segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Tênis caro não faz ninguém correr mais rápido


Eu acho muito tosco que certos corredores acreditem que o mérito de um bom corredor venha quase que totalmente do tênis que ele calça. Tsc, tsc, tsc... Isso não poderia estar mais errado. Quando eu faço meus treinos de velocidade, eu sempre escuto pessoas comentando ou perguntando sobre o tênis que calço, como se eu só corresse mais rápido por causa deles. O que me faz correr rápido não é o tênis, é o preparo físico, é o treinamento e a prática regular da corrida durante anos. Não adianta colocar o melhor tênis do mundo nos pés de um sedentário que ele jamais vai correr igual a um atleta de alta performance. O segredo para correr longe e rápido é um só: treino. 

Num dia desses, vi um monte de gente lamentando nos comentários do YouTube por não ter grana para comprar o "possante" Nike ZoomX Vaporfly, que é aquele tênis de quase dois mil pilas usado por maratonistas lendários como Eliud Kipchoge e Kenenisa Bekele. O que a propaganda da Nike não conta é que esses maratonistas de elite são pagos para correr com esses tênis. E do jeito que eles correm, eles ganhariam uma maratona até correndo com um Kichute, porque o que faz eles serem rápidos daquele jeito é uma mistura de genética favorável com treino duro.

Então esquece esse negócio de tênis caro de marca para correr melhor. Tênis bom é aquele que é confortável e que tem um preço que caiba no seu bolso. O resto é pura ostentação.

0 comentários:

Postar um comentário