domingo, 10 de março de 2019

O verdadeiro poder está nas mãos dos trabalhadores


Uma das coisas mais cruéis que existe na nossa sociedade capitalista e individualista é a cegueira diante da realidade dos fatos. Somos bombardeados por uma mídia burguesa que nos induz ao egocentrismo, ao consumismo e ao elitismo de forma inconsciente. Quando, na verdade, aquilo que nos fortalece é justamente o oposto: a união, a empatia, o desapego e a humildade. A realidade é suprimida e, por conta disso, adotamos um pensamento enviesado sobre nós mesmos e sobre aquilo que nos leva a uma sociedade melhor para se viver. Mas a cegueira mais grave é a respeito de quem realmente possui o poder de controlar o mundo.

Ao contrário do que somos levados a crer, quem constrói toda a riqueza do mundo não é o empresário, o patrão ou o rico. Quem gera toda a riqueza do planeta são os mais pobres, são os trabalhadores, são os humildes, são os desprezados pelo sistema que ganham um salário que mal dá para sobreviver e não têm direito sequer ao básico com qualidade. Toda construção erguida, todo alimento plantado e colhido, toda roupa tecida, toda a riqueza que é produzida no mundo é realizada pelas mãos de quem está na base da sociedade. São justamente essas pessoas que deviam ser tratados como reis e não como serviçais, como ralé. Afinal, todos nós dependemos do trabalho de algum pobre para ter o que comer, ter onde morar, ter o que vestir, ter o que consumir. Se você usufrui de algo que não produziu, agradeça aos pobres que se sacrificam todos os dias para que a comida, os remédios, os eletrodomésticos e demais bens de consumo cheguem em suas mãos. E o mais grave disso tudo e que poucas pessoas têm a sensibilidade de perceber é que a pobreza não é natural. A pobreza foi criada e naturalizada pelo sistema para favorecer uma minoria rica que rouba os pobres através da mais-valia, dos impostos regressivos e dos juros. O rentista, o banqueiro, o especulador e o megaempresário são parasitas de quem de fato produz riqueza: os trabalhadores. É o trabalho que gera riqueza. Se uma pessoa está ficando rica sem trabalhar, pode ter certeza que essa pessoa está roubando ou explorando os outros que sustentam os pilares da sociedade.

Se os trabalhadores soubessem o poder e a importância que têm, o mundo viraria socialista em um dia. No dia que essa cegueira sobre a realidade acabar, aí, sim, teremos um mundo mais justo onde milhões não precisem passar fome para sustentar os luxos de uma casta milionária.


Se ficou difícil entender, eu deixo um vídeo brilhante do artista plástico Eduardo Marinho que fala numa linguagem clara e acessível sobre a importância da empatia e da conexão entre as pessoas. É uma verdadeira deslavagem cerebral.


20 comentários:

  1. o qu eé a sua nova foto de perfil? kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Cara, pelo amor de Deus, para de exaltar o socialismo.
    O teu discursinho de Robin Hood não cola mais. Já está mais do que provado que este modelo é uma bosta.

    No ranking dos melhores países do mundo para se viver estão:

    Alemanha
    Canadá
    Reino Unido
    Estados Unidos
    Suécia
    Austrália
    Japão
    Finlandia
    Noruega
    Holanda
    Dinamarca

    NENHUM DESSES PAÍSES É SOCIALISTA.


    Na lista dos países socialistas estão:

    Cuba
    Coreia do Norte
    Vietnã
    Líbia
    Venezuela
    China
    Laos
    Bielorrússia

    Entre os socialistas todos são lugares ruins de se viver porque não tem qualidade de vida ou são regimes ditatoriais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bolsominion : socialismo não presta

      pessoa normal : Noruega e socialista

      Bolsominion ( rugindo) a Noruega e capitalista com auxílios sociais

      pessoa normal : vamos ter esses auxílios no Brasil

      Bolsominion : não isso e socialismo ( rugido )

      Excluir
    2. Anônimo, esses países capitalistas que você citou são todos ricos. Por que você não cita o Haiti, Serra Leoa, Sudão, Congo, Afeganistão, Nigéria... Você acha mesmo que as pessoas que estão fugindo da América central para os EUA são todos cubanos?? O capitalismo não é nenhuma maravilha se o país em questão não for rico e não tiver políticas de bem-estar social. No caso dos EUA, há uma pressão enorme para que a saúde seja universal e gratuita por parte de muitos americanos. Fora que você ignora os pobres, esfomeados e moradores de rua desses países capitalistas ricos.

      Excluir
    3. Será que o fato dos países socialistas não terem "dado certo" nos obriga a nos conformarmos com o que há e deixar de pensar em algum modo de produção melhor e mais justo que o capitalismo? Já ouviu falar do Projeto Vênus? É uma alternativa ao capitalismo e ao socialismo. Abra a sua mente.

      Excluir
    4. Que tal ler meu comentário novamente e mostrar onde foi que eu escrevi que o capitalismo é bom?

      Apenas disse que o socialismo não funcionou como modelo governamental.

      Essa questão não deve ser tratada como uma moeda de duas faces, apenas como capitalismo versus socialismo. Há muito mais coisas envolvidas aí.

      Por isso que te disse no meu primeiro comentario: PELO AMOR DE DEUS, PARA DE EXALTAR O SOCIALISMO.

      Excluir
    5. Que bom que você reconhece que o capitalismo não é bom. Já é um avanço. O melhor sistema que existe para se opor ao capitalismo é um que seja totalmente novo, mas que ao mesmo tempo tenha bases na igualdade e na preservação ambiental. Um bom exemplo disso é o ecossocialismo.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Cara, eu estou com um post sobre ela há meses para ser publicado. Mas a falta de tempo e a preguiça falaram mais alto. A musa deste blog nunca deixará de ser homenageada, no bom sentido, claro.

      Excluir
  4. eu nao tive tempo para falar, mais meu professor de historia é um olavita, neo liberal que mostrou o criacionismo (eu cheguei a perguntar o por que dele falar de criacionismo, e ele respondeu que é preciso falar os dois lados das coisas)... como no inicio do conteúdo de historia do primeiro ano fala sobre os primeiro humanos e a evolução, eu cheguei a perguntar a ele se a pré-história era como uma sociedade comunista, e ele disse que sim -mais- ele disse que o socialismo é cheio de maconheiros querendo invadir sua casa, estuprador, matar milhões por uma ideia....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já tive um professor assim também. Mas ele precisa enfatizar que a versão aceita pelo Enem NÃO é a versão criacionista.

      Excluir
  5. Seu blog é maravilhoso, cutinue!

    Compartilho sempre...✊✊✊

    ResponderExcluir
  6. Nenhum sistema é melhor do que o capitalismo ! Apenas aceite! Se não gostou , pegue suas coisas e vá pra Venezuela!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, mano_ dadeso, eu não sei que critérios você usou para chegar a esta sua conclusão, mas discordo veementemente dela. Dizer que nenhum sistema é melhor que este que matou bilhões de seres humanos, que destrói o meio ambiente, que causa guerras e saqueia nações não me parece algo sensato. Até mesmo os massacres como os de Suzano e os da Nova Zelândia são comuns em países capitalistas. E tem mais: a Venezuela não é socialista, porque lá ainda existe a propriedade privada dos meios de produção!

      Excluir
  7. Aonde tq escrito que Somália é capitalistacapitalista? ( que pelo que entendi com o seu comentario, vc taria falando pra mim ir pra um pais capitalista ruim ) por mais que exista paises capitalistas que são uma merda , ainda assim não são todos umas merdas ( diferente dos paises socialistas e comunistas)

    https://pt.m.wikipedia.org/wiki/República_Democrática_da_Somália

    Ta escrito que o governo é marxista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Somalia praticamente não tem estado e quase todo mundo anda armado desde de 91

      Excluir