quinta-feira, 14 de julho de 2022

Será mesmo que tem ETs nos visitando?


Eu tenho muita dificuldade de levar a sério todas essas histórias envolvendo visitantes do espaço aqui na Terra. Essa minha descrença se deve não apenas pela falta de evidências objetivas da existência de tais seres extraterrestres, mas também porque a Navalha de Occam me leva crer que é mais plausível que todos os relatos e avistamentos não passem de alarmes falsos. Se realmente estivéssemos sendo visitados por inteligências alienígenas, creio que isso não deixaria qualquer dúvida. Seria algo inquestionável. O problema é que em todos os casos ufológicos há aquele clima nebuloso de mistério, incerteza e suposições arbitrárias. Não por acaso, imagens e histórias envolvendo espíritos, duendes e fadas também seguem nessa mesma linha de desconfiança e dúvidas. No caso de OVNIs ou UAPs, eles podem ser qualquer coisa indo de drones a fenômenos atmosféricos desconhecidos ou incomuns. O que mais me faz crer que esses objetos são do nosso mundo é que se eles realmente viessem de uma civilização alienígena distante, não ficariam por aí fazendo mandalas em campos de trigo e nem brincando de pique-esconde com aviões de guerra. Além disso, as distâncias no cosmo são grandes demais. Para se ter uma ideia, uma viagem até a estrela mais próxima do Sol feita pelo objeto mais veloz produzido na Terra levaria mais de 7.800 anos e, certamente, não haveria combustível suficiente para manter algo nessa velocidade por tanto tempo no espaço. Isso porque eu nem estou levando em consideração que há sistemas solares a mais de 50 mil anos-luz de distância da Terra e uma viagem de lá para cá poderia levar milhões de anos. Quanto a suposição de que os extraterrestres tenham tecnologias superiores a nossa, bem, isso é entrar demais no campo da fantasia e da ficção científica. Isso porque, primeiro, nem sabemos se ETs inteligentes existem e, segundo, nem se viagens a velocidades superiores a da luz são possíveis. Então, na minha singela opinião, é pouquíssimo provável que tenhamos inteligências extraterrestres perambulando no nosso planeta.

0 comentários:

Postar um comentário