sábado, 11 de junho de 2022

Ser criança em 1992

 

Imagine a cena: um domingão ensolarado com piscina, churrascão de fundo de quintal, pratos descartáveis de cinquenta mil Cruzeiros, Raça Negra tocando na rádio, Roletrando passando no SBT, futebol com a turma numa rua sem calçamento e muito videogame de 8 e 16 bits para animar a criançada. De que época estamos falando? Dos anos 90, claro! Mais especificamente, do ano de 1992. São trinta anos desde que vimos a Eco 92, os Jogos Olímpicos de Barcelona, o impeachment de Fernando Collor, a chegada dos Diet Shakes, a conquista da Mundial de Clubes pelo São Paulo e o final épico da novela Vamp. Seguindo a tradição desta série, vamos tratar por tópicos os aspectos mais relevantes daquele ano.

Protestos contra o ex-presidente Collor tomaram o país.

 

POLÍTICA
1992 foi um ano turbulento do ponto de vista político e econômico no Brasil. Isso porque a inflação estava incontrolável, a desigualdade social era alta, milhões de pessoas passavam fome e o "Caçador de Marajás" (vulgo Collor) estava com a popularidade baixíssima desde que confiscou a poupança dos brasileiros dois anos antes e se meteu em alguns escândalos. Insatisfeitos com o governo Collor, manifestantes majoritariamente de classe média – os famigerados caras-pintadas – saíram às ruas em agosto com suas bandeiras pretas pedindo "Fora Collor". Hoje, sabe-se que a queda de Collor não foi por ele ser corrupto ou pelo povo ter protestado contra ele nas ruas, mas sim por ele ter perdido apoio do congresso. Daí que a sua cassação foi conduzida pelo parlamento sem participação popular. No final de setembro, a câmara aprovou a abertura do processo de impeachment e, em dezembro, Collor renunciou, assumindo em seu lugar o vice Itamar Franco. Outro fato político relevante naquele ano foi a ECO 92, que foi uma conferência de chefes de Estado organizada pelas Nações Unidas no Rio de Janeiro para tratar e debater sobre os problemas ambientais do planeta.

A família dinossauros desembarcou no Brasil naquele ano.

 

TELEVISÃO
Aquele ano de 1992 foi um ano que marcou a minha vida escolar. Isso porque eu mudei do turno da manhã para o turno da tarde na escola. O lado ruim disso foi que perdi amizades que cultivei desde o pré-escolar e o lado bom foi que além de não precisar acordar cedo para ir para escola, eu podia assistir a toda a programação da tevê pela manhã que era voltada inteiramente para as crianças. E vamos combinar: não tinha coisa melhor que ficar em casa numa manhã fria, escura e chuvosa comendo um lanchinho maroto enquanto assistia tevê.

Falando especificamente das emissoras, na TV Cultura tínhamos clássicos infantis como Glub Glub, Rá-Tim-Bum, os Bichos e Mundo da Lua. O divertido X-Tudo, para quem não se lembra, teve sua estreia naquele ano. No SBT, por sua vez, passavam clássicos como a Sessão de Desenhos com a Vovó Mafalda e o Show Maravilha com a Mara Maravilha. Lembro de uma novela venezuelana do SBT chamada Topázio que contava a história de uma moça cega e que eu gostava de assistir naquela época. E tinha também o inesquecível jornalístico Aqui Agora com aquela abertura clássica. 

Xuxa deu adeus ao Xou da Xuxa.

Já na Rede Globo, a manhã era tomada por desenhos que eram exibidos pelo Show do Mallandro e pelo Xou da Xuxa que, diga-se de passagem, foi exibido pela última vez em dezembro daquele ano. No final das manhãs da Globo, estreou naquele ano a cativante Família Dinossauros. Já a série Global mais marcante era a Profissão Perigo do MacGyver que passava aos domingos e o humorístico Casseta & Planeta Urgente foi ao ar naquele ano. Das novelas da Vênus Platinada daquele ano, a única que eu realmente gostava era Vamp, que havia começado em 1991 e terminado em fevereiro de 1992. Após Vamp sair do ar, ainda tivemos naquele ano, no mesmo horário, as novelas Perigosas Peruas e Deus nos Acuda que, na minha opinião, perdiam feio para a temática dos vampiros. No horário das 21 horas tivemos as novelas Pedra Sobre Pedra e De Corpo e Alma. Essas duas novelas foram icônicas na história da Globo.

Mas a melhor emissora de todas para as crianças era a Rede Manchete com todos aqueles super heróis japoneses dos tokusatsus e super sentais pela manhã e o Clube da Criança apresentado pela Angélica com seus desenhos pela tarde.

A título de curiosidade, naquele ano passava o inesquecível comercial do desodorante Axe no elevador que era bem criativo e tinha uma música maneira (L’Ascenceur de Thierry Fauchard and Alain Plumauzille). Outra propaganda memorável era a da Pipoca com Guaraná Antártica e o da Pizza com Guaraná. Até hoje esses comerciais não me saem da cabeça de tão bacanas que eram.

Um dos maiores clássicos do Mega Drive.


JOGOS
Naquele ano de 1992, eu passei, pela primeira vez na vida, a receber uma mesadinha. Não me lembro do valor exato em cruzeiros, mas a mesada valia hoje o equivalente a algo entre 10 e 20 pilas. Era pouco, mas eu gastava majoritariamente com chicletes, bola de gude, figurinhas e, claro, com videogames. Tinha uma locadora perto da minha casa e quase todo dia eu estava lá jogando Mega Drive, Master System e os Famiclones. O Super Nintendo só chegaria no ano seguinte aqui no Brasil, apesar de que algumas pessoas mais abastadas compravam o videogame lá fora e traziam para cá antecipadamente. Os jogos clássicos lançados naquele ano foram: Aero Fighters, Ayrton Senna's Super Monaco GP II, Axelay, Shining Force, Kid Chameleon, Flashback, Batman Returns, Lethal Enforces, Art of Fighting, Top Gear, Mortal Kombat 2, Sonic 2, Strike Gunner S.T.G, Super Mario Kart, Streets of Rage 2, Teenage Mutant Ninja Turtles: The Hyperstone Heist, WWF Super Wrestlemania, Street Fighter 2 (Snes).

No dia das crianças daquele ano, eu ganhei de presente o Mega Drive e não precisei mais de gastar dinheiro jogando na locadora. Ao invés disso, passei a gastar dinheiro alugando os cartuchos no final de semana. Era muito melhor e mais seguro poder jogar o tempo que quisesse no conforto de casa.

Disco icônico do Raça Negra.


MÚSICAS
1992 foi um ano bem marcante tanto para a música brasileira quanto para a internacional com canções que até hoje são consideradas verdadeiros clássicos, tais como:

Nacionais:
O Canto da Cidade – Daniela Mercury
Cigana – Raça Negra
Cheia de Manias – Raça Negra
Borbulhas de Amor – Fagner
Pedras que Cantam – Fagner
Vento Ventania – Biquini Cavadão
Rio 40 Graus – Fernanda Abreu
É o Bicho – Ricardo Chaves

Internacionais:
Tears In Heaven – Eric Clapton
Black Or White – Michael Jackson
I Will Always Love You – Whitney Houston
Wishing on a Star – The Cover Girls
November Rain – Guns N’Roses
Smells Like Teen Spirit – Nirvana
For Your Babies – Simply Red
Under The Bridge – Red Hot Chili Peppers
Give It Away – Red Hot Chili Peppers
La Barca – Luis Miguel
Spending My Time – Roxette
Mr Loverman – Shabba Ranks
Rhythm is a Dancer – Snap!

Meu filme favorito daquele ano.


FILMES
A infância nos anos 90 era realmente muito divertida, mas se tem uma coisa que deixava ela ainda mais bacana eram os filmes. Lembro que fiquei maravilhado quando assisti A Bela e a Fera e Aladdin no cinema e também fiquei morrendo de medo de filmes como Brinquedo Assassino. Outros filmes memoráveis que foram lançados naquele ano foram:

Batman: O Retorno
Cães de Aluguel
Esqueceram de Mim 2 - Perdido em Nova York
Mudança de Hábito
Instinto Selvagem
Máquina Mortífera 3
Alien 3
Soldado Universal
A Força em Alerta
O Último dos Moicanos
A Mão que Balança o Berço
Brinquedo Assassino 3
Tomates Verdes Fritos

São Paulo Campeão mundial.

 

ESPORTES
Apesar de não ser São Paulino, eu assisti a final da Libertadores da América pela TV e torci para o São Paulo contra o Newell's OB como se fosse o meu time do coração. Foi emocionante ver a vitória da equipe brasileira nos pênaltis. Melhor que isso foi ver o São Paulo Campeão do Mundo contra o Barcelona por 2 a 1 lá no Japão. No campeonato brasileiro, o Flamengo conquistou o pentacampeonato. Já nas olimpíadas de Barcelona, o Brasil faturou dois ouros (judô e vôlei masculino) e uma prata (natação).

Brasil foi ouro no vôlei em Barcelona.

TRAGÉDIAS
1992 também foi um ano marcado por incidentes ruins e mortes, como o Massacre do Carandiru, a morte de Ulysses Guimarães num acidente de helicóptero, o assassinato brutal da atriz Daniela Perez por Guilherme de Pádua e aquele desabamento trágico da arquibancada do Maracanã no jogo do Flamengo com o Botafogo que feriu mais de 80 pessoas e deixou 3 mortos.

Para quem ainda não viu, vou deixar abaixo os links das outras postagens desta série onde conto um resumo de como foi cada ano que vivi de 1986 a 2002:

Ser criança em 1986
Ser criança em 1988
Ser criança em 1990
Ser criança em 1991
Ser criança em 1994
Ser criança em 1995
Ser criança em 1996
Ser criança em 1997
Ser criança em 1998
Ser adolescente em 1999
Ser adolescente em 2001
Ser adolescente em 2002

0 comentários:

Postar um comentário