terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

A Lava Jato já foi tarde


O maior escândalo judicial da história brasileira chegou ao fim de maneira melancólica e desmoralizante. A Operação Lava Jato terminou com todos os podres dos seus bastidores sendo expostos para o mundo inteiro saber do que ela realmente se tratava. Tudo que a Vaza Jato já havia mostrado via The Intercept agora foi confirmado (e com muito mais detalhes) nas conversas liberadas pelo ministro do STF, Ricardo Lewandowski, que deu ao ex-presidente Lula acesso a todo o material envolvendo as conversas escusas da turma da "República de Curitiba". Lula, para quem se esqueceu, foi preso sem provas com base em acusações levianas feitas em um Power Point tosco de um cara que só ofereceu "convicções". Eu não cheguei a ler todas as conversas divulgadas, mas o que li me deixou tão indignado que me fez concluir que a única saída que deveria restar para Moro, Dallagnol e outros membros da força-tarefa seria a cadeia. Lá no fundo, eu já sabia de tudo isso desde quando acompanhava os eventos em tempo real na década passada. Toda aquela movimentação suspeita de Moro e Dallagnol envolvendo a condução coercitiva, o grampo ilegal de Dilma Rousseff, o Power Point, as prisões arbitrárias, as delações premiadas seletivas, a sincronia das ações com a imprensa golpista, o tuíte ameaçador do general Villas Boas e o alinhamento das condenações com o TRF-4 falavam por si só. Os personagens principais da Lava Jato só queriam ter mais e mais poder e em troca aceitaram obedecer o velho plano imperialista do Departamento de Estado Norte-americano com suas políticas de destruição de soberanias pela América Latina.

Enfim, a Lava Jato foi apenas mais um tentáculo do imperialismo para destruir as empresas de engenharia brasileiras, para prender o maior líder político da América do Sul e para que políticas neoliberais – incluindo aí o roubo do nosso Pré-Sal – fossem colocadas em prática na marra. Fora que a verdadeira corrupção nunca foi combatida pela Lava Jato. Os lucros obscenos, os juros exorbitantes e a especulação é que são a verdadeira corrupção, mas quem é que vai "melindrar" esses corruptos, né?

Tomara que o escândalo judicial da Lava Jato sirva de lição para que nunca mais esse tipo de operação criminosa ocorra outra vez no país. Se é para combater a corrupção de verdade, é necessário ser justo, imparcial e respeitar a soberania nacional: o extremo oposto do que foi a Operação Lava Jato.

0 comentários:

Postar um comentário