domingo, 7 de janeiro de 2018

O capitalismo é o sistema mais assassino da história


Sempre que eu critico o sistema capitalista – seja aqui no blog ou nas redes sociais – surge das trevas um verdadeiro exército de mentecaptos para me atacar e tentar desqualificar desesperadamente os meus argumentos de todas as formas possíveis. E eu percebo que essas pessoas que defendem fanaticamente o capitalismo quase sempre possuem um comportamento idêntico ao dos religiosos fundamentalistas quando escutam alguma crítica à sua religião. É como se o capitalismo fosse uma espécie de religião que não pode ser criticada, contestada ou desmascarada. E essa necessidade dogmática que muitos têm em defender esse sistema é bastante curiosa, porque a maioria dos que idolatram o capitalismo não são donos dos meios de produção ou plutocratas: são meros pobres de direita que desconhecem totalmente o lado sombrio do sistema mais assassino da história.

Mapa da Fome: será que o mundo todo é comunista, caro "liberal"?

O capitalismo e os mortos de fome
Os defensores do capitalismo dizem que "o comunismo matou milhões", logo, ele não presta por ser um sistema assassino. Muito bem, ok. Mas e o capitalismo? Tem noção de quantas mortes ocorreram direta e indiretamente devido ao capitalismo?
Desculpe a franqueza, mas não existe coerência nenhuma em ser contra o comunismo e ao mesmo tempo defender um sistema que matou mais de 200 milhões de crianças de 1990 até 2015. Segundo a  ONU, hoje morrem diariamente no mundo cerca de 16 mil crianças devido aos problemas ligados à desnutrição. Só no Brasil neoliberal de FHC morriam 300 crianças de fome por dia. Segundo a UNICEF, a cada 3 segundos uma pessoa morre de fome no mundo. São mais de 28 mil pessoas morrendo por inanição todos os dias. E nem venha colocar essas mortes na conta do comunismo, porque a União Soviética foi dissolvida em 1991, o muro de Berlim caiu em 1989 e Cuba tem ZERO por cento de desnutrição infantil. Também não adianta relativizar alegando que o capitalismo produz alimentos para todos, porque se juntássemos todas as toneladas de alimentos que são estragados, desperdiçados e incinerados por dia, daria para alimentar a humanidade inteira e ainda sobraria comida para estocar. O problema do capitalismo é que ele não produz comida para matar a fome das pessoas, mas, sim, para dar lucro. O capitalismo só é bom para você porque VOCÊ faz três refeições por dia. Enquanto VOCÊ se alimenta, 108 milhões de pessoas estão passando fome neste momento nos países capitalistas. Será que dá, pelo menos uma vez na vida, para pensar nos outros seres humanos? Será que ter um pouquinho de empatia dói tanto assim?

Mortos de fome em Bengala causados pelo imperialismo britânico

E eu não vou nem incluir aqui as guerras, a violência imposta pelo Estado burguês, a violência provocada pelas injustiças sociais, a desigualdade criminosa, a exclusão social, os suicídios, a devastação do meio ambiente e as crises porque senão os números passarão dos bilhões de mortos. O capitalismo, queira ou não, gera exclusão devido à competição inerente ao seu modo de produção. O capitalismo nos ensina a enxergar o outro como concorrente, como rival, impondo a cultura do vencedor e do perdedor dentro do mercado. O capitalismo mercantiliza as relações humanas e nos torna interesseiros e materialistas. O capitalismo naturaliza a desigualdade e te culpa individualmente pelo fracasso do sistema como um todo na obrigação de amparar os mais necessitados. O capitalismo torna legal a exploração subumana dos trabalhadores por parte da burguesia. O capitalismo normaliza o roubo ao proletariado pela classe burguesa (mais-valia), criando a escravidão do salário. O capitalismo destrói a sua saúde com fast food e todo tipo de porcaria industrializada. E os grandes capitalistas (oligarcas) não dão a mínima se você passa fome ou não. Reagan, Thatcher, Netanyahu, Trump, FHC, Macri: nenhum deles deu ou dará a mínima para cada ser humano morto pelas mazelas do sistema capitalista.
Então, sim, o capitalismo é o sistema mais assassino e desumano da história, goste você disso ou não.


Fontes:
-ONU: 16 mil crianças morrem diariamente de fome
-A cada 4 segundos uma pessoa morre de fome no mundo
-28.800 pessoas morrem diariamente de fome no mundo
-108 milhões de pessoas que passam fome no mundo
-UNICEF confirma: Cuba tem 0% de desnutrição infantil
-Fome no capitalismo
-70 anos depois, fome continua assombrando Bengala 

Aqui no blog:
-O capitalismo é o sistema mais desumano que existe
-As mortes do capitalismo
-O capitalismo matou muito mais que Stalin
-A burguesia fede e o capitalismo precisa acabar
-O capitalismo deu certo? (Imagens fortes)
-É o capitalismo, baby!
-Afinal, que mundo é este?

10 comentários:

  1. Cara sério vamos acabar com essa briguinha de capitalismo e socialismo que não leva a nada. É simples, o inimigo não é o temível "capitalismo" ou "socialismo", que não funcionam e devem ser erradicados! Simples, a culpa durante a história toda é de quem está no poder e não dá a mínima pra quem está lá embaixo. A culpa está nas pessoas e não nos sistemas idealizados por nossas cabeças. O capitalismo e socialismo são apenas ideias que poderiam sim ter dado certo ou não, mas que apresentaram brechas aproveitadas por aqueles que sempre estiveram e querem se manter no poder. É simples, o melhor sistema que puder me manter lá no alto é o melhor que tem, no caso o liberalismo atualmente, que através de suas brechas consegue me manter lá no alto. Esse cara não liga pra fome ou pro liberalismo, ele quer manter seus privilégios e seu poderio, ele só utiliza o sistema como artifício para estar lá, já que em nenhum momento Adam Smith pregava a fome em seu livro A riqueza das nações, mas aí está uma brecha pra qual esse poderoso não liga! Assim como Stalin se utilizou do comunismo, matou milhões de fome e em nenhum livro de Marx a fome é pregada! Ele se utilizou desse sistema para conseguir o que queria e opa, uma das brechas foi a fome, mas eu não ligo porque através da ideologia levei milhões a acreditarem em mim e não importa se esse sistema realmente pode funcionar: já estou no poder!!!
    Portanto se o feudalismo pode conseguir o que eu quero e não mais o capitalismo, foda-se o capitalismo, tchau! Enquanto isso manipulo os lá de baixo para uma briga imaginária entre socialismo e capitalista pra eu continuar ganhando. Vamos parar de falar que os problemas estão nos sistemas idealizados, e reconhecer que estão em algo mais tangível, no próprio ser humano!
    Paremos com essas Cruzadas imaginárias por favor!
    Não é o sistema que mata, são as pessoas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente! Comentário mais sensato q ja vi/ouvi pela web!

      Excluir
    2. Quando alguém acredita que o comunismo “não funciona”, é porque tem uma noção bem fantasiosa do que seja a sociedade: como se fosse uma coisa, ou melhor, uma outra coisa que os indivíduos associados – uma sociedade existente independente dos indivíduos, um “sistema” pairando sobre eles. Durkheim merecia ver isso!

      .

      É preciso enfatizar isso: comunismo e capitalismo não são coisas, não são “modelos”, “sistemas”, esquemas, planejamentos de engenharia social ou anti-social; são, isso sim, formas históricas e distintas de associação entre indivíduos. Herdados e posteriormente reproduzidos por eles, são modos de organizarem entre si suas relações com a natureza, no intuito de, antes de tudo o mais, sobreviverem; ou seja, o trabalho, a divisão do trabalho, a divisão dos produtos do trabalho, a divisão das cacetadas nas cabeças etc.

      Comunismo e capitalismo não são máquinas que deveriam funcionar e que devem ser rejeitados caso contrário, pois não são algo distinto dos indivíduos, um algo que “tem de funcionar”.

      Também não estamos falando de formas de Estado, de regime político, governos etc. – aliás, assuntos que não devem ser pensados em termos funcionais, se é que funcionariam de qualquer jeito. Quer dizer, funcionam: especialmente quando parece que não. Alguma surpresa?

      Estamos falando de pessoas vivendo suas vidas e o tempo todo em relação umas com as outras. Será que uma pessoa deve ser avaliada na medida em que “funciona”?

      Trata-se de formas de sociabilidade, de um fazer-se cotidiano e entre todos os demais (Marx fala da vida prática de homens vivos e ativos); daí que a avaliação de uma forma social só pode ser realizada com seriedade se se levar em conta a sua história, suas entificações geográficas, suas relações econômicas e políticas internas e com as demais sociedades etc.

      Ou seja: não nos preocupemos, por exemplo, em virar uma nova Venezuela ou Cuba. Isso só seria possível apagando tudo que faz o Brasil, a Venezuela e Cuba serem exatamente isso – Brasil, Venezuela e Cuba. Nem um jogador de WAR pensa de maneira tão… tabular.

      Se as tentativas (supondo que realmente as foram) dos países ditos socialistas do século XX em transformar a sociedade naufragaram, não é porque os planos de Marx estavam errados. Primeiro, porque Marx não tinha tais planos; e depois, porque esses países existiam na realidade e não na fantasia ou num projeto matematicamente calculado.

      Aqui o “comunismo” deve deixar de ser uma abstração e o assunto deve passar a ser “o que deu errado com a URSS?”. O problema na verdade não é porque a URSS desmoronou após 70 anos e status de superpotência, mas sim “como durou tanto?”. E aí devemos entender o que foi que transformou a república revolucionária dos sovietes em um comitê peçonhento de burocratas – que elevaram o Estado e as razões de Estado acima da razão e da revolução, tal como acontece sob qualquer outro Estado, e fizeram da URSS o maior inimigo da luta dos trabalhadores, onde quer que estivessem avançando na derrubada da sociedade e do Estado burgueses. Mas isso é assunto para outra ocasião.
      https://hgerikblog.wordpress.com/2016/12/21/o-comunismo-nao-funciona/

      Excluir
  2. Viva o capitalismo EXTREME, quero mais tecnologia, melhores comidas, lugares para viver. Me pergunto como tu escreveu esse texto? onde? nego burro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha aqui o que o seu amado capitalismo já tirou de vidas humanas. E quem disse que no socialismo não tem inovações tecnológicas, comidas e lugares bacanas para viver?

      Excluir
    2. Esse é o problema do capitalismo, explícito em suas palavras. "Eu quero...tecnologia...comida...lugares...". O individualismo que impera nesse sistema, não se importa se o outro tem e,sim, o que "eu tenho, quero, preciso (mesmo sem precisar)". A inteligência do ser humano não esta naquilo que acredita, mas no que pensa e faz por outras pessoas. Sempre dependemos um do outro, se há alguém que venda , tem que haver alguém com dinheiro para comprar e para isso é preciso que queiramos sempre que as outras pessoas tenham as mesmas condições que nós e não apenas pensarmos somente em nós, típico do capitalismo e seus seguidores . E nisso,individualismo, não há inteligencia alguma!

      Excluir
    3. Isso tudo é produto do trabalho humano, acha que antes não existia tecnologia, comida, já viu as pirâmides? O capitalismo te impede de ter essas coisas ao te transformar em um escravo do salário e dinheiro.

      Excluir
  3. Lula Livre heim? Com essa foto de perfil aí e essas fontes ONU, UNICEF, mais esquerdista impossível. Teu artigo é imparcial, não é mesmo? Só gente ignorante cai nessa. O capitalismo pode até matar de fome muitas pessoas no mundo, o problema é que o grau de instrução das famílias é inversamente proporcional ao número de filhos por família. Quem faz filho que não pode sustentar é um irresponsável por natureza. Eu posso ter no máximo um filho devido a minha condição financeira atual e real, daí eu faço sete. O que eu sou? Responsável?

    ResponderExcluir
  4. Tenho certeza que o comentário que fiz antes não será publicado. Parabéns por esse blog "democrático" que necessita da APROVAÇÃO para comentar. Agora eu entendi porque possui tão poucas críticas. Vergonha isso daí... Não conte comigo para ficar debatendo aqui. Isso não é um espaço onde temos a mesma oportunidade de resposta.

    ResponderExcluir
  5. https://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/cuba-a-farsa-8211-a-baixa-mortalidade-infantil-no-pais-que-pratica-a-eugenia-se-deve-a-um-numero-escandaloso-de-abortos-as-mentiras-sobre-o-passado-e-o-presente-de-cuba-e-dois-videos-sobre-o-que-so-os/

    ResponderExcluir