sexta-feira, 20 de outubro de 2017

O presidente usurpador e a volta do autoritarismo


Ontem eu vi um cidadão comentar num post qualquer do Facebook que Temer é um ditador. Eu concordei em partes. Temer usurpou o poder através de um golpe comprado, está tomando medidas totalmente antidemocráticas e está se safando de maneira absolutamente canalha da justiça. Ditadores costumam fazer essas três coisas, mas ainda estão faltando a censura da imprensa, a permanência vitalícia no cargo (sem eleições) e o uso da coerção para esmagar os opositores. Porém, pelo medo que Michel Temer tem de perder o foro privilegiado, eu não duvido que, em mais uma trambicagem política, ele dê um "jeitinho" de se manter na presidência para além de 2018. E aí, sim, com a democracia totalmente mutilada, ele poderá abrir as portas para formas mais agressivas de governo. E isso seria tão perigoso quanto uma ditadura militar.


A alta burguesia já percebeu isso e, pelos níveis de aprovação de Temer, há, sim, o risco, ainda que minúsculo, de um levante popular. É melhor para a burguesia que ela tente retomar o controle do Estado de forma legal antes que ocorra uma insurreição popular e esse jogo vire contra ela. E o risco maior nisso tudo está no aumento de tributos que será inevitável a longo prazo. Então imagine um presidente altamente impopular, que está reduzindo os programas sociais, que está trazendo o Brasil de volta para o mapa da fome, que faz vista grossa para relativização do trabalho escravo, que é completamente corrupto e que ainda aumenta os impostos para sustentar a corrupção de seus comparsas... O aumento de impostos seria o grande estopim para uma revolta dentro da classe média. Esses neoliberais de apartamento, por exemplo, iriam todos enlouquecer com uma medida dessa, já que, para eles, imposto é roubo – e nesse caso, até eu concordaria com eles. Isso tudo sem falar no desemprego e na violência, que tendem sempre a crescer em governos incompetentes e corruptos.


O fato é que Michel Temer está colocando o Brasil numa situação perigosa que poderá trazer a volta do autoritarismo em breve. Enquanto a democracia não for restaurada, jamais teremos uma normalidade institucional neste país.
Diretas já!

0 comentários:

Postar um comentário