota é usar as cores do Brasil, amar os EUA, fazer arminha com os dedos e combater a "esquerda". Patriotismo não se resume a idolatrar a bandeira ou a combater a corrupção. Ser patriota significa amar e proteger o próprio país e tudo que há nele: seu povo, sua diversidade, sua cultura, sua riqueza, sua fauna, sua flora, suas tradições. Bolsonaro faz o oposto de tudo isso: vende o país, ataca os índios, desdenha o meio ambiente, não se preocupa com a inclusão social, menospreza a arte a cultura nacional, é antiacadêmico, vê brasileiros que pensam diferente como inimigos, é contra a diversidade religiosa... É este o país melhor que você sempre sonhou?

Abaixo, deixo uma reflexão interessante feita pelo artista plástico e pensador Eduardo Marinho sobre o desgoverno atual.

0 comentários:

Postar um comentário