segunda-feira, 15 de outubro de 2018

A carta do caos foi lançada


Honestamente falando, eu acho que tem alguma coisa muito errada com a humanidade neste ainda início de século XXI. O mundo anda tão anacrônico, tão estúpido, tão egoísta e tão radicalizado que às vezes eu sinto que entrei numa máquina do tempo em 2013 e acordei cinco anos depois no apogeu da Guerra Fria. As pessoas não estão mais se escutando e parece que a cada minuto que passa estamos mais perto de um desfecho terrivelmente trágico para os nossos dias de homo sapiens.

A tecnologia digital parece que não foi bem assimilada e nos encontramos cada vez mais isolados, intolerantes e suscetíveis a todo tipo de informação distorcida. Não era esse o futuro que eu sonhava para a humanidade há 20 anos atrás. Achei que teríamos a cura da aids, uma maior preocupação com o semelhante e um uso mais racional dos recursos naturais. Mas não é isso que estou vendo. Aliás, vejo justamente o oposto com o descrédito na ciência, com a morte da nossa capacidade de nos questionarmos e com convicções absolutamente perigosas. O mais bizarro é que parece mesmo que estamos numa Guerra Fria, só que sem o lado socialista. É como se de um lado tivéssemos o capitalismo especulativo lutando contra o capitalismo produtivo do outro lado: uma guerra mortal do capitalismo contra si mesmo. Parece-me que o capitalismo entrou numa espécie de fase autoimune onde seu ciclo de vida atravessa um momento derradeiro. E como não temos nenhum sistema para se contrapor ou substituir o capitalismo, fica a sensação que a radicalização em suas estruturas centrais se dá devido ao medo do que está por vir.

Parece que a Carta do Caos foi lançada quando o centro nervoso do capitalismo global começou a perder seu protagonismo, trazendo uma necessidade de apertar mais os países periféricos em desenvolvimento que sustentam os alicerces do antigo império. Só que essa crise é tão grave que até mesmo os países centrais do capitalismo estão tomados por uma onda radical que busca nos imigrantes, nos esquerdistas e nas minorias a sua sede por "vingança". O crescimento da extrema-direita tornou-se um fenômeno global, passando pela Polônia, Áustria, Holanda, França, Reino Unido e, claro, Estados Unidos da América. E a América Latina, quintal do imperialismo ocidental, não é exceção. A truculência, a ignorância, o ressentimento de classe, o pensamento autoritário, o desprezo pelos valores éticos consuetudinários e a fobia de ameaças há muito desmistificadas estão levando o Brasil e a América do Sul para um precipício que nem nos meus piores pesadelos imaginei que poderíamos cair. O sonho de sermos uma pátria mãe gentil, de sermos grandes, de sermos um exemplo de humanismo e de termos um futuro lindo para os nossos filhos está seriamente ameaçado.


Não sei como a nossa história termina, só sei que desmontar essa bomba não será uma tarefa fácil. Será necessária muita luta e muita organização dos entusiastas da democracia e da classe operária para reverter esse estado de barbárie que estamos mergulhando cada dia mais. E não menos importante, é preciso pensarmos num novo modo de produção que seja mais inclusivo e menos autodestrutivo. As futuras gerações agradecer-nos-ão por aderirmos ao pensamento de longo prazo ao invés de nos apegarmos aos lucros insólitos e imediatos que jamais levaremos para o túmulo.


10 comentários:

  1. Isso me lembra o filme wall-e a terra foi poluida ate nao poder mais e os humanos em ves de limpar de uma forma correta limpa queimando lixo ate a atmosfera ficar tóxica e no espaço os humanos esqueceram da terra so se importando com coisas superfluas e esquecendo da realidade o que faz com que eles fiquem obesos

    ResponderExcluir
  2. Sei que tem pouco a ver com o post, mas eu percebi que alguns blogs de esquerda simplesmente foram deletados, sem mais nem menos, como o esquerda caviar e o guerrilheiro do entardecer (e anoitecer também)
    Alguma ideia do porquê disso ter acontecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que tenha sido uma coincidência que esses blogs tenham saído do ar justo no momento mais decisivo das eleições. Provavelmente receberam denúncias em massa dos fascistinhas e foram removidos.

      Excluir
    2. Espero que tenham feito um backup desses blogs para repostá-los em outro endereço. Semanalmente, eu faço backup deste blog para repostá-lo em endereços similares no Blogspot caso ele seja removido de forma injusta.

      Excluir
    3. depois dessa vou salvar todos os meus posts. nao posso perde meu blog.

      Excluir
  3. Pois eh . Fui entrar hoje no esquerda caviar e percebi isso.

    ResponderExcluir
  4. Eu achava que só eu punha o meu cerebro pra funcionar. Percebo portanto que temos muita gente inteligente nesse país. Sendo assim porque vamos eleger um ser humano que só tem merda na cabeça. Totalmente incompreensível.
    Viva o BOLSOBOSTA.

    ResponderExcluir
  5. MAGOEI.ESTÃO CENSURANDO O MEU COMENTÁRIO. NUM VÔ BRINCA MAIS NÃO.

    ResponderExcluir
  6. JÁ DESCOBRI PORQUE O BOLSONARO USA AQUELA BOLSA AMARRADA NA BARRIGA. É QUE QUANDO FALTA MERDA NO CÉREBRO,ELE USA A BOLSA PARA REABASTECIMENTO.

    ResponderExcluir