quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Os cinco momentos mais emocionantes dos games


Como hoje eu estou a fim de falar de um tema mais light, resolvi então deixar a seguir, em ordem crescente, cinco dos momentos mais comoventes que vi e vivi nesses meus quase trinta anos de jogador videogame. Serão cinco momentos de cinco jogos que marcaram a minha vida de gamer.
PS: Haverá spoilers a seguir.

5 - Tomb Raider 2013 - A legítima defesa de Lara
Este reboot da série é cheio de momentos intensos e de emoção à flor da pele. Mas de todos os momentos difíceis deste game, o momento em que Lara mata um homem pela primeira vez foi o que mais mexeu comigo. A cena da morte do algoz da Lara ocorre num contexto de terror onde ela é traída por um colega e fica por um triz de ser assassinada por um maníaco. A morte do homem que a atacou ocorre numa situação desesperada de legítima defesa que marca de maneira traumática o inicio da transformação de Lara.


4 - Shadow of The Colossus - A queda de Agro
O momento que mais me marcou nesta obra prima dos games foi quando a égua Agro caiu do penhasco no caminho para o último colosso para poder salvar Wander. Isso pode parecer uma coisa meia tola, mas essa égua é a nossa única companhia durante todo o jogo que é absolutamente silencioso e solitário durante quase todo o game. E quando Agro cai do penhasco, sensação de perda e desolação é dilacerante.


3 - The Last of Us - A morte de Sarah
O único game desta lista que eu não joguei não está aqui por acaso. A cena da morte da filha do protagonista Joel, a Sarah, é tão dolorosa, intensa e cruel que até para alguém que nunca jogou o game ela foi marcante. A primeira vez que assisti a essa cena foi na gameplay do canal do Zangado, se não me engano. E eu fiquei realmente comovido com a morte da garota e com a dor inconsolável do pobre Joel.


2 - The Witcher 3 - O reencontro com Ciri
The Witcher 3 tem dois momentos que foram marcantes para mim. O primeiro foi o aguardado reencontro entre Geralt e Ciri. A cena do reencontro de ambos é uma das mais bonitas dos games e é um dos raros momentos onde vemos o bruxão deixar escapar resquícios de seus sentimentos que não foram totalmente destruídos no teste das ervas.
O outro momento marcante foi a Batalha de Kaer Morhen, que é a sequência de batalhas mais épica e cinematográfica que vi em um jogo de videogame. Lembro de ter ficado muito tenso e ansioso na primeira vez que fiz essa missão, porque a Caçada Selvagem foi com seu poder máximo contra a fortaleza dos bruxos que estava em desvantagem total. E no final da batalha, um dos personagens mais queridos e importantes da série acaba morrendo heroicamente.


1 - Life is Strange - O sacrifício de Chloe
O momento mais emocionante de todos os games que já joguei foi, sem dúvida, o final doloroso de Life is Strange. O game possui diversos momentos carregados de emoção, mas o final onde Chloe morre é de amolecer o mais duro dos corações. No meu caso, foi a primeira vez na vida que eu chorei jogando videogame. E isso só aconteceu porque eu me envolvi inteiramente com a história e me apeguei emocionalmente às personagens. Chegou a um ponto do game que dava para sentir que a Max estava apaixonada de verdade pela amiga, porque ela a apoiava em tudo, até nas coisas mais erradas só para salvar a pele dela. Na verdade, fui eu quem me apaixonei pela Chloe e as ações da Max só refletiam o que eu sentia. E o que ocorreu no final do game foi devastador para quem realmente gostou da Chloe e do seu relacionamento com a Max.
Enfim, LIS foi o game mais emocionante que joguei tanto na quantidade quanto na intensidade das emoções que experimentamos durante este belíssimo game.

Um comentário:

  1. O reencontro entre o Geralt e a Ciri é...algo mais(referência)

    ResponderExcluir