terça-feira, 6 de abril de 2021

E o Yahoo Respostas chega ao fim

Ao acessar o Yahoo Respostas hoje pela manhã, dei de cara com a seguinte mensagem:

 

Bad news...

Ou seja: o lendário site Yahoo Respostas será apagado para sempre da internet! A partir do dia 20 de abril de 2021, o site ficará disponível apenas no modo leitura. E a partir do dia 4 de maio de 2021, ele sairá do ar definitivamente. Segundo o informado pelo Yahoo, o site sairá do ar por queda contínua no número de usuários e por questões econômicas.

Essa notícia pode parecer irrelevante para muitos, ainda mais diante do caos causado pela pandemia do coronavírus. Mas o fato é que eu não poderia deixar de dar relevância ao fim de um site que me introduziu na internet. O YR surgiu em 2005 (2006 no Brasil) com usuários fazendo perguntas e respondendo uns aos outros em várias categorias diferentes como se fosse um jogo por conter um sistema de pontos. Eu entrei no site em fevereiro de 2008, época em que o site ainda tinha o layout verde e só podíamos usar avatares na foto. A minha pergunta de estreia por lá foi se uma terapia de vidas passadas em pessoas que nasceram cegas poderia comprovar se a reencarnação existe de alguma forma. E de lá até hoje foram centenas de perguntas e milhares de respostas que dei e recebi. 

 

Saudades desse layout.
 

Foi no YR que conheci também grandes amigos e alguns deles fazem parte da minha vida até hoje (alguns deles seguem também este bloguinho). Alguns usuários lendários também marcaram a história do site, como Ruy Freitas, Manuh, Cesar G, Adalberto S, Scarlet, Kéfren, SR SPOCK, Zé Caparica, Star, Tio Zod, Injuriada, Évelim e tantos outros. Apesar de nunca ter deixado de usar o site, nos últimos anos, eu reduzi bastante a participação nele por falta de tempo e interesse. O YR mudou negativamente o layout, a diagramação, a maneira de interagirmos com outros usuários e trouxe pouca inovação. Isso tudo talvez tenha trazido um desinteresse geral no site para muitos usuários.

Um dia como outro qualquer no YR.

Uma coisa boa que ficou foram as histórias para contar. Tivemos épocas onde celebridades participavam do site como forma de chamar mais usuários, épocas onde ganhávamos pontos dobrados e épocas sombrias onde várias contas foram excluídas. Este bloguinho mesmo surgiu numa época em que os trolls estavam excluindo todas as minhas perguntas e respostas no site. Então aqui acabou virando um refúgio onde pude expressar minhas opiniões livre de censuras e perseguições. Inclusive, tivemos uma época que muitos usuários fizeram uma "greve" no YR por conta das exclusões injustas de perguntas. Bons tempos aqueles...

Eu criei várias contas no YR, entre as mais relevantes, criei a conta principal Klindo Kloid (nome de um dos meus personagens) e Seu Peru (um personagem homossexual cheio de bom humor e amor para dar, gluglugluglu kkkk). Foram anos e anos de aprendizado, amizades e diversão. Não seria exagero dizer que o 'Iarrú', de certa forma, mudou minha vida.

Enfim, descanse em paz, Yahoo Respostas.

0 comentários:

Postar um comentário