domingo, 24 de julho de 2022

Entrar em contato com aliens pode ser suicídio


Já escrevi em outras postagens os porquês pelos quais as pessoas deveriam tomar mais cuidado ao criar uma conta "gratuita" nas redes sociais. Afinal de contas, nessas redes você expõe para quem quiser ver quem você é, sua vida, onde você mora, seu cotidiano, seus parentes, seus gostos, suas opiniões políticas, sua orientação sexual, seus medos, sua dieta, seu treino, lugares onde você foi e, não bastasse tudo isso, TODAS as suas informações são comercializadas entre empresas parceiras da rede social. Isso é MUITO perigoso, porque você não sabe quem pode estar te observando e nem as intenções dessas pessoas. Você pode estar sendo 'stalkeado' por pessoas perigosas sem nem desconfiar. É por isso que eu praticamente sumi das redes sociais. Mas há algo nessa linha que eu considero ser muito mais perigoso que as próprias redes sociais.

Talvez muita gente não saiba, mas, no longínquo ano de 1974, a humanidade embarcou numa arriscada exposição de dados através da famigerada Mensagem de Arecibo. Essa mensagem foi um sinal de rádio extremamente potente que os cientistas enviaram para o espaço sideral informando quem nós somos, onde vivemos, nossa aparência, nossa composição química, nosso DNA e até a nossa base numérica. Essa mensagem foi enviada com a intenção de mandar um "olá" para possíveis extraterrestres inteligentes no aglomerado globular de Hércules a cerca de 25 mil anos-luz, onde contém aproximadamente 300 mil estrelas. Claro que essa mensagem vai levar 25 mil anos para chegar até lá, mas isso coloca toda a humanidade em risco desde já, porque alguma espécie alienígena inteligente hostil pode interceptar este sinal antes e sabe-se lá o que eles podem fazer com nossas informações (e conosco). Para se ter uma noção do risco, se por acaso eles não entenderem o sinal (coisa que não é difícil de ocorrer), isso pode ser encarado até como uma ameaça pelos aliens. E daí que eu não quero nem pensar no que pode acontecer como retaliação. Já se eles entenderem a mensagem, quem garante que eles não usarão nossas informações contra nós mesmos por motivos que jamais conheceremos?

A grande loucura de enviar mensagens pelo espaço é que se houver vida lá fora, não temos a mínima ideia de como ela é e do que ela é capaz de fazer. Até a comparação com as redes sociais fica inocente demais neste caso, porque a coisa vai bem mais além. É semelhante a você enviar seus documentos, seu smartphone desbloqueado e as senhas do seu cartão para um estranho e achar que isso não será arriscado. O grande erro da humanidade é enxergar os aliens com se eles fossem parecidos conosco, usando nós mesmos como referência de inteligência. Se os ETs forem muito mais evoluídos e avançados tecnologicamente, eles serão mais poderosos que qualquer deus ou super herói imaginado pelo ser humano. Não seria exagero que eles nos vissem como seres tão relevantes quando baratas são para nós: baratas implorando para serem pisoteadas.

0 comentários:

Postar um comentário