terça-feira, 31 de julho de 2018

Ser criança em 1988


Há 30 anos, quando eu devia ter uns 5 anos de vida, lembro que estávamos usando como moeda o Cruzado – moeda esta que foi implantada pelo então presidente José Sarney desde 1986 numa tentativa rocambolesca de controlar a inflação. Era a época das maquininhas que remarcavam os preços de hora em hora nos supermercados. Era um tempo de instabilidade financeira e de muito receio sobre o que o futuro nos esperava.

Lembro que naquele ano de 1988 tivemos um alvoroço muito grande em torno da Assembleia Nacional Constituinte que promulgou a nova Constituição brasileira, conhecida como Constituição Cidadã de 1988. Foi essa assembleia que aprovou o aumento do mandato de José Sarney por cinco anos e decretou o fim da censura e da tortura, além da liberdade de expressão intelectual e de imprensa no país. Naquele ano houve também o nosso primeiro atentado contra a segurança nacional após a redemocratização quando o voo 375 da Vasp, feito por um Boeing 737-300, foi sequestrado por um desempregado com a intenção de jogar o avião contra o Palácio do Planalto e matar o presidente José Sarney.

Apesar das crianças daquela época não entenderem nada sobre economia ou política, nós éramos afetados diretamente pela crise. Os brinquedos ficavam mais caros, a comida precisava ser comprada toda de uma só vez para fugir da remarcação de preços e precisávamos de um montão de moedas para comprar um simples lanche na escola. Não foi uma época fácil, mas ao menos foi uma época divertida onde a criatividade se sobressaia na hora de lidar com a crise.

Tá aí uma coisa que eu não sinto falta daquela época

Televisão
Naquele ano tivemos várias estreias na televisão brasileira, como a do Cine Disney no SBT e da Tela Quente e da TV Pirata na Globo. Mas para as crianças e adolescentes, as estreias mais emblemáticas foram mesmo do Jaspion e dos Changeman na querida TV Manchete. A chegada dos tokusatsus ao Brasil foi algo que marcou a nossa cultura até os dias atuais.
Durante a semana, pela manhã, tínhamos Globo (Xou da Xuxa) e SBT (Sérgio Mallandro, Mara Maravilha e Bozo) disputando a atenção da meninada com seus programas infantis e desenhos animados. Já pela tarde tínhamos Angélica no Clube da Criança da Manchete e a TV Fofão da Band. A programação completa deste ano pode ser acompanhada neste link. A única coisa triste neste ano foi o fim do Cassino do Chacrinha em julho, após a morte do Velho Guerreiro no mês anterior.

Adeus ao Velho Guerreiro

Música
Nos anos 80 só existiam basicamente cinco artistas/bandas que faziam músicas que as crianças amavam: Xuxa, Angélica, Balão Mágico, Trem da Alegria e o grupo Dominó. Xuxa lançou o seu disco mais vendido, o Xou da Xuxa 3 e a Angélica entrou para as paradas de sucesso com a canção Vou de Táxi. Fora isso tínhamos os sucessos da lambada, do axé (alô, Sarajane!) e do pop/rock nacional (Cazuza, Legião e Roupa Nova). No caso da lambada, Beto Barbosa foi o artista que mais promoveu o estilo, emplacando megassucessos como o 'Adocica'.

Fomos de Táxi com ela

Filmes
O ano de 1988 foi repleto de filmes excelentes, tais como Duro de Matar, Os Fantasmas se Divertem, Quero ser Grande, Corra que a Polícia Vem Aí, Loucademia de Polícia 5, Um Príncipe em Nova Iorque, Elvira Rainha das Trevas, Brinquedo Assassino, Rambo 3, A Bolha Assassina, Crocodilo Dundee 2, Moonwalker e Uma Cilada para Roger Rabbit. Além disso, estávamos no auge do sucesso de filmes como Robocop e os Caça-Fantasmas. Dos filmes nacionais, tivemos Super Xuxa Contra o Baixo Astral e o Casamento dos Trapalhões que caíram no gosto da molecada. Quem alugava fitas VHS tinha motivos de sobra para se divertir com tantos filmes bacanas. O problema era somente quando a gente esquecia de rebobinar as fitas e tinha que pagar multa por isso.

Os filmes da Xuxa, apesar de tecnicamente fracos, eram clássicos nos anos 80

Brinquedos
Numa época sem internet e onde os videogames tinham um alcance muito limitado (além de serem muito toscos) as crianças costumavam brincar com artefatos menos tecnológicos. Os maiores videogames da época eram o Atari 2600 e os incipientes "Famiclones" (clones do Nintendinho de 8 bits) e Master System que ainda não tinham se popularizado. O que fazia sucesso mesmo entre a criançada da época eram os brinquedos da Estrela, da Glasslite, da Grow e da Tec Toy.

Alguns brinquedos de sucesso dos anos 80

Curiosidades
No ano de 1988 ocorreram alguns eventos marcantes, tais como:

-O assassinato do ativista político e ambientalista Chico Mendes.
-O naufrágio da embarcação Bateau Mouche na Baía de Guanabara no dia 31 de dezembro, deixando 55 passageiros mortos.
-O primeiro título mundial de Ayrton Senna na F1.
-A participação tímida do Brasil nas Olimpíadas de Seul 1988, com apenas 6 medalhas, sendo 1 de ouro no judô com Aurélio Miguel.
-Foi em fevereiro deste ano que o Sport Recife conquistou o polêmico título de 87 e que só foi considerado definitivo trinta anos depois pelo STF.

Para saber mais sobre como era ser criança em outra épocas, vou deixar abaixo links de outros anos sobre os quais já escrevi aqui no blog:

Ser criança em 1986
Ser criança em 1990
Ser criança em 1994
Ser criança em 1996
Ser criança em 1997
Ser criança em 1998

Um comentário:

  1. HOJE É O DIA DA SOBRECARGA MUNDIAL https://www.wwf.org.br/?66763/Dia-da-Sobrecarga-da-Terra-de-2018-e-em-1-de-agosto

    ResponderExcluir