2020 está sendo um ano apocalíptico. Estamos no início de maio e já tivemos
ameaças de guerra nuclear,
vulcões entrando em erupção,
ovnis sendo revelados oficialmente pelo Pentágono, Bolsonaro
ameaçando mais um autogolpe junto com os militares e, não menos grave, a terrível pandemia do coronavírus que já dizimou centenas de milhares de vidas.
Mas como dizem que os sábios são aqueles capazes de ver o lado bom das coisas ruins, então eu resolvi listar dez aspectos benéficos para a humanidade trazidos pelas mudanças causadas pela pandemia da Covid-19.
1. Menos acidentes
A quarentena imposta pelo coronavírus
reduziu em mais de 30% os acidentes de trânsito em São Paulo e
em 46% nas rodovias do estado. Estima-se que valores parecidos ocorreram no resto do Brasil e também no mundo. Inclua nessa conta também os acidentes aéreos que, apesar de serem mais raros, caíram literalmente a zero desde o início da pandemia.
2. Redução de poluentes
Devido à menor circulação de veículos e à redução da atividade industrial,
a poluição também caiu significantemente, trazendo a possibilidade das pessoas
voltarem a enxergar paisagens antes escondidas pelos gases poluentes. Como o ar está mais puro, os problemas respiratórios na população, como consequência, também foram reduzidos.
3. Redução de outros vírus em circulação
O isolamento social não reduz apenas o risco de contaminação pelo coronavírus, mas também o de várias outras doenças infecto contagiosas transmitidas pelo contato, sejam gripes, resfriados e até mesmo DSTs.
4. Conscientização de medidas de saúde pela população
A maior parte da população não tem cultura de prevenção a doenças por falta de uma educação de qualidade e também pelo acesso escasso a programas de saúde. Porém, com a chegada da pandemia, as pessoas estão aprendendo a importância de lavar as mãos, de usar máscaras e de ter mais cuidado com a higiene na prevenção de doenças.
5. Preparação para lidar com futuras pandemias
A Gripe Espanhola, por ter ocorrido há mais de um século, deixou poucas lições de prevenção e tratamento a pandemias devastadoras. Com a nova e terrível realidade trazida pela Covid-19, o mundo terá que se adaptar a uma nova rotina para estar mais preparado para enfrentar outras pandemias iguais ou piores que esta no futuro.
6. Aproximação das famílias
Muitos pais e mães que antes da quarentena não tinham tempo para ficar junto com seus filhos agora têm a oportunidade de ficar mais tempo ao lado dos pequenos. Com a família toda confinada, pais e filhos não têm mais desculpas para deixarem de desfrutar juntos momentos antes negligenciados de diversão e carinho.
7. Mudança na filosofia de vida
O medo da morte e da perda de entes queridos trazidos pela pandemia nos leva a reflexões profundas sobre a vida, sobre o que realmente é importante e indispensável. O que temos feitos de nossas vidas? Será que devemos guardar mágoas de pessoas queridas? Será que vale a pena sair comprando coisas que não precisamos? Será que temos que valorizar mais os gestos de carinho e as pessoas que amamos?
8. Reversão de políticas neoliberais
Com o desemprego em massa trazido pela pandemia, as pessoas não podem viver desamparadas pelo Estado. O auxílio emergencial de R$ 600, a estatização de hospitais privados e as medidas de proteção social do Estado trarão uma reflexão sobre a necessidade permanente dessas medidas. Se as pessoas já tivessem acesso a uma renda mínima universal antes da pandemia, não teríamos tantos problemas. A redistribuição de renda e a maior presença do Estado no enfrentamento de problemas sociais é o extremo oposto do ultraliberalismo defendido pela direita hegemônica.
9. Ganho de tempo útil
Quem reclamava de falta de tempo para iniciar algum projeto pessoal, para fazer uma faxina ou mesmo para se divertir em casa agora tem tempo de sobra para isso. As pessoas que podem ficar em casa estão vivendo uma espécie de férias forçadas onde é possível dormir na hora que quiser, acordar na hora que quiser e uma porção de outras coisas bacanas que citei
nesse outro post.
10. Empatia com os presos
Se muita gente acha insuportável ficar um mês em casa, imagine alguém ter que ficar preso por décadas numa penitenciária... Essa quarentena, queira ou não, vai causar em muita gente um pouco mais de empatia com a nossa população carcerária.