domingo, 7 de fevereiro de 2021

O fim da Globo


O Grupo Globo, que abrange o megaconglomerado de mídia comandado pela família Marinho, está indo de mal a pior. Tanto o jornal digital/impresso, quanto a rádio, quanto os canais de tevê estão numa situação bastante difícil de uns tempos para cá. Mas o tentáculo mais comprometido do conglomerado é, sem dúvida, o da Rede Globo, porque é ela que está atravessando o pior momento de sua história. E olhe que eu não estou nem me referindo ao fato da emissora estar sempre sendo atacada por Bolsonaro e sua milícia digital. O que está ameaçando destruir o império da Vênus Platinada é o surgimento de outros impérios encabeçados pelas redes sociais e serviços de streaming. Afinal de contas, quem é que vai preferir hoje em dia assistir uma programação chata, antiquada e limitada ao invés de maratonar suas séries favoritas na Netflix?


Não sei se o caro leitor já sabe, mas o apresentador Fausto Silva não renovará seu contrato com a emissora – contrato esse que terminará no final deste ano. Isso porque artistas como o Faustão custam muito caro para serem mantidos em programas que têm perdido cada dia mais audiência. E isso é só a ponta do iceberg, porque a emissora da família Marinho tem perdido vários bons jornalistas, vários bons atores e até mesmo perdido o direito de transmitir alguns jogos das eliminatórias da Copa do Mundo – fora a Libertadores da América que sequer foi transmitida. Com o agravamento da pandemia do coronavírus então foi que as coisas pioraram para valer, porque o Projac tem andando muito parado desde o início do isolamento social. Aí então você junta as perdas financeiras da emissora, as perda no futebol, a não transmissão de novas novelas, a perda de jornalistas, apresentadores e atores junto com a concorrência com serviços de streaming que isso tudo vai virando uma bola de neve contra a Globo.


É claro que eu acho bem feito tudo isso, porque a Globo, como Brizola cansou de dizer, é inimiga do Brasil. Um grupo de imprensa que fazia (e faz) política pró-imperialismo, que esteve envolvido em escândalos de propina, em escândalos de delação premiada, no escândalo da Lava Jato, no escândalo da Mossack Fonseca, em condutas anticompetitivas, na corrupção do futebol, que apoiou o Golpe de 2016, que fez parte do complô de perseguição ao ex-presidente Lula e que foi fundada durante a ditadura civil-militar para apoiá-la merece isso tudo como castigo. Não que com o fim da Globo tenhamos um Brasil melhor, porque as redes sociais e as fake news estão aí para mostrar que as coisas sempre podem piorar. Mas que será uma satisfação intraduzível ver a Globo falir, ah, isso será.

2 comentários:

  1. Sera? Acho que o grupo só tirou o foco: a TV aberta não é mais a empresa principal do grupo e sim o serviço de streaming GloboPlay. Tudo o que se é produzido, primeiro vai pro streaming e bem depois que passa na tv aberta.
    Até mudaram bastante o rígido padrão globo de qualidade passando a ter uma imagem menos poderosa e até mais simpática: bem diferente da sisuda Record TV. Atualmente eles tratam os artistas de outras emissoras de maneira igual (bem diferente da época Boni).

    Acho que os filhos do Roberto Marinho não são megalomaniacos com o poder. Eles já estão satisfeitos com o que a Globo fatura (ma casa dos bilhões).

    Lembrando que o GloboPlay é vice líder no segmento streaming perdendo apenas para a multinacional Netflix.
    De tv aberta atualmente só vejo a TV Cultura ou vejo filmes e desenhos na tv a cabo. Globo e suas novelas não me despertam mais o interesse. SBT e Record passo longe.

    Está acabando o tempo dos artistas/apresentadores milionários na tv aberta. Mitos igual o Silvio Santos, Gugu, Chacrinha, Hebe e Xuxa não existirão mais e eu acho isso ótimo pois é muito dinheiro investido numa só pessoa, às vezes, apresentando um programa inútil na TV.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Apesar disso tudo, o Grupo Globo já vem dando sinal de desgaste e falta de interesse por parte dos demais herdeiros da família Marinho frente ao comando do conglomerado. Eu acredito que a Globo cedo ou tarde será vendida para algum grupo internacional e, num futuro não tão distante, terá o mesmo destino da TV Tupi e da Rede Manchete.

      Excluir