quinta-feira, 30 de junho de 2022

Ser adolescente em 2000


Carros voadores? Teletransporte? Armas lasers? Naves espaciais percorrendo a galáxia? Imortalidade? Não, não. O ano 2000 foi muuuuito diferente do que imaginavam os nossos pais e avós décadas antes dele acontecer. O último ano do século XX foi muito mais chato, atrasado e monótono do que se podia imaginar – especialmente olhando sob a ótica atual, 22 anos depois. Engraçado que até os meus 17 anos – idade que eu completei no ano 2000 – eu não tinha noção do quão rápido 22 anos podem se passar. Hoje, 22 primaveras mais tarde, eu fico abismado em ver como esse tempo passou rápido. Parece que foi há poucos anos atrás quando comemoramos 500 anos do descobrimento do Brasil, quando lançaram a cédula de R$ 10 de plástico, quando houve o medo do "Bug do Milênio", quando chegou o Playstation 2 e quando KLB e Christina Aguilera tocavam direto nas rádios e na MTV. Bem-vindos a mais uma breve retrospectiva de um ano que vivi na série Ser Criança/Adolescente Em. Desta vez, vamos recordar daquele chuvoso ano de 2000 que já começou cheio de lendas apocalípticas como o profetizado "fim do mundo" na virada do milênio e o Bug do Milênio que, como todos já sabem, não aconteceu.

O reveillon de 1999 para 2000 teve a maior queima de fogos que já vi.


Pessoalmente falando, o ano 2000 foi um ano horrível para mim. Eu estava vivendo um momento bem deprê da minha vida, arrasado por um amor platônico por uma colega de classe, tirando notas ruins no colégio, sem videogames, sem acesso a computadores ou internet e os únicos refúgios que eu tinha eram ouvir canções da Legião Urbana no meu discman e fazer desenhos à mão. Foi nessa época que criei o meu quadrinho da Sociedade do Rock e que comecei a escrever poemas e músicas. De certa forma, posso dizer que este bloguinho, o Ideias Embalsamadas, começou naquele ano. Isso porque o embrião dele – que era um diário de anotações que eu criei na época, intitulado O Livro dos Dias – começou a guardar minhas primeiras reflexões sobre espiritualidade, política, sociedade, sexualidade e filosofia. Contudo, de um modo geral, eu não tenho muitas saudades daquele ano, porque ele foi bem vazio para mim. Apesar dos pesares, queira ou não, eu era testemunha ocular de todo o processo histórico que se desenrolava pelo mundo. Por isso, vou levantar os temas mais relevantes que ocorreram naquele ano:

Lançamento da extinta cédula de plástico de R$ 10.

Política
No ano 2000 tivemos um fato histórico relevante para o mundo, pois o Papa João Paulo II pediu perdão pelos erros cometidos pela Igreja Católica nos últimos 2000 anos, entre eles a Inquisição, as Cruzadas e a hostilização ao povo judeu. Além disso, internacionalmente, George W. Bush foi eleito presidente dos Estados Unidos, vencendo o candidato democrata Al Gore numa eleição cercada de polêmicas. Enquanto isso, na Rússia, Vladimir Putin foi eleito presidente pela primeira vez e parece que o povo russo gostou tanto dele que o cara se mantém no mesmo cargo até hoje.

Já aqui no Brasil, passamos um ano sem maiores surpresas. De novidades, só tivemos mesmo a criação da cédula de R$ 10 de plástico em comemoração aos 500 anos do descobrimento do Brasil e o fim das propagandas de cigarro que foram proibidas pelo governo FHC.

Windows 2000: pouca gente usou.


Tecnologia
Diferentemente do futuro "prafrentex" que imaginavam os nossos avós dos anos 1970 para trás, aquele primeiro ano do terceiro milênio foi muito mais humilde a nível de tecnologia. Tanto é verdade que foi a partir do ano 2000 que a internet banda larga realmente começou a se tornar acessível para os usuários comuns no Brasil. Eu mesmo recebia frequentemente aqueles CDs gratuitos da AOL, da BOL e do UOL com provedores para acessar a internet. Pena que eu não tinha microcomputador na época e usava os CDs ou como espelho, ou como disco voador para brincar com os cachorros. E falando de PCs, lembro que eles normalmente operavam com o Windows 98 ou com os recém-chegados Windows 2000 e Windows ME. Já os processadores mais usados na época eram os Athlon XP e Duron (AMD) e os Celeron e Pentium 4 (Intel).

Falando de celulares, um dos que ganhou mais notoriedade naquele ano foi o Nokia 3310 que tinha várias funções interessantes como editor de texto, jogos, papel de parede monocromático, calculadora, envio de SMS e a capacidade de baixar toques monofônicos. Eu cheguei a ter um desses em 2004 e uma das coisas mais toscas nele era a baixa autonomia da bateria.

Ano de estreia da saudosa TV Globinho.

Televisão
Com relação à tevê aberta, não tínhamos nada de muito especial naquele ano. Para ser honesto, eu mal assistia televisão devido a minha falta de interesse na programação, especialmente porque minha emissora favorita, a Manchete, tinha saído do ar no ano anterior. O que eu tinha vontade mesmo era de assistir os canais da tevê paga que, como infelizmente não tive, não tenho nem como opinar sobre o que tinha de conteúdo. Então vou abordar apenas sobre o que tinha na tevê aberta daquele ano.

Na TV Cultura, para a criançada, tinha pela manhã Cocoricó, Rá-Tim-Bum, Castelo Rá-Tim-Bum, X-Tudo, Mundo da Lua, Wishbone e, de tarde, todos esses programas era reprisados. Já para quem estava pensando em prestar vestibular, tinham aquelas aulas enfadonhas do programa Vestibulando. Apesar da monotonia, esse programa (Vestibulando) era muito bom numa época onde quase ninguém tinha acesso a vídeos na internet, já que ela era predominantemente discada.

No SBT, a programação diária contava com a Sessão Desenho, Bom Dia & Cia, Passa ou Repassa, Disney Club e Chiquititas. Na Band, as únicas coisas que eu considerava relevantes para um adolescente eram Dragon Ball Z, Programa O+, As Aventuras de Tiazinha e, nas madrugadas dos sábados, o saudoso Cine Band Privé. Se bem que a Band, apesar de ser uma emissora aberta, tinha uma cobertura esportiva muito bacana também. A MTV, apesar de ter uma programação interessante para os adolescentes da época, eu nem assistia. Isso porque eu não tinha antena UHF para receber o sinal na minha cidade.

Novela que fez sucesso no horário nobre.


Com relação a Rede Globo, aquele foi um ano de estreias. Só naquele ano estrearam Gente Inocente, Caldeirão do Huck, Programa do Jô, Altas Horas, Angel Mix e a saudosa TV Globinho. Lembro que naquele ano foi o auge daquele programa infantil horroroso chamado Teletubbies. Só para ter uma noção da bizarrice do programa, lembro que conheci crianças que tinham medo de assistir aquilo. Com relação às novelas globais, tínhamos Esplendor e O Cravo e a Rosa às 18h. No horário das sete, era a vez de Uga Uga. E no horário nobre, os destaques daquele ano foram para as novelas Terra Nostra e Laços de Família. Essas duas últimas novelas foram as que mais envolveram o povo na época, porque tinham um enredo envolvente e um maior apelo emocional.

A comédia rolou solta naquele ano.

Cinema
Quem viveu aquele ano lembra que o filme Beleza Americana ganhou várias premiações no Oscar, incluindo melhor filme. Prêmios esses que, na minha opinião, tinham que ser todas do fabuloso Matrix. Mas o melhor filme que foi lançado naquele ano foi, para mim, o inesquecível Gladiador. Além dele, outros filmes que também mereceram destaque foram:

O Auto da Compadecida
Eu, Tu, Eles
Xuxa Popstar
Planeta Vermelho
O Sexto Dia
Limite Vertical
Réquiem Para Um Sonho
Do Que as Mulheres Gostam
O Grinch
Romeo Tem Que Morrer
As Panteras
O Professor Aloprado 2
Vovó... Zona
Shaft
Todo Mundo em Pânico
Os Flintstones em Viva Rock Vegas
Endiabrado
A Fuga das Galinhas
Gladiador
Pânico 3
Cowboys do Espaço

Jogão que mudou a história dos games.


Games
O ano 2000 trouxe um marco interessante no mundo dos games. Isso porque o maravilhoso Counter-Strike foi lançado em 1999, mas só passou a ser comercializado oficialmente no ano 2000. Foi ali, principalmente por causa desse jogo, que começou a era de ouro das lans houses. Os gamers começavam a jogar CS em rede nas lans houses e isso ajudou enormemente no desenvolvimento de outros games voltados para o multiplayer em rede ou online. Terminava a era dos arcades e das locadoras para iniciar a era das lans.
Naquele ano também foi lançado o Playstation 2 da Sony: console que marcou uma geração e que até hoje possui jogos maravilhosos que foram remasterizados posteriormente para outras plataformas. E falando de jogos, quem viveu naquele ano teve a oportunidade de ver serem lançados jogos como:

Capcom vs. SNK‎
Deus Ex‎
Hitman‎
Perfect Dark‎
Banjo-Tooie
Dead or Alive 2
Diablo II
Dino Crisis 2
Driver 2
Guilty Gear X
Legend of Mana
The Legend of Zelda: Majora's Mask
Mickey's Speedway USA
Need for Speed: Porsche Unleashed
Pokémon Stadium
Resident Evil – Code: Veronica
Spyro: Year of the Dragon
Street Fighter EX
The King of Fighters 2000
o primeiro The Sims
Tony Hawk Pro Skater 2
Turok 3: Shadow of Oblivion

Quem não dançou mumbo naquele ano não teve infância/adolescência.


Música
Estávamos na era de ouro dos acústicos MTV e, não por acaso, bandas como Legião Urbana, Titãs, Paralamas do Sucesso, Capital Inicial, Lulu Santos e Art Popular estavam bombando nas rádios com suas versões acústicas. Das canções mais tocadas naquele ano, as que eu mais gostava de ouvir e que tive gravadas numa fita K7 eram: Eu quero sol nesse jardim (Catedral), Popozuda Rock ‘n Roll (DeFalla), Hoje a noite não tem luar (Legião Urbana), Ojos Así (Shakira), Learn To Fly (Foo Fighters), Better Off Alone (Alice Deejay) e algumas do Lou Bega.
O povo, não sei como e nem por que, adorava pedir insistentemente pagode, sertanejo, Mauricio Manieri, Los Hermanos e Christina Aguilera nas rádios e na MTV. Enfim, dentre os destaques radiofônicos do ano 2000 podemos citar:

Nacionais:
Se eu não te amasse tanto assim – Ivete Sangalo
Amor I Love You – Marisa Monte
Anna Júlia – Los Hermanos
Eu quero sol nesse jardim – Catedral
Xibom Bombom – As Meninas
Popozuda Rock ‘n Roll – DeFalla
Três Lados – Skank
Minha Alma (A Paz Que Eu Não Quero) - O Rappa
Hoje a noite não tem luar – Legião Urbana
To te Filmando (Sorria) – Os Travessos
Uh! Tiazinha – Tiazinha e Vinny
Papo de Jacaré – P.O Box
A dor desse amor – KLB
Devolva-me – Adriana Calcanhotto
Morango do nordeste – Karametade
É o tchan na selva – É o Tchan
Me Lambe – Raimundos
Tudo que vai – Capital Inicial
Você Chegou – LS Jack

Internacionais:
Smooth – Santana ft. Rob Thomas
El Arbi – Khaled
Ojos Así – Shakira
Learn To Fly – Foo Fighters
I Got a Girl – Lou Bega
Better Off Alone – Alice Deejay
Show Me The Meaning Of Being Lonely – Backstreet Boys
Bye Bye Bye – NSYNC
Oops!…I Did It Again – Britney Spears
Beautiful Day – U2
Sex Bomb – Tom Jones Mousse T

Álbum da Copa João Havelange.

Esportes
O ano 2000 protagonizou uma das viradas de mesa mais vexatórias da história do nosso esporte com a tal Copa João Havelange que substituiu o Campeonato Brasileiro e serviu, entre outras picaretagens, para levar o Fluminense da terceira divisão direto para a primeira. O campeão daquele torneio confuso foi Vasco numa final trágica contra o São Caetano onde parte do alambrado do Estádio de São Januário desmoronou. A coisa foi tão tensa que a final do campeonato foi adiada e só voltou a ocorrer em janeiro de 2001. Foi naquele ano também que o Corinthians tornou-se campeão da Mundial de Clubes realizada no Brasil, batendo o Vasco na final. Um fato inusitado foi o famoso "chocolate" de 5x1 que o Vasco deu no Flamengo na final da Taça Guanabara onde os torcedores vascaínos receberam 40 mil ovos de chocolate no Maracanã em comemoração à Páscoa daquele ano.

Nas Olimpíada de Sydney, na Austrália, o Brasil teve uma campanha bem modesta com 6 medalhas de bronze, 6 medalhas de prata e nenhum ouro.


Outros
O ano de 2000 também trouxe algumas notícias pontuais como o sequestro do ônibus 174, no Rio de Janeiro, que foi exibido ao vivo pela tevê e acabou virando filme mesmo tendo um desfecho trágico. Outra notícia que repercutiu muito na época foi a prisão por corrupção do já falecido juiz Nicolau dos Santos Neto, mais conhecido como Lalau, depois de 8 meses foragido.

Muito bem. Chega ao fim essa pequena retrospectiva do ano 2000, fechando o ano a ano da série Ser Criança/Adolescente Em de 1990 a 2002. Ainda pretendo abordar os anos de 2003, 2004 e dar uma passada em outros anos da década de oitenta. Quem quiser acompanhar os outros episódios desta série, os links de cada ano seguem abaixo:

Ser criança em 1986
Ser criança em 1988
Ser criança em 1990
Ser criança em 1991
Ser criança em 1992
Ser criança em 1993
Ser criança em 1994
Ser criança em 1995
Ser criança em 1996
Ser criança em 1997
Ser criança em 1998
Ser adolescente em 1999
Ser adolescente em 2001
Ser adolescente em 2002

0 comentários:

Postar um comentário