sábado, 8 de fevereiro de 2020

Caridade não faz milagre


O sistema capitalista é realmente muito curioso, porque ele inverte os sentidos das virtudes humanas. Tem muitas pessoas nesse sistema que adoram posar de solidárias, mas que não passam de egoístas recalcadas. Muita gente lucra com a miséria alheia, fazendo caridade ocasionalmente só para posar de bom cristão e ser bem visto socialmente. Invariavelmente, essas pessoas odeiam pobres e são contra qualquer ação do Estado para reduzir as desigualdades sociais. São justamente essas pessoas que dizem que "as desigualdades sociais são naturais e inevitáveis". Essa gente ignora o fato de que a distribuição de riquezas no capitalismo é propositalmente injusta para privilegiar a classe burguesa e manter a sua dominação econômica e ideológica sobre a classe que produz a riqueza nesse sistema: a classe trabalhadora.

Para não citar nenhuma pessoa física como exemplo, eu vou falar do caso da Globo. Ora, a empresa faz uma megacampanha solidária como o Criança Esperança, mas, por outro lado, apoia políticas neoliberais que empobrecem a população. Isso é pior que enxugar gelo, porque além da solidariedade não resolver o problema da pobreza, ainda está agravando o problema da desigualdade. Para cada criança ajudada, milhares de outras estão sem amparo algum. É tal soma-zero do capitalismo. Se uma minoria de pessoas está muito rica, uma maioria precisa, obrigatoriamente, ficar muito pobre para manter a riqueza do primeiro grupo. Isso porque a riqueza do mundo não é infinita e é impossível todo mundo ser rico nos moldes do sistema capitalista.

É por isso que não é exagero nenhum dizer que o socialismo é o nome político do amor. Só através das políticas intervencionistas do Estado é que é possível eliminar totalmente a miséria e a pobreza. Qualquer coisa fora isso é paliativo para alimentar o ego de quem posa de bom samaritano, porque é impossível acabar com o sofrimento dos mais necessitados apenas com atos isolados de filantropia. Claro que ajudar os semelhantes é algo imperativo, mas achar que isso vai mudar de fato o mundo para melhor é muito inocente, inocente demais.

Um comentário:

  1. Eu acho que há humanidade está no erro desde a revolução neolítica

    ResponderExcluir