domingo, 7 de janeiro de 2018

O capitalismo é o sistema mais assassino da história


Sempre que eu critico o sistema capitalista – seja aqui no blog ou nas redes sociais – surge das trevas um verdadeiro exército de mentecaptos para me atacar e tentar desqualificar desesperadamente os meus argumentos de todas as formas possíveis. E eu percebo que essas pessoas que defendem fanaticamente o capitalismo quase sempre possuem um comportamento idêntico ao dos religiosos fundamentalistas quando escutam alguma crítica à sua religião. É como se o capitalismo fosse uma espécie de religião que não pode ser criticada, contestada ou desmascarada. E essa necessidade dogmática que muitos têm em defender esse sistema é bastante curiosa, porque a maioria dos que idolatram o capitalismo não são donos dos meios de produção ou plutocratas: são meros pobres de direita que desconhecem totalmente o lado sombrio do sistema mais assassino da história.

Mapa da Fome: será que o mundo todo é comunista, caro "liberal"?

O capitalismo e os mortos de fome
Os defensores do capitalismo dizem que "o comunismo matou milhões", logo, ele não presta por ser um sistema assassino. Muito bem, ok. Mas e o capitalismo? Tem noção de quantas mortes ocorreram direta e indiretamente devido ao capitalismo?
Desculpe a franqueza, mas não existe coerência nenhuma em ser contra o comunismo e ao mesmo tempo defender um sistema que matou mais de 200 milhões de crianças de 1990 até 2015. Segundo a  ONU, hoje morrem diariamente no mundo cerca de 16 mil crianças devido aos problemas ligados à desnutrição. Só no Brasil neoliberal de FHC morriam 300 crianças de fome por dia. Segundo a UNICEF, a cada 3 segundos uma pessoa morre de fome no mundo. São mais de 28 mil pessoas morrendo por inanição todos os dias. E nem venha colocar essas mortes na conta do comunismo, porque a União Soviética foi dissolvida em 1991, o muro de Berlim caiu em 1989 e Cuba tem ZERO por cento de desnutrição infantil. Também não adianta relativizar alegando que o capitalismo produz alimentos para todos, porque se juntássemos todas as toneladas de alimentos que são estragados, desperdiçados e incinerados por dia, daria para alimentar a humanidade inteira e ainda sobraria comida para estocar. O problema do capitalismo é que ele não produz comida para matar a fome das pessoas, mas, sim, para dar lucro. O capitalismo só é bom para você porque VOCÊ faz três refeições por dia. Enquanto VOCÊ se alimenta, 108 milhões de pessoas estão passando fome neste momento nos países capitalistas. Será que dá, pelo menos uma vez na vida, para pensar nos outros seres humanos? Será que ter um pouquinho de empatia dói tanto assim?

Mortos de fome em Bengala causados pelo imperialismo britânico

E eu não vou nem incluir aqui as guerras, a violência imposta pelo Estado burguês, a violência provocada pelas injustiças sociais, a desigualdade criminosa, a exclusão social, os suicídios, a devastação do meio ambiente e as crises porque senão os números passarão dos bilhões de mortos. O capitalismo, queira ou não, gera exclusão devido à competição inerente ao seu modo de produção. O capitalismo nos ensina a enxergar o outro como concorrente, como rival, impondo a cultura do vencedor e do perdedor dentro do mercado. O capitalismo mercantiliza as relações humanas e nos torna interesseiros e materialistas. O capitalismo naturaliza a desigualdade e te culpa individualmente pelo fracasso do sistema como um todo na obrigação de amparar os mais necessitados. O capitalismo torna legal a exploração subumana dos trabalhadores por parte da burguesia. O capitalismo normaliza o roubo ao proletariado pela classe burguesa (mais-valia), criando a escravidão do salário. O capitalismo destrói a sua saúde com fast food e todo tipo de porcaria industrializada. E os grandes capitalistas (oligarcas) não dão a mínima se você passa fome ou não. Reagan, Thatcher, Netanyahu, Trump, FHC, Macri: nenhum deles deu ou dará a mínima para cada ser humano morto pelas mazelas do sistema capitalista.
Então, sim, o capitalismo é o sistema mais assassino e desumano da história, goste você disso ou não.


Fontes:
-ONU: 16 mil crianças morrem diariamente de fome
-A cada 4 segundos uma pessoa morre de fome no mundo
-28.800 pessoas morrem diariamente de fome no mundo
-108 milhões de pessoas que passam fome no mundo
-UNICEF confirma: Cuba tem 0% de desnutrição infantil
-Fome no capitalismo
-70 anos depois, fome continua assombrando Bengala 

Aqui no blog:
-O capitalismo é o sistema mais desumano que existe
-As mortes do capitalismo
-O capitalismo matou muito mais que Stalin
-A burguesia fede e o capitalismo precisa acabar
-O capitalismo deu certo? (Imagens fortes)
-É o capitalismo, baby!
-Afinal, que mundo é este?

Um comentário:

  1. Cara sério vamos acabar com essa briguinha de capitalismo e socialismo que não leva a nada. É simples, o inimigo não é o temível "capitalismo" ou "socialismo", que não funcionam e devem ser erradicados! Simples, a culpa durante a história toda é de quem está no poder e não dá a mínima pra quem está lá embaixo. A culpa está nas pessoas e não nos sistemas idealizados por nossas cabeças. O capitalismo e socialismo são apenas ideias que poderiam sim ter dado certo ou não, mas que apresentaram brechas aproveitadas por aqueles que sempre estiveram e querem se manter no poder. É simples, o melhor sistema que puder me manter lá no alto é o melhor que tem, no caso o liberalismo atualmente, que através de suas brechas consegue me manter lá no alto. Esse cara não liga pra fome ou pro liberalismo, ele quer manter seus privilégios e seu poderio, ele só utiliza o sistema como artifício para estar lá, já que em nenhum momento Adam Smith pregava a fome em seu livro A riqueza das nações, mas aí está uma brecha pra qual esse poderoso não liga! Assim como Stalin se utilizou do comunismo, matou milhões de fome e em nenhum livro de Marx a fome é pregada! Ele se utilizou desse sistema para conseguir o que queria e opa, uma das brechas foi a fome, mas eu não ligo porque através da ideologia levei milhões a acreditarem em mim e não importa se esse sistema realmente pode funcionar: já estou no poder!!!
    Portanto se o feudalismo pode conseguir o que eu quero e não mais o capitalismo, foda-se o capitalismo, tchau! Enquanto isso manipulo os lá de baixo para uma briga imaginária entre socialismo e capitalista pra eu continuar ganhando. Vamos parar de falar que os problemas estão nos sistemas idealizados, e reconhecer que estão em algo mais tangível, no próprio ser humano!
    Paremos com essas Cruzadas imaginárias por favor!
    Não é o sistema que mata, são as pessoas!

    ResponderExcluir