domingo, 19 de junho de 2022

Ser criança em 1993

 

A gente percebe que está ficando velho quando começa a se lembrar com clareza de coisas que aconteceram há 30 anos atrás. Pelo menos é assim que eu me sinto ao me recordar da minha infância lá no ano de 1993. Aquele foi o ano em que estreou a TV Colosso, em que o Super Nintendo chegou ao Brasil, em que foi implantado o Cruzeiro Real para conter a inflação, em que Kurt Cobain aprontou todas no Hollywood Rock e que Steven Spielberg impressionou o mundo com a estreia do Parque dos Dinossauros. Vamos relembrar juntos daquele ano que deixou saudades em muita gente. Mantendo a tradição dessa série, vou abordar 1993 por partes.

Este S.O. mudou para sempre a história da informática.

Tecnologia
Apesar de ainda não existir internet naquela época, a tecnologia avançava rapidamente. Tanto é que a venda computadores havia superado a venda de automóveis pela primeira vez na história. O lançamento dos primeiros processadores Pentium naquele ano para substituir os antigos Intel 486 casou perfeitamente com os novos sistemas operacionais como o revolucionário Windows 3.1. Esse Windows foi que introduziu o famoso atalho Ctrl + C/Ctrl + V para copiar e colar e dois jogos atemporais: Campo Minado e Paciência.
Tivemos também discos de vinil sendo substituídos cada vez mais rápido pelos CDs e os walkmans perdendo espaço para os discmans. Os videogames também começavam a abandonar a tradicional mídia de cartuchos para abraçar os CDs. Já os celulares, apesar de serem toscos de doer, começavam a ganhar cada vez mais espaço e funcionalidades como a capacidade de enviar mensagens.

Aperto de mãos histórico entre os líderes de Israel e Palestina.


Política
Um dos fatos históricos mais emblemáticos de 1993 foi aquele perto de mão entre o primeiro-ministro de Israel, Yitzhak Rabin, e o líder da Organização para a Libertação da Palestina, Yasser Arafat, em Washington, D.C. depois da assinatura de um acordo sobre a autonomia palestina nos territórios ocupados.
Já no Brasil, tivemos a realização em abril do Plebiscito sobre a forma e sistema de governo em que funcionaria o Estado brasileiro. Os brasileiros escolheram entre Monarquia ou República e Parlamentarismo ou Presidencialismo. O plebiscito indicou que o Brasil continuaria a ser uma República Presidencialista.

Itamar Franco e seu fusquinha.


Durante o governo Itamar Franco, que assumiu a presidência após o impeachment de Fernando Collor em 1992, a moeda brasileira passou por mais uma mudança, passando de Cruzeiro para Cruzeiro Real (1000 cruzeiros = 1 cruzeiro real) em agosto. O que fizeram foi, basicamente, cortar três zeros para disfarçar a inflação. Mas foi somente em dezembro que o ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, anunciou o programa de estabilização econômica. O chamado "Plano FHC" criou a URV (Unidade Real de Valor), indexador que foi usado como base para a nova moeda, o Real, que seria lançado no ano seguinte.

O presidente Itamar Franco também ficou conhecido pelo relançamento do Fusca depois de 7 anos fora de produção. E também tivemos a CPI dos Anões do Orçamento onde 6 parlamentares perderam seus mandatos por envolvimento em esquemas de fraudes na Comissão de Orçamento do Congresso Nacional. E depois tem gente que acha que a corrupção só começou no Brasil após 2002, enfim... Vamos mudar de assunto.

Capachão e JF divertindo as nossas manhãs na TV Colosso.


Televisão
A emissora de tevê de maior destaque naquele ano foi a Rede Globo. Nenhuma emissora conseguia bater a Globo em audiência e em qualidade de sinal. No caso da programação infantil, que é o nosso foco neste post, como o lendário Xou da Xuxa havia terminado em 1992, quem teve a árdua missão de substitui-lo nas manhãs da Globo foi nada menos que a saudosa e divertida TV Colosso. Aquela cachorrada maluca foi um dos meus programas favoritos da época. O roteiro era bom, os personagens eram carismáticos e os quadros eram divertidos, como o Acredite se Puder e as Aventuras do Super Cão. Além da própria TV Colosso ser divertida, ainda tinha um montão de desenhos que eu amava passando entre os quadros do programa, tais como: X-Men, Tartarugas Ninja, Capitão Planeta, Perdido nas Estrelas, Ursinhos Gummi, Caverna do Dragão, Família Dinossauros, He-Man, She-Ra, Thundercats, Simpsons e até Super Mario Bros. Era uma farra, ainda mais porque eu estudava de tarde e aí ficava a manhã inteira assistindo os desenhos.

Falando das novelas da Globo que, diga-se de passagem, eram muito boas naquela época, no horário das 18h tivemos o final da novela Despedida de Solteiro, que foi substituída em fevereiro pelo remake da clássica Mulheres de Areia. Em setembro, Mulheres de Areia foi substituída por Sonho Meu. Entre as novelas da sete, começamos aquele ano com Deus Nos Acuda, novela esta que foi substituída por O Mapa da Mina e, posteriormente, por Olho no Olho. Já no horário das 20h, o ano começou com De Corpo e Alma, que foi substituída pela clássica Renascer de  Benedito Ruy Barbosa. Essa última, eu lembro bem daquela cena clássica quando o personagem José Inocêncio cravou um facão no pé de jequitibá. Depois de Renascer, foi a vez de Fera Ferida que ficou no ar até meados de 1994.

Eliana em sua estreia no Bom Dia e Companhia.

Já o SBT trazia uma maratona de desenhos pela manhã, além do programa da Mara Maravilha e dos eternos Chaves e Chapolim. Em agosto, entrou no ar pela manhã o programa infantil mais duradouro da televisão brasileira que foi o Bom Dia & Cia com Eliana. Mas a coisa não parava aí pelo SBT, porque tivemos a estreia aos domingos do lendário Domingo Legal e do Play Game, sendo que este último era um game show sobre jogos eletrônicos com o Gugu Liberato.

A TV Cultura praticamente repetia a programação infantil do ano anterior com Glub Glub, Os Bichos, Rá-Tim-Bum, X-Tudo e O Professor. A programação da Cultura só ficaria realmente interessante no ano seguinte, quando estrearam de uma só vez Castelo Rá-Tim-Bum, As Aventuras de Tintim, O Mundo de Beakman, Anos Incríveis e Confissões de Adolescente. A Rede Manchete também repetia a mesma programação de 1992 com o Clube da Criança e os tokusatsus. O grande sucesso da Manchete só viria no ano seguinte com a estreia dos Cavaleiros do Zodíaco.

O SNES chegou tarde, mas veio para ficar.

 

Videogames
De consoles lançados naquele ano, tivemos dois principais: O 3DO e o Sega CD na Europa e no Brasil. O Super Nintendo, apesar de ter sido lançado em 1990 no Japão, só foi chegar aqui nas terras descobertas por Cabral em 1993. Eu lembro que o meu primeiro contato com o Super Nintendo foi no final de 1993 numa locadora onde joguei por alguns minutos de graça só para sentir a pegada do controle. Foi neste ano que ganhei de presente o fabuloso Sonic 2 para meu Mega Drive e ele foi, sem dúvidas, um dos melhores jogos que tive para o Meguinha (como eu chamava carinhosamente meu Mega Drive).

De lançamentos, os jogos principais que saíram naquele ano foram: Rock & Roll Racing, Top Gear 2, Breath of Fire, Cadillacs and Dinosaurs, Fatal Fury Special, Final Fight 2, Golden Axe 3, o primeiro FIFA Soccer, NBA Jam, Mega Man X, Mortal Kombat 2, Power Instinct, Sengoku, Shining Force 2, Shinobi 3, Sonic the Hedgehog CD, Sonic Chaos, Sonic Spinball, Super Bomberman, Super Mario All-Stars e o Street Fighter 2 Special Champion Edition que eu joguei até quase rachar meu Meguinha ao meio. Olhando esses títulos, fica claro que aquele foi um ano muito bom para os fãs de videogames da época.

Momento icônico de Jurassic Park.

Cinema
Com relação aos filmes de 1993, não tivemos tantos títulos de peso, mas os filmes que foram lançados naquele ano estão entre os mais marcantes que assisti, em especial o primeiro Jurassic Park que, aliás, tive o privilégio de assistir no cinema. Além do Parque dos Dinossauros, tivemos lançamentos como A Lista de Schindler, Filadélfia, O Estranho Mundo de Jack, Uma Babá Quase Perfeita, O Fugitivo, O Demolidor e Mudança de Hábito 2. Desses citados, O Demolidor marcou minha infância, especialmente pela crítica social e pelas misteriosas "três conchas" no lugar do papel higiênico.

O disco de estreia do SPC tocou até enjoar nas rádios.


Músicas
1993 foi o ano de lançamento de álbuns como The Spaghetti Incident (Guns n Roses), In Utero (Nirvana), Get a Grip (Aerosmith.), Vs. (Pearl Jam,), Serenades (Anathema), Recipe for Hate (Bad Religion), Titanomaquia (Titãs), O Descobrimento do Brasil (Legião Urbana) e o álbum de estreia de Laura Pausini com o clássico single La Solitudine. Para a criançada, Eliana lançou seu primeiro álbum intitulado Os Dedinhos.

O maior evento musical daquele ano no país foi a quarta edição do badalado Hollywood Rock ocorrido em São Paulo e Rio de Janeiro no mês de janeiro. O evento reuniu bandas como Nirvana, Alice In Chains, L7, Red Hot Chili Peppers, Engenheiros do Hawaii, Biquini Cavadão e outros. Mas o que deu o que falar mesmo naquele evento foi o show conturbado do Nirvana onde o vocalista Kurt Cobain estava bastante alterado e mandou ver uma bela cusparada nas câmeras da Globo e tentou destruir todos os equipamentos do palco.

Em outubro, foi a vez da estrela pop Michael Jackson chegar a São Paulo para fazer dois shows históricos no Estádio do Morumbi.

Já entre as canções mais tocadas nas rádios, programas de tevê e novelas de 1993, podemos destacar:

Nacionais:
Que se chama amor – Só Pra Contrariar
A vida é festa – Banda Beijo
Fera Ferida – Maria Bethânia
A Barata – Só Pra Contrariar
Mentiras – Adriana Calcanhoto
Tô Feliz (Matei o Presidente) 2 – Gabriel O Pensador
Perfeição – Legião Urbana
A Maçã – Deborah Blando
Tanto (I Want You) – Skank
Linha do Equador – Djavan
Eu quero meu amor – Elba Ramalho

Internacionais:
I Will Always Love You – Whitney Houston
Whats up – 4 Non Blondes
Rhythm is a Dancer – Snap!
What Is Love – Haddaway
Sweat (A La La Long) – Inner Circle
Go West – Pet Shop Boys
Ordinary World – Duran Duran
Easy – Faith No More
Goodbye – Air Supply
More and More – Captain Hollywood Project

Isso não era um time, era praticamente uma seleção.

 

Esportes
Em 1992, eu assisti a conquista da Libertadores da América pelo São Paulo. Mas em 1993, no dia da final que deu o bicampeonato ao São Paulo contra o Universidad Católica do Chile, eu lembro que estava muito cansado de um dia inteiro na praia e nem aguentei assistir. Mas, em compensação, vi o time de Telê Santana derrotar o Milan por 3 a 2 no Japão (pela tevê, lógico) e tornar-se bicampeão mundial. Mas tão impressionante quanto o time do São Paulo era o time do Palmeiras que foi campeão paulista e brasileiro daquele ano. Eu tinha um álbum de figurinhas do campeonato brasileiro da época e era impressionante quantidade de craques que estampavam o time do Palmeiras. Isso tanto era verdade que a base da seleção brasileira campeã de 1994 veio basicamente do Palmeiras e do São Paulo.

Mas o melhor de 1993 foram as eliminatórias da Copa de 1994 que o Brasil penou para se classificar. O Brasil tinha perdido um jogo importante para a Bolívia em La Paz e ficou ameaçado de não ir para a Copa pela campanha irregular que vinha fazendo. Até que após o jogo Brasil e Bolívia no Recife (em que eu assisti o treino da seleção de graça lá no Arrudão) onde o Brasil venceu por 6x0 a Bolívia, a seleção ganhou um novo fôlego. A classificação só veio com uma vitória dura contra o Uruguai graças ao baixinho Romário.

Romário ajudou a levar o Brasil para a Copa de 1994.


Tragédias
Todo ano tem suas tragédias e nisso 1993 não foi diferente. Em 23 de julho ocorreu a Chacina da Candelária, no Rio de Janeiro, que deixou 8 jovens mortos e dezenas de feridos. Também no Rio, um mês depois, foi a vez da Chacina de Vigário Geral que deixou 21 pessoas mortas. E pensar que as chacinas continuam ocorrendo impunemente até hoje e praticamente nada é feito para evitá-las...

Enfim, esta postagem encerra a década de 1990 na série Ser Criança em. Porém, estou pensando em reescrever a Ser Criança em 1994 que foi escrita com muita pressa e superficialmente. Isso porque o ano de 1994 foi muito icônico para o Brasil, para o mundo e para as crianças e merecia algo mais aprofundado. Em todo caso, esta série ainda vai trazer as lembranças de alguns dos anos da década de 1980 e também o que faltou até o ano de 2004, quando a série se encerra. Para quem não leu, vou deixar abaixo todos os anos que já foram publicados que fazem parte dessa série nostálgica. É só clicar nos links abaixo e fazer uma viagem no tempo através das páginas deste bloguinho:

Ser criança em 1986
Ser criança em 1988
Ser criança em 1990
Ser criança em 1991
Ser criança em 1992
Ser criança em 1994
Ser criança em 1995
Ser criança em 1996
Ser criança em 1997
Ser criança em 1998
Ser adolescente em 1999
Ser adolescente em 2001
Ser adolescente em 2002

0 comentários:

Postar um comentário