quinta-feira, 1 de abril de 2021

Comemorar a ditadura tinha que ser crime


Hoje é dia primeiro de abril. Além de ser o Bolsonaro Day, é também a data em que os militares e reaças brazucas comemoram a patética "Revolução de 64". Sobre comemorar o Golpe de 1964, tem uma coisa que me deixa com uma pulga atrás da orelha. Será que esses generais que comemoram o Golpe de 64 realmente acreditam, lá no fundo, no que eles mesmos estão dizendo? Porque, caramba, todos os historiadores, todo o resto do mundo e até o Departamento de Estado Norte-americano reconhecem que o que ocorreu em 1º de abril de 1964 no Brasil foi, sim, um GOLPE de Estado. E não foi um golpinho qualquer, foi uma sargentada clássica (ou uma quartelada), com tanques na rua, com gente sendo presa e até com o apoio da Marinha norte-americana (Operação Brother Sam).

Esse folclore estabanado de que os militares daquela época evitaram uma "ditadura comunista" ou um "genocídio esquerdista" só tem consonância dentro dos quartéis e das páginas reaças da web. Parece que os caras vivem numa realidade paralela, onde o negacionismo e a mentira são lei. Eu não consigo levar a sério a hipótese de que TODOS os militares sofreram uma lavagem cerebral tão forte nos quartéis a ponto de se esquecerem de tudo que aprenderam nas aulas de história. A sensação que dá é que por trás desse aparente duplipensar há um corporativismo implícito para acobertar os crimes da ditadura. Não foi à toa, aliás, que os milicos pegaram ódio e nojo do PT por conta da Comissão Nacional da Verdade.

O fato é que se o Brasil fosse um país sério, comemorar o que ocorreu politicamente de 1964 a 1985 tinha que ser tratado como CRIME. E não apenas isso: homenagear torturadores e fazer deboche com as vítimas da ditadura – como já fez o psicopata que preside o país – tinha que dar cana. Ou será que temos que fingir que esquecemos dos desaparecidos, da censura, dos exilados, do AI-5, da inflação descontrolada, da dívida externa bilionária, da desigualdade social e de todas as outras desgraças que atrasaram o Brasil em 21 anos?

0 comentários:

Postar um comentário