quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Alienação musical

Pegue as músicas mais tocadas nas rádios das últimas décadas para cá no país e você sempre verá entre elas uma abundância de letras ruins, medíocres, rasas e falando sobre futilidades que não acrescentam em nada ao público nem em conhecimento e nem em reflexões sobre a vida. São milhares de canções-chiclete, com refrões pegajosos, com rimas toscas e temas apelativos em todos os estilos. Parece que todas as músicas das top lists precisam seguir alguma espécie de decreto federal para falarem somente sobre paixão, pegação, amor romântico, saudade e casamento. Mas a alienação não fica só na música, porque as novelas, filmes e até jogos de videogames seguem a mesma padronização alienante, salvando-se, claro, honrosas exceções.

Músicas inteligentes que despertem o senso crítico, a consciência de classe, a solidariedade, a luta por um ideal e que instiguem o intelecto dos ouvintes praticamente não existem mais. Não afirmo isso por arrogância intelectual, até porque não tenho nada contra uma forma de arte mais 'alienante', porque todos nós precisamos de um pouco de escapismo e fuga da realidade de vez em quando. O problema é que tem se tornado cada vez mais raro algo que fuja de fofocas, baixaria, safadeza e trivialidades no mundo da música. Ora, justo aqui no Brasil que temos um histórico fascinante de músicas de protesto contra realidades opressoras e governos autoritários é que vamos aderir ao tosco, ao sem noção e ao bizarramente vulgar? Acho que já passou da hora de filtrarmos melhor as "músicas" que ouvimos, porque, queira ou não, somos nós, o público em geral, que financiamos essas porcarias de músicas, filmes e novelas quando nos permitimos escutar (ou assistir) essas tranqueiras por mais de dois segundos.

Vamos abrir os nossos ouvidos (e os nossos bolsos) para o que presta e valorizar e incentivar quem quer fazer música de qualidade. Uma maneira simples de ajudar a mudar o mundo para melhor é apoiar o que é bom e deixar à míngua o que só serve para agredir os nossos tímpanos e enriquecer artistas que ficam podres de ricos em cima da nossa alienação. O mundo está cheio de problemas que esperam por soluções e a música é uma ótima ferramenta para mostrar essas soluções e, de quebra, desalienar as pessoas. Respeite os seus ouvidos, eles merecem coisa melhor.

3 comentários:

  1. Que falta faz um Bob Marley e um Raul Seixas

    ResponderExcluir
  2. É muita cara de pau desses artistas lançarem músicas horrendas pra população ouvir. Anitta só sabe cantar putaria e ela acha isso lindo. Eu teria vergonha de compor músicas lixos.

    ResponderExcluir
  3. Eu já cansei de criticar esse tipo de música mas as pessoas me chamam de chato e na boa muitos ouvem apenas para curtir ou pegar mulher então ao inves de dá ibope para essas músicas eu falo do que eu gosto que é rock e apoio bandas novas de rock e metal

    ResponderExcluir