sábado, 22 de fevereiro de 2020

Raio X do pobre de direita


Sei que vai parecer ofensivo o que vou revelar, mas sendo curto e grosso, o que faz uma pessoa ser uma conservadora de direita é um misto de medo com baixa inteligência. Quem afirma isso não sou eu, é um conjunto de estudos que mostra que pessoas que possuem medo de mudanças e baixo QI majoritariamente tendem a ser apegadas a valores ultraconservadores, seja nos costumes ou na economia.

Pessoas com a amígdala mais desenvolvida normalmente possuem mais sensibilidade ao medo e ao nojo: e isso se manifesta em aversão a imigrantes, a outras etnias, a culturas diferentes e a "ameaças" em geral, sejam elas reais ou imaginárias. Já a baixa inteligência se observa na falta do conhecimento de como funciona o sistema político, das questões históricas e da consciência de classe. Pessoas com menos senso crítico em relação ao mundo tendem a seguir o senso comum, mesmo quando esse senso comum é contra elas mesmas, as prejudicando. O pobre neoliberal e o negro racista são exemplos típicos desses grupos. Não é normal que uma pessoa inteligente defenda políticas que sejam contra ela mesma. Inclui-se nesse grupo também as pessoas que têm a ilusão de serem ricas mesmo sendo absolutamente pobres.

Aliás, falando nisso, não é à toa que Carl Sagan e Albert Einstein, dois dos maiores gênios da ciência, eram de esquerda. E não é à toa também que os eleitores do Coiso são, em sua maioria, desinteressados por política que só se preocupam com corrupção e em manter preservada "a moral e os bons costumes".


A seguir, vou deixar um vídeo da Casa do Saber com o doutor em psicologia Luiz Hanns onde ele trata justamente desse assunto.

0 comentários:

Postar um comentário